English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Em sua opinião, de onde deve vir o sustento das igrejas?
Sabemos que Deus não precisa de dinheiro, pois ele é Senhor de Tudo, mas quando nos organizamos como grupo religioso, surgem os gastos financeiros visto que a sociedade moderna funciona assim; Local para reunião, limpeza, luz água, bancos, pessoas capacitadas para direcionar as atividades (quando dedicam tempo integral) etc...

qual a melhor maneira de arrecadar recursos, sabendo que tudo isto é mais para bem estar dos participantes.

1 - O governo devia patrocinar, como acontece em alguns países.
2) a igreja deveria promover bailes e festas para arrecadar fundos (inclusive com bebidas para que haja maior participação)
3) Os líderes devem cobrar pelos serviços prestados pela igreja (Batismo, ceia, casamento etc.)
4) Venda de objetos religiosos
5) Ofertas voluntárias (lembrando que aqui quem mais contribui são os mais pobres)
6 - Transformar a igreja em uma empresa
7 - Dízimos e ofertas (não obrigatório)
outros.

2006-10-30 23:50:14 · 11 respostas · perguntado por rohi 7 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

11 respostas

A única forma bíblica para a manutenção de uma igreja comunitária (local) é pela contribuição dos membros e congregados com seus dízimos e ofertas. As ofertas são voluntárias e de valores inopinados, mas os dízimos são obrigatórios e seu valor é de 10% do que alguém ganhar. Outras formas de arrecadação eclesiástica são espúrias e podem incidir em crime de estorção.

2006-10-31 00:52:33 · answer #1 · answered by Euclides N 6 · 1 0

A religião deve ser financiada através de donativos VOLUNTÁRIOS.Nada de estipular valores pros fiéis pagarem e o dinheiro doado deve ser para o interesse da religião como construir novas sedes e manutenções e NUNCA ir pro bolso dos pastores,padres ou quem quer que seja!

2006-10-31 00:03:03 · answer #2 · answered by sabih 6 · 2 0

A igreja em sí são as pessoas que se reunem em um templo para adorarem a Deus, ou seja, a igreja são as pessoas, não as coisas... Para o sustento do templo, que diga-se de passagem é bem cara (agua, luz, telefone, infra-estrutura)demanda-se muito dinheiro e tempo. As maneiras de sustentar o templo é assim:
1) Dizimos e ofertas;
2) Mão de obra das pessoas;
3) Casamentos de não membros que são cobrados.

Como vemos, o dinheiro que entra é basicamente dos dizimos e ofertas, por isso, temos que ser fieis para com estes, tendo em vista que todo o dinheiro que conseguimos é dado por Deus e não pela sua mão de obra na empresa. De que adianta vc ter a mão de obra e estar desempregado? Sendo assim temos que honrar o emprego que Deus nos dá de acordo com seu proposito e honrar com os compromissos para com Ele.

2006-10-31 01:23:34 · answer #3 · answered by KIKO- Baruk Raba Beshen Adonai 5 · 1 0

a igreja deve ser sustentada atraves de donativos de seus fieis donativos esse que deve ser voluntarios não obrigatorios

2006-10-31 00:22:46 · answer #4 · answered by dadyvidaloka 3 · 1 0

Acho no meu pouco entendimento sobre esse assunto que, as igrejas ou qualque grupo religioso tem o direito de cobrar seus serviços, de cobra o dizimo ou promover bailes, quermece e outros tantos. Mas, não deveria ser obrigatório pois nem todos tem condiçaõ para isso e ai, entra a "caridade".As contas não são pagas sozinhas, mas deveriam fazer o papel de ajudar a comunidade. O governo não tem que pagar pois esse não é sua obrigação, e nem cabe eles pagarem.

2006-10-31 03:33:22 · answer #5 · answered by Ananda 3 · 0 0

1 - Seria muito interessante o governo patrocinar igrejas, no entanto, o Brasil tem sofrido com um quadro político corrupto e de interesses. E já vimos um pouco antes da Reforma Protestante os prejuízos ocorridos devido a relação da Igreja com o Estado.
2 - Enxergo que a igreja viver da promoção de bailes e festas não funciona, porque a igreja deixa de ser aquilo para o que foi chamada para transformar-se em uma produtora de eventos.
3 - Se os líderes religiosos começarem a cobrar pelos serviços prestados a corrupção do gênero humano seria de fato generalizada. Nem deus cobra pelos serviços que presta, portanto, um homem que se diz representante de Deus cobrar por aquilo que Deus o enviou para fazer, seria no mínimo, mesquinho.
4 - A venda de objetos religiosos caracteriza-se como algo tanto quanto delicado, pois, por vezes faz com que os fiéis transfiram a fé que tem em Deus para o objeto.
5 - Oferta é algo bíblico, independentemente da classe econômica de quem esteja ofertando.
6 - Transformar a igreja em empresa é algo que tiraria uma das características fundamentais da instituição, pois a mesma, hoje é enquandrada no terceiro setor, ou seja, uma organização sem fins lucrativos.
7 - Essa opção é a correta pois a palavra de Deus é bem clara quando fala no livro de Malaquias capítulo 3 sobre o sustento da igreja, especificamente no versículo 10, que diz: " Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança."

O sustento da Igreja dár-se-á através dos dízimos dos fiéis e também das ofertas (leia todo o capítulo 3), o dízimo é 10% do que a pessoa recebe e a oferta é o que ela desejar contribuir com a obra daquela entidade religiosa.

2006-10-31 00:36:39 · answer #6 · answered by Vivi 1 · 0 0

O correto são ofertas voluntárias.

O dízimo obrigatório, somado as ofertas representam muito mais que o valor necessário à manutenção do prédio.
O primeiro passo seria as igrejas abrirem sua contabildade para todos os fiéis.
E outra, elas já são empresa, têm inclusive CNPJ.

2006-10-31 00:29:00 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

bastante cimento , brita, vergalhão, areia e uns buracos bem fundos pra segurar a estrutura da obra.

2006-10-31 00:24:34 · answer #8 · answered by NUMCEI 5 · 0 0

Para quem se limita a edificação "igreja" é de fundamental importância que haja uma contribuição, e cada um com a sua. E para os quem alimentam religiosamente o espírito a contribuição é dar ao espírito o alimento divino.

2006-10-31 00:13:56 · answer #9 · answered by Rubem S 2 · 0 0

Malaquias cap 3

10

Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.
11

Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.

2006-10-31 00:10:14 · answer #10 · answered by Ronald D 3 · 1 1

fedest.com, questions and answers