como todos esses produtos naturais, a farinha de maracuja tbm auxilia na reducao da glicemia por reduzir a absortividade da glicose, mas sua ação nao e milagrosa nem resolveria um caso de hiperglicemia se usado de forma isolada. Existem outros produtos naturais como a batata yacon ou o cha da erva pata de vaca que tambem possuem acao similar, mas que tambem nao sao eficazes e usados isoladamente. procure um nutricionista clinico, ele vai indicar a melhor dieta para o controle da glicemia
2006-11-02 09:16:04
·
answer #1
·
answered by Rods 1
·
1⤊
0⤋
Não existe nenhum efeito colateral com o uso da farinha de maracujá,e pode ser feita em casa. É so desidratar as cascas e depois bater no liquidificador e peneirar ,quanto mais usar mais abaixa o nível do açúcar no sangue.
2006-11-05 19:08:58
·
answer #2
·
answered by MARILU 1
·
1⤊
0⤋
Maracujá e diabete
A casca do maracujá é excelente fonte de pectina (fibra solúvel) que dificulta a absorção dos carboidratos.Por isso, o consumo de farinha de maracujá é indicado para o diabético, pois modula a glicemia sangüínea.
Para obter a farinha, lavamos a fruta e retiramos a polpa (as sementes). Colocamos a casca na assadeira e levamos ao forno baixo até secar. Trituramos e peneiramos. Guardamos em vidro esterilizado, seco e tampado.
A farinha é consumida diariamente durante as refeições: meia colher de sobremesa (no suco, na sopa, no arroz e feijão ou no leite do café da manhã). Após quatro dias de uso, repetimos o exame de glicemia e constatamos a redução. O efeito é imediato, porém o consumo precisa ser contínuo. (Dra. Helena Bernardo)
ajudei.ok
2006-11-02 10:20:59
·
answer #3
·
answered by M.M 7
·
1⤊
0⤋
Oi,
Veja isto:
*Importante (está no finalzinho do artigo):
(...)Para o pesquisador, a queda na taxa de glicose mostra que a farinha de maracujá cumpriu o seu papel. Mas alerta que ela não cura a diabete. “Se parar de usar, a taxa volta a ficar como era”, ressalta.
COMBATE Ã DIABETE
Já faz quatro anos que a auxiliar administrativa Yvette Monteiro toma remédio diariamente, por causa da diabete. A taxa de açúcar no sangue já chegou a 362, considerada um risco. O normal é entre 90 e 110. Com a taxa alta, os sintomas são imediatos. “Coceira nos olhos, muita sede, vontade de urinar e muita fome”, ela conta.
Para controlar a glicose, dona Yvette precisou trocar os doces, sorvetes e salgadinhos por pratos mais saudáveis. “Muita alfacinha, muita cebola, muito tomate, pimentão. Não posso misturar no mesmo dia macarrão, arroz e batata”, ressalta dona Yvette.
“Nunca experimentei remédios naturais, mas gostaria. Não custa nada, para eu poder comer um pedacinho de pudim, um sorvete”, comentou. Se era isso que dona Yvette queria, já tem. Ela foi uma das primeiras a testar um produto natural, a farinha de maracujá, criada para controlar a taxa de açúcar no sangue.
Um teste rápido mostrou que a taxa de glicose estava alta. Mesmo com remédios e cuidados: 175. O quadro é perfeito para a farinha de maracujá. A casca da fruta, que normalmente é jogada fora, na Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é material nobre. Ela é rica em uma substância chamada pectina.
“A pectina é uma fração de fibra solúvel. No nosso organismo ela forma um gel. No caso da diabete, ela dificulta a absorção de carboidratos de uma maneira geral, inclusive da glicose”, revela o doutor em alimentos da UFRJ Armando Sabba Srur.
A farinha já foi testada em ratos, com bons resultados. O preparo é no laboratório. Depois de lavar e retirar toda a polpa e a semente, a casca é cortada e levada ao forno para torrar. A casca de maracujá é triturada e peneirada. Estava pronta a farinha que dona Yvette ia levar pra casa.
O professor ensina como a farinha deve ser usada. “Durante as refeições. No café da manhã, almoço, jantar, pode-se colocar uma ou duas colheres de sobremesa no leite ou no suco e beber”.
Em casa, dona Yvette cumpriu à risca. Durante quatro dias, três vezes por dia tomou a farinha de maracujá. O teste de sangue mostrou que a taxa baixou de 175 para 148. Um resultado comemorado por ela. “Nunca tinha chegado a esta taxa depois que descobri a diabete”, ela diz.
“Vou incorporar a farinha de maracujá a minha alimentação”, anuncia dona Yvette. Para o pesquisador, a queda na taxa de glicose mostra que a farinha de maracujá cumpriu o seu papel. Mas alerta que ela não cura a diabete. “Se parar de usar, a taxa volta a ficar como era”, ressalta.
Um abraço
2006-10-31 10:28:34
·
answer #4
·
answered by Tin 7
·
1⤊
0⤋
acho que não não traz risco nenhum, minha mae é diabetica e coloca na comida dela essa farinha de casca de maracuja, por incrivel que pareça funciona(não é milagroso), ajuda a controlar os niveis de açucar dela.
cara é só dar uma garinpada na net que vc acha muita literatura sobre isso, vou colocar algumas blza:
http://www.saudenarede.com.br/?p=av&id=Farinha_da_Casca_do_Maracuja_e_Diabetes
www.diabetenet.com.br/forumtopico.asp?opcao=2&cidforum=1964&cidsalaforum=7
2006-10-31 07:44:42
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Que tipo de diabetes ? 1 ou 2 ?
2006-11-03 14:50:06
·
answer #6
·
answered by De bem com a vida 7
·
0⤊
0⤋