Meu caro... esse texto é bíblico:
"Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou prepara-vos lugar".
Esta no Livro do Evangelho de João capítulo 14, versículo 2 (Jo 14, 2), Novo Testamento- Bíblia Sagrada.
O termo <> é uma tradução melhorada do que surge em algumas versões da Bíblia... que expressa <> entretanto nada indica riqueza, requinte no habita celestial, e sim, o alargamento da casa de Deus, o que sugere que existira espaço para todos quantos ali habitassem.
Os termos <> & <> tem sofrido algumas interpretações.
a. o simbolismo pode sugerir uma casa ampla, contendo vários compartimentos dispostamente distintos, tendo assim uma farta oferta de moradas.
Isso dá sentido ao texto que provavelmente Jesus está dizendo aos seus discípulos e por extensão para todos nós, que não devemos preocuparmos pois não haveria falta de lugar na casa de Deus, Pai. Só Ele , O Filho, haveria de adentrar na casa do Pai.
b. Alguns pensadores tendem a colocar o texto em epígrafe como uma mera referência do universo inteiro, apontando o lugar onde é o habitat de Deus, assim como à terra, como o habitat dos seres humanos, e que todo isso comporia porção da casa do Deus, Pai. Essa idéia tem um determinado fundamento , todavia não exatamente aquela que o texto aponta, uma vez que o termo <> é uma indicação nítida aos céus. (em Salmos 33, 13-14 por exemplo, faz uma referência ao termo morada).
c. Certos hermeneutas entendem que nestas expressões há uma citação ao templo de Jerusalém, onde em seu interior existia uma considerável quantidade de pequenas salas ou também chamadas câmaras.
d. Outros pesquisadores levantam a existência de uma possibilidade que o simbolismo especial, pano de fundo, desse discurso proferido por Jesus Cristo, esteja imbutido uma conotação a uma hospedaria muito comum da época, onde provavelmente viajantes cansados acham repouso, após uma longa e exautiva jornada.
e. Seja qual o for o simbolismo que abarque essas expressões parece plenamente correto que o pensamento judaico da multiplicidade de casas celestiais é aqui subentendida. Babitual os judeus, faziam alusões a 7 céus, sendo que cada um destes apontava uma área diferente, assim como situações graduais de recompensa e glória.
Na Biblia Sagrada, no Novo Testamento, o numeral 7 (sete) apresenta como numero da perfeição e assim os céus, o habitt de Deus citados como algo pleno total de perfeição.
Concluindo acredito que Jesus, diante da preocupação e dúvida naquele momento transmitida pelos dicípulos e que até nos dias de hoje muitas pessoas também transmitem, na qualidade de humano e divino passou total segurança e fé para seus fiéis seguidores, acerca de esperança, salvação e vida eterna. Amém.
Espero de certa forma de colaborado um pouquinho com o autor da pergunta o que muito me agradaria.
Felicidades e bençãos Divina a todos.
Shalom.
2006-10-30 22:47:03
·
answer #1
·
answered by ruben f 2
·
0⤊
0⤋
O termo muitos, significa com certeza mais do que um.
Se lermos o texto entenderemos o que Jesus queria dizer com tais palavras em João 14:1-3:
“Não se aflijam os vossos corações. Exercei fé em Deus, exercei fé também em mim.  Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se não, eu vos teria dito, porque vou embora para vos preparar um lugar. Também, se eu for embora e vos preparar um lugar, virei novamente e vos acolherei a mim, para que, onde eu estiver, vós também estejais.
Quando Jesus se refere moradas, significa lugar de permanência, e claramente referia-se aos Céus espirituais para onde ele iria quando fosse ressuscitado.
Disse que iria preparar um lugar para eles (especificamente aqui falando aos apóstolos) nos céus. Como faria isto ? Claro que com a apresentação do valor do seu sacrifÃcio ao Pai, no lugar santÃssimo do grandioso templo espiritual de Deus.
Quando Israel era o povo escolhido de Deus, no dia da expiação, o SUMO SACERDOTE, e somente ele, entrava uma vez por ano (várias vezes neste dia) no SantÃssimo, onde simbolicamente O Deus Todo Poderoso estava presente, para oferecer o sangue de animais sacrificados, para perdão dos pecados dele, dos sacerdotes (levitas) e pelo povo em geral.
Isto prefigurava o que Jesus faria de uma vez para sempre, quando como Sumo Sacerdote entrasse no santÃssimo verdadeiro (nos céus espirituais) e oferecesse o "seu sangue" derramado em sacrificio em favor da humanidade.
Especificamente para os apóstolos ele estava prometendo que iriam para os céus quando fossem ressuscitados (se naturalmente fossem fiéis até o fim; o que por exemplo não foi o caso de Judas).
Assim Jesus prepararia um lugar para Eles nos Céus.
Note que no texto ele diz em seguida - Se eu for embora e vos preparar um lugar, virei novamente e vos acolherei a mim ...
Ou seja, a ressurreição dos que iriam para os céus aconteceria QUANDO JESUS VOLTASSE SUA ATENÃÃO NOVAMENTE PARA A TERRA (SEGUNDA VINDA).
As evidencias bÃblicas provam que Jesus voltou sua atenção para a terra quando foi entronizado como Rei do Reino de Deus em 1914. Desde então começa o tempo do fim profetizado pela BÃblia e confirmado por todos os eventos que Jesus predisse que assinalariam a sua "parousia" (em grego que significa presença ou chegar e continuar presente), não eléusis (grego) que é o ato de alguém vir.
Assim, os que estavam mortos em união com Jesus, estando debaixo do novo pacto e do pacto para um reino (este feito especificamente com Jesus), começaram a ser ressuscitados para encontrar com Jesus nos céus.
Aqueles que estão neste novo pacto e no pacto para um reino e que ainda vivem neste tempo do fim, NÃO precisam mais esperar como mortos para serem ressuscitados. Uma vez que morrem, SÃO imediatamente ressuscitados em espÃrito; como disse Paulo - Num Picar de Olhos são mudados, e assim são "arrebatados" para encontrar o seu Senhor nos Céus.
Jesus e seus sacerdotes e reis associados, são responsáveis ou dirigem várias ações desde os céus até o fim deste sistema em que vivemos. A saber:
- Expulsão dos lugares celestiais e confinamento á terra do diabo e dos demônios. Apocalipse 12:7-12.
- Testemunho a Todas as Nações a Respeito do Reino antes de Vir o fim - Mateus 24:14.
- E várias outras ações preditas pela BÃblia, até que venha a destruição deste sistema de coisas e todos aqueles opositores do Reino de Deus.
2006-10-31 16:39:39
·
answer #2
·
answered by WDR 4
·
0⤊
0⤋
nesta frase constnte do sermão do cenáculo, jeus quiz diz\er que existem muitos planetas inclusive habitados no universo.
Aci~encia´já sabe que o universo está em constantee xpansão. Já sabe por amostragem (não há como contar, claro) quie, sem levarmos em conta os pulssares, quasares, manchas, buracos, existem aproximadamente 20 bilhões de galaxias no universo. Ao analisarmos apenas nossa galaxia (via lactea), sabe-se também por amostragem-estatistica, que existem 100 milhões de estrelas. A nossa estrela (o sol-amarelinha já de quinta grandeza) abriga cerca de 9 planetas. Se por hipótese (ai já na hipotese-que não é dificil de se imaginar) cada estrela abrigar 2 planetas (a nossa tem 9) teremos cerca de 200 milhões de planetas só na via lactea. se por hipotese 1% desses planetas orem do tamaho da terra e em conmdiçõs iguais de habitabilidade, teremos cerca de 2 milhões de planetas. SE desse 2 milhoes de planetas por hipotse 1% for mais adiantado que a Terra (não é dificil, pois o que se avançou em tecnologia nos ultimos 100 anos? luz eletyrica-automovel-avião.etc) triamos 20 mil planetas bem mais adiantados só aqui na via lactea sem que a ciencia saiba onde estão. Jesus quiz dizer que existem muitos mundos onde os Espíritos habitam em diversas formas de pureza e evolução moral. E ainda fechou dizendo "eu pedirei ao pai que envie outro consolador que vos lembrara tudom que vos disse e dira muito mais ainda" que não pode dizer pois só de seus apostolos mateus e judas eram letrados, os demsis eram pescadors analfabetos.
leia Kardec
2006-10-31 16:37:39
·
answer #3
·
answered by lcmvip 5
·
0⤊
0⤋
"Não se turbe o vosso coração. - Credes em Deus, crede também em mim. Há muitas moradas na casa de meu Pai; se assim não fosse, já eu vo-lo teria dito, pois me vou para vos preparar o lugar. - Depois que me tenha ido e que vos houver preparado o lugar, voltarei e vos retirarei para mim, a fim de que onde eu estiver, também vós aí estejais. ( S. JOÃO, cap. XIV, vv. 1 a 3.)
A casa do Pai é o Universo. As diferentes moradas são os mundos que circulam no espaço infinito e oferecem, aos Espíritos que neles encarnam, moradas correspondentes ao adiantamento dos mesmos Espíritos.
Independente da diversidade dos mundos, essas palavras de Jesus também podem referir-se ao estado venturoso ou desgraçado do Espírito na erraticidade. Conforme se ache este mais ou menos depurado e desprendido dos laços materiais, variarão ao infinito o meio em que ele se encontre, o aspecto das coisas, as sensações que experimente, as percepções que tenha. Enquanto uns não se podem afastar da esfera onde viveram, outros se elevam e percorrem o espaço e os mundos; enquanto alguns Espíritos culpados erram nas trevas, os bem-aventurados gozam de resplendente claridade e do espetáculo sublime do Infinito; finalmente, enquanto o mau, atormentado de remorsos e pesares, muitas vezes insulado, sem consolação, separado dos que constituíam objeto de suas afeições, pena sob o guante dos sofrimentos morais, o justo, em convívio com aqueles a quem ama, frui as delícias de uma felicidade indizível. Também nisso, portanto, há muitas moradas, embora não circunscritas, nem localizadas.
Para cada estágio de evolução do espírito, há um mundo reservado para o seu nível de adiantamento, tanto nos mundos materiais quanto na esfera espiritual, até alcançarmos a resplandedecência dos espíritos superiores e vivermos o estado de felicidade total no plano espiritual superior
2006-10-31 08:46:38
·
answer #4
·
answered by ? 6
·
0⤊
0⤋
Olhe para o céu a noite e me diga o que acha das estrelas.
Você acredita que elas estão alí simplesmente para deixar o céu mais bonito e alegrar a vista dos humanos?
Não. Cada estrela é um sol, com seus planetas montando um sistema. Logo, você imagina a imensidão de planetas existentes no universo.
Jesus apenas mostrou que é egoismo humano acreditar que estamos sozinhos em toda essa imensidão.
Existem mundos inferiores e superiores na escala evolutiva da Terra.
2006-10-31 08:06:28
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Entao meu amigo, eh simples...
A Reinos no Reino de Deus...
No minimo os mais conhecidos sao tres:(Do menor para o Maior)
Reino Telestial
Reino Terrestrial
Reino Celestial
E cada um com suas divisoes, essas eram exatamente as moradas que foram mencionadas acima, essa verdade foi revelada ao homem...
2006-10-31 06:57:22
·
answer #6
·
answered by Книгу мормонов_-_JvNiOr CriStÃo 4
·
0⤊
0⤋
Palavras de Jesus segundo o Evangelho de São João,Cap.XIV. vers (1,2,3 ). Explicá-la vai depender da interpretação doutrinária. Com base na Doutrina espírita pode-se explicar da seguinte maneira: - A casa do Pai, é o Universo, as diferentes moradas são os mundos que circulam no espaço infinito,e ofereçem aos espíritos encarnados moradas apropriadas ao seu adiantamento ou evolução . Tudo é uma questão de crença!
2006-10-31 06:23:45
·
answer #7
·
answered by Gra硠B 4
·
0⤊
0⤋
quando Ele diz muitas moradas quer dizer que Deus quer que todos se salvem que Deus quer que todos morem na morada eterna inclusive eu e você tambem.
Jesus é claro no céu tem lugar para todos todos podem habtar na casa do Pai é como aquele pai que tendo uma casa leva todos os filhos para morar juntos não quer ninguem longe dele,assim é o Pai do céu quer que todos nós independente da condição que nos encontramos estejamos um dia em Sua casa.
um abraço e fique co Deus.
2006-10-31 05:50:08
·
answer #8
·
answered by vanderley r 3
·
0⤊
0⤋
Jesus quando subiu ao céu disse: "Vou preparar-vos lugar" essas moradas na casa do Pai que a bíblia fala são as mansões celestiais. Se você aqui na terra anseia ter uma habitação condigna com suites, jardim piscina, você no céu pode ter tudo isso e muito mais do que nunca imaginou, a nossa imaginação não consegue vislumbrar as mansões que Jesus nos prepara. Para isso é preciso que você seja um adorador de Jesus, um filho de Deus exemplar. "Não um religioso". Ame a Deus sobre todas as coisas e peça os frutos do Espírito que são: Bondade, Temperança, Paciência, Domínio próprio, Alegria- gozo do espírito, PAZ e sobretudo o AMOR que vem do Pai, esse amor como nenhum outro há. Esse amor que faz com que você ame até os seus inimigos e lhes queira bem. Esse amor pelas pessoas que você nem conhece. O dividir aquilo que se tem pelos que nada têm - Amor ao próximo - Quando discutirem contigo fale brandamente, Demonstre amor à sua volta e verá o Palácio que você vai conseguir lá no céu com Jesus, junto do Pai. Deus o abençoe.
2006-10-31 05:48:06
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
em um contexto histórico se relaciona as várias formas de religiões e culturas existentes, nunca a vida fora da terra, pois nem sequer isto estava sendo cogitado, se o espiritismo diz isto, peço entao que me diga sobre as cartas nunca transcritas de cientistas que queriam provar a sua crença. saiba mais antes de procurar por respostas miraculosas, afinal as coisas sao exatamente como sao: simples!
2006-10-31 05:00:01
·
answer #10
·
answered by bestafera 2
·
0⤊
1⤋