English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Alguém poderia me explicar por favor como pode uma pessoa se salvar pela fé.

2006-10-30 08:51:59 · 26 respostas · perguntado por Sander 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

26 respostas

Qual a verdadeira motivação que leva uma pessoa a praticar obras de caridade?

Motivação Interresseira :

Pratica se obras para se vangloriar diante dos homens buscando auto exaltação,por um pedaço no céu,por acreditar que terá um crédito com Deus,para aliviar um sentimento de culpa ou por um carma melhor.

Motivação Altruísta:

Pratica se boas obras por um sentimento de intima compaixão e amor ao próximo sem nenhum interresse pessoal a não ser o prazer de ver a pessoa que sofre ter o seu sofrimento aliviado.

Deus é a única e verdadeira fonte de amor e justiça nós somos apenas receptores desse amor ou seja a nossa capacidade de amar é devido à existência de um relacionamento intimo entre nós e Deus.
Através o sacrifício expiatório de Jesus temos acesso direto a Deus,o véu dos Santo do Santos foi rasgado ao meio (Mc 15:38) nos permitindo gozar de um intimo relacionamento com o Pai,e como o amor de Deus é contagiante ele produz em nós um novo nascimento que nos dá a verdadeira motivação para se praticar boas obras de caridade a motivação do amor.
Por isso que a fé verdadeira no sacrifício de Jesus produz obras e não o contrario.

Os fariseus era os homens que mais praticavam obras eles obedeciam à risca todos os rituais e mandamentos Judaicos sempre estavam orando,jejuando,e praticando obras de caridade pois era eles os responsável pelo sustento dos órfãos e das viúvas.
Mesmo assim foi o grupo mais criticado por Jesus pois a motivação que os regia não era o amor e sim o interresse por vangloria humana.

A muitas doutrinas que pregam que o homem é puro por si mesmo e que ele pode conseguir a salvação e redenção por esforço próprio,tais doutrinas são ótimas para o nosso ego egocêntrico e rebelde e têm como propósito apenas diminuir a importância do sacrifício expiatório de Cristo.
Tendo pois, irmãos, ousadia para entrarmos no santíssimo lugar , pelo sangue de Jesus, pelo caminho que Ele nos inaugurou, caminho novo e vivo, através do véu, isto é, da sua carne, e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado de má consciência, e o corpo lavado com água limpa, retenhamos inabalável a confissão da nossa esperança, porque fiel é aquele que fez a promessa." (Hb 10.19-23).

2006-10-30 08:58:34 · answer #1 · answered by Anonymous · 2 0

Olá amigo!
Acredito que por nenhum dos dois.
1° que a bíblia diz que o reino dos céus é tomado por esforço.
Qual esforço? o esforço de obedecer a palavra de Deus.
E quem é capaz de obedecer a palavra de Deus? Somente aqueles que o amam acima de qualquer coisa.
1 cor 13.13 - Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.
Então eu acredito que o que nos salva é o amor que temos pelo Senhor Jesus que nos faz sermos fiéis até o fim.
Que Deus te abençoe, em nome de Jesus!!!

2006-10-30 17:34:51 · answer #2 · answered by Ester 2 · 1 0

A Fé motiva as Obras.
É pela Graça (de Cristo) que somos salvos depois de tudo que pudermos fazer.

2006-10-30 17:08:22 · answer #3 · answered by Miguel 2 · 1 0

Pelas 2, veja em Coríntios 13:
Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver caridade, sou como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine.
2.Mesmo que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, não sou nada.
3.Ainda que distribuísse todos os meus bens em sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tiver caridade, de nada valeria!
4.A caridade é paciente, a caridade é bondosa. Não tem inveja. A caridade não é orgulhosa. Não é arrogante.
5.Nem escandalosa. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor.
6.Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade.
7.Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
8.A caridade jamais acabará. As profecias desaparecerão, o dom das línguas cessará, o dom da ciência findará.
9.A nossa ciência é parcial, a nossa profecia é imperfeita.
10.Quando chegar o que é perfeito, o imperfeito desaparecerá.
11.Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Desde que me tornei homem, eliminei as coisas de criança.
12.Hoje vemos como por um espelho, confusamente; mas então veremos face a face. Hoje conheço em parte; mas então conhecerei totalmente, como eu sou conhecido.
13.Por ora subsistem a fé, a esperança e a caridade - as três. Porém, a maior delas é a caridade.

2006-10-30 17:07:41 · answer #4 · answered by Fabio 3 · 1 0

se for esta fé cega imposta que agente vê por aí (acredite nisto; acredite naquilo) a salvação está mal. mas se a fé for raciocinada(porque, para que, aonde, o que) ela vai se fundamentar em coisas verdadeiras e não intereseiras. As obras virão por consequ~encia da consci~encia; mas estas obras não são materiais, porque iso não tm valor algum; quem faz caridade com a mão direita deixando a esquerda perceber, já recebeu seu pagamento. A cariodade é benevolencia+indulgência+perdão das ofensas--bene(vem de bem)+volência(volare=querer) - in(dentro)+dulgência(dulcere=doce) caridade =querer bem+doce por dentro e perdão das ofensas é perdoar (orar com sinceridade pela pessoan que lhe causou algum dano) aí sim a caridade que jesus ensinou estará sendo exercitada na maior obra que é o amor.

2006-10-30 17:04:54 · answer #5 · answered by lcmvip 5 · 1 0

Sem nenhuma teoria teológica, a salvação na prática vem pela fé, pois é preciso em primeiro lugar crer que Jesus é o Salvador da humanidade; Segundo, que Ele é o caminho, a verdade e a vida e ninguém vai ao Pai senão por Ele.
A partir daí, reconhecer essa salvação em Cristo Jesus, entregando a nossa vida nas mãos Dele, pedindo perdão pelos nossos pecados, crendo que o Seu Sangue nos purifica e nos transforma para vida eterna.

2006-10-30 17:03:18 · answer #6 · answered by alcirflorentino 7 · 1 0

Principalmente atraves da fé.

2006-10-30 16:54:57 · answer #7 · answered by carolina_lirio 3 · 1 0

Pelas duas
Em Tiago 2, 17-26 temos a resposta:
"Assim também a fé: se não tiver obras, é morta em si mesma. Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras. Mostra-me a tua fé sem obras e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Crês que há um só Deus. Fazes bem. Também os demônios crêem e tremem. 20 Queres ver, ó homem vão, como a fé sem obras é estéril? Abraão, nosso pai, não foi justificado pelas obras, oferecendo o seu filho Isaac sobre o altar? Vês como a fé cooperava com as suas obras e era completada por elas. Assim se cumpriu a Escritura, que diz: Abraão creu em Deus e isto lhe foi tido em conta de justiça, e foi chamado amigo de Deus (Gn 15,6). Vedes como o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé? Do mesmo modo Raab, a meretriz, não foi ela justificada pelas obras, por ter recebido os mensageiros e os ter feito sair por outro caminho? Assim como o corpo sem a alma é morto, assim também a fé sem obras é morta. "

vemos também em outras passagens:
I TIMÓTEO
5.10 conhecida pelo seu bom comportamento, tenha educado bem os filhos, exercido a hospitalidade, lavado os pés dos santos, socorrido os infelizes e praticado toda espécie de boas obras.
I TIMÓTEO
5.25 Da mesma forma, as boas obras: ou já são manifestas ou não poderão permanecer ocultas.
I TIMÓTEO
6.18 Que pratiquem o bem, se enriqueçam de boas obras, sejam generosos, comunicativos,
TITO
3.14 Urge também que os nossos aprendam a aplicar-se às boas obras para atender às necessidades mais prementes. Assim não ficarão infrutuosos.
HEBREUS
6.10 Deus não é injusto e não esquecerá vossas obras e a caridade que mostrastes por amor de seu nome, vós que servistes e continuais a servir os santos.
III JOÃO
1.5 Caríssimo, fazes obras de fé em tudo o que realizas para os teus irmãos, mesmo para os irmãos estrangeiros.
MATEUS 25,34- 46
Então o Rei dirá aos que estão à direita: - Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo, porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes; nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim. Perguntar-lhe-ão os justos: - Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber? Quando foi que te vimos peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos? Quando foi que te vimos enfermo ou na prisão e te fomos visitar? Responderá o Rei: - Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes. Voltar-se-á em seguida para os da sua esquerda e lhes dirá: - Retirai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno destinado ao demônio e aos seus anjos. Porque tive fome e não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber; era peregrino e não me acolhestes; nu e não me vestistes; enfermo e na prisão e não me visitastes. Também estes lhe perguntarão: - Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, peregrino, nu, enfermo, ou na prisão e não te socorremos?E ele responderá: - Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que deixastes de fazer isso a um destes pequeninos, foi a mim que o deixastes de fazer. E estes irão para o castigo eterno, e os justos, para a vida eterna.

2006-10-31 22:02:57 · answer #8 · answered by verita 4 · 0 0

Pela fé e pelas obras. A fé sem obras é morta. Quem não assumir que Jesus Cristo é o Salvador, não herdará o reino do céu. Quem não tiver caridade também não.

2006-10-30 21:40:39 · answer #9 · answered by Fábio H. 3 · 0 0

A salvação dá-se antes de tudo pela Fé. Mas Deus quer também as boas obras, que são provas de nosso amor pelo Criador. Se alguém dissesse: "Te quero muitíssimo bem. Te adoro..., etc.", entretanto não desse nenhuma prova de amor. Não se pode dizer que seja verdadeiro amor. É fingimento.
Entretanto, Deus não é um mercador que vai calculando e cobrando tudo até o último centavo. Devemos colocar tudo nas mãos de Sua infinita misericórdia.

2006-10-30 21:32:26 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers