English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Qual mensagem poderíamos trazer para todos aqueles que têm em seu coração preconceitos raciais, religiosos, étnicos ou qualquer outra forma de discriminação?

2006-10-30 07:10:45 · 13 respostas · perguntado por Antonio Vieira Sobrinho 7 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

13 respostas

Há um texto que vem muito a calhar neste caso:

Sua cor é linda e atraente

Um dia, uma jovem, de cor escura, me falou que sentia complexo de sua cor. Parecia-lhe que existia uma barreira entre ela e as outras pessoas. Tinha a sensação desagradável de ser exceção em qualquer lugar.
Contei-lhe, então, que, uma vez, eu viajava de ônibus para Porto Alegre e, ao meu lado, estava uma jovem. Conversamos sobre muitos assuntos. Só depois de algum tempo é que percebi que ela era cega. Então, comecei a desvendar o mundo de uma pessoa cega e aprendi coisas maravilhosas e inesquecíveis. A certa altura, falando do Poder Curador existente em cada pessoa, disse-lhe que podia conseguir o milagre da visão. A jovem me respondeu que, se pudesse voltar a nascer, escolheria nascer novamente cega.
As pessoas que enxergam com os olhos, dizia ela, na verdade, passam por cima de tudo e acabam enxergando muito pouco da vida. Eu, no entanto, enxergo com a mente e tenho uma sensibilidade extraordinária, que me dá uma maravilhosa gratificação interior. Sinto a delicadeza e a suavidade da flor, como ninguém de visão perfeita consegue. Eu distingo as cores pela sensibilidade.
- Você pode, perguntei-lhe, saber se uma pessoa é branca ou negra?
- Tranqüilamente. A pessoa branca tem a pela ríspida, como se fosse uma fazenda mais grosseira. A pessoa negra tem a pele macia, delicada, envolvente, talvez assim como o cetim, a seda.
Era isso que eu queria dizer a você, querida jovem. Você tem a pele mais linda do mundo. Você tem a pele mais suave e delicada do que a pele das pessoas de cor branca. Que maravilha! Sinta-se agradecida a Deus por ter feito você com essa pele suave, nessa cor sofisticada e bonita. Você é uma pé**** negra. Tenha orgulho da sua cor. O fato de a maioria, no Brasil, ser de cor branca representa até um elogio para você. Sinta-se atraente por ser diferente. Até agora você sentia barreiras, porque as criava na mente e a mente reproduzia na realidade da vida. Você é aquilo que pensa. Tire as barreiras da mente e você se sentirá próxima das pessoas e ligada a todas as pessoas. Todos gostam de você. Seu rosto é o espelho da alma, por isso, você terá um rosto lindo, atraente, simpático, não quando muda de cor, mas quando enche a sua mente de amor, de alegria, de felicidade, de amizades, de bondade, de simpatia e de carinho... Uma pessoa não é mais atraente porque usa um vestido branco ou preto, mas sim pelo mundo interior que se manifesta exteriormente, criando laços de aproximação ou de repulsa.
Mas, você que é de cor escura, já está levando vantagem sobre as pessoas brancas, porque a sua pele é mais suave, é mais aveludada, tem a delicadeza da carícia. Parabéns a você. Todos gostam de você.
(Do livro: O Poder do Jovem – Editora da Mente - Lauro Trevisan)

2006-10-30 07:21:24 · answer #1 · answered by amigo_brasileiro 3 · 0 0

Seria hipocrisia da minha parte dizer que não. Pois todo mundo tem ao menos algum tipo de preconceito. Mas o mais importante é trabalhar afim de superar isso.. Afinal de contas o preconceito é algo vergonhoso.. De qualquer que seja a sua natureza.

2016-12-16 16:42:56 · answer #2 · answered by ? 4 · 0 0

Se você tivesse uma filha e ela aparecesse na sua frente com um namorado de 53 anos todo tatuado, cheio de piercing, colocando um lígua pra fora igual a do Kiss, e gritando: E ai sograaaão. Depois na conversa você descobre que ele é um ex presidiário e ainda é chegado numa erva (maconha) Você não teria nem um tipo de preconceito? estaria tudo bem pra você sua filha namorar esse tipo?
Eu tenho preconceito contra isso e não acho estar errado. Será que eu estou? Então me ajude mesmo por favor.
Porque por enquanto eu acho uma grande hipocrisia alguém dizer que não tem nenhum tipo de preconceito.
Se você tivesse de passar numa rua a lá estivesse parados vários camaradas com aquelas calças lá embaixo na cintura, um radião no ouvido, umas camisetas todas rasgadas dançando funk, você passaria tranquilo no meio deles, ou passaria todo desconfiado achando que seria logo assaltado?

2006-10-30 13:33:14 · answer #3 · answered by magrão 7 · 0 0

Cresça!
Se você pensa que já conhece tudo ao ponto de já ter um pré conceito sobre as coisas, mesmo sem tê-las visto, é uma pena.
Você só poderá dar um passo adiante se estiver "vazio", ou seja pronto para receber uma nova mensagem e assimila-la, mas se não estiver "vazio" não conseguirá armazenar esse novo ensinamento.

2006-10-30 07:59:40 · answer #4 · answered by Alex Sander 4 · 0 0

“Jogue pela porta os preconceitos e eles retornarão pela janela.” — Frederico, o Grande, rei da Prússia.

O preconceito viola um princípio fundamental ensinado por Jesus: “Todas as coisas, portanto, que quereis que os homens vos façam, vós também tendes de fazer do mesmo modo a eles.” (Mateus 7:12) Quem gostaria de ser marginalizado só por causa do lugar onde nasceu, da cor da pele ou da formação cultural? O preconceito viola também os padrões de Deus quanto à imparcialidade. A Bíblia ensina que Jeová “fez de um só homem toda nação dos homens, para morarem sobre a superfície inteira da terra”. (Atos 17:26) Conseqüentemente, todos os homens são irmãos.

Além disso, Deus julga cada pessoa individualmente. Não condena alguém pelo que os pais ou os antepassados fizeram. (Ezequiel 18:20; Romanos 2:6) Nem mesmo a opressão por parte de outro país deve ser uma causa válida para odiar os cidadãos daquele país, que provavelmente não têm nenhuma responsabilidade pela injustiça praticada. Jesus ensinou seus seguidores a ‘amar os inimigos e a orar pelos que os perseguiam’. — Mateus 5:44, 45.

Graças a tais ensinos, os cristãos do primeiro século foram ajudados a vencer os preconceitos e a se tornar uma fraternidade internacional ímpar. Chamavam-se de irmãos e irmãs e consideravam-se como tais, mesmo que fossem de culturas diferentes. (Colossenses 3:9-11; Tiago 2:5; 4:11) Os princípios que deram impulso a essa transformação podem produzir os mesmos benefícios hoje.

Quase todos nós temos conceitos preconcebidos, mas estes não precisam necessariamente se transformar em preconceitos. “Prejulgamentos transformam-se em preconceitos apenas se não forem reversíveis quando expostos a algum conhecimento novo”, diz o livro The Nature of Prejudice (A Natureza do Preconceito). O preconceito quase sempre pode ser vencido quando as pessoas conhecem umas às outras. Entretanto, observa a mesma fonte, “apenas o tipo de comentário que induz as pessoas a fazer as coisas juntas é que provavelmente resultará em mudança de atitudes”.

Foi dessa maneira que John, um nigeriano da etnia ibo, superou seu preconceito contra o povo hauçá. Ele relata: “Conheci alunos hauçás, na universidade, que se tornaram meus amigos, e acabei descobrindo que tinham bons princípios. Tivemos de fazer um trabalho em grupo e um deles estava na minha turma. Eu e ele nos demos muito bem, ao passo que o colega ibo que tive em outro trabalho em grupo não cumpria bem os seus deveres.”

Um instrumento que combate o preconceito

Segundo o relatório UNESCO Against Racism, “a educação pode ser um instrumento valioso no combate a novas formas de racismo, discriminação e exclusão social”. As Testemunhas de Jeová acreditam que a instrução baseada na Bíblia é com certeza a melhor ajuda nesse aspecto. (Isaías 48:17, 18) Quando as pessoas aplicam os ensinos divinos, a suspeita é substituída pelo respeito e o amor destrói o ódio.

As Testemunhas de Jeová constataram que a Bíblia as está ajudando a superar seus preconceitos. Na verdade, a Bíblia lhes dá a motivação e a oportunidade de participar em atividades com pessoas de culturas e raças diferentes. Christina, citada no primeiro artigo desta série, é uma Testemunha de Jeová. “As reuniões no Salão do Reino desenvolveram minha autoconfiança”, diz. “Lá eu me sinto segura, porque percebo que ninguém tem preconceito contra mim.”

Jasmin, também Testemunha, se lembra de que foi alvo do racismo pela primeira vez quando tinha nove anos. Ela comenta: “A quinta-feira sempre é o dia mais fácil da semana para mim porque é quando eu vou ao Salão do Reino. Lá as pessoas demonstram amor. Fazem-me sentir especial em vez de marginalizada.”

As Testemunhas de Jeová patrocinam atividades para as quais são convidados voluntários de diversas formações culturais. Simon nasceu na Grã-Bretanha, embora sua família viesse do Caribe. Ele enfrentou o preconceito ao trabalhar como pedreiro para construtoras. Mas isso não aconteceu durante os anos em que ajudou em projetos internacionais junto com seus irmãos na fé. “Trabalhei com Testemunhas de diversos países”, Simon relata, “mas aprendemos a nos dar bem uns com os outros. Alguns dos meus melhores amigos eram pessoas de outros países e com uma formação cultural diferente da minha”.

Naturalmente, as Testemunhas de Jeová são pessoas imperfeitas. Portanto, é bem provável que tenham de combater tendências preconceituosas. Mas saber que Deus é imparcial lhes dá um forte incentivo para continuar lutando. — Efésios 5:1, 2.

As recompensas de se combater o preconceito são muitas. Quando nos relacionamos com pessoas de outras formações culturais, nossa vida se enche de significado. Além disso, por meio de seu Reino, Deus estabelecerá em breve uma sociedade humana em que prevalecerá a justiça. (2 Pedro 3:13) Nesse dia o preconceito terá sido eliminado para sempre.

2006-10-30 07:32:57 · answer #5 · answered by ? 3 · 0 0

a poucos dias fui numa exposição da faculdade, vi alguns corpos que eles estudam anatomia >Morra, tire toda sua pele e veja : somos todos iguais!!!

2006-10-30 07:31:15 · answer #6 · answered by Thais Cristine 3 · 0 0

bom,eu diria que,procure se enchergar antes de falar de seu semelhante todos somos iguais,um dia todos vamos tornar ao po.NAO EXISTE NINGUEM MELHOR DO QUE NINGUEM!!!

2006-10-30 07:27:42 · answer #7 · answered by Rosemery Takaushi zhengsheng 1 · 0 0

Que ninguém é melhor e nem pior do que ninguém, que estamos aki de passagem, na verdade somos uma maquina e quando esta para de funcionar não valemos nada, então pq discriminar alguém???Amanha poderemos estar numa mesma situação da qual dicriminamos alguém um dia e podemos sentir na pele o quanto doi ser discriminado por algum motivo.

Abraços!

2006-10-30 07:23:21 · answer #8 · answered by Lucilene 2 · 0 0

Deus deu o livre arbitrio para a gente fazer o que quizer, ele mesmo não impõe sua vontade e olha que ele tem autoridade para isto . Quem somos nós para julgarmos?
Ningúém é melhor do que ninguém.

2006-10-30 07:23:10 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

Coragem e perseverança, força e audácia, tranqüilidade e gana, corra atrás da vida meu irmão, ninguém é melhor que nós mesmos, nós fazemos a nossa história.

2006-10-30 07:17:54 · answer #10 · answered by Edinho 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers