As obras de Tácito, Suetônio, Josefo, Plínio, o Jovem, e de alguns outros escritores clássicos incluem numerosas referências a Jesus. Sobre eles, diz The New Encyclopædia Britannica (1995): “Esses relatos independentes provam que, na antiguidade, mesmo os oponentes ao cristianismo nunca duvidaram da historicidade de Jesus, disputada pela primeira vez, e em bases inadequadas, no fim do século 18, durante o século 19 e no começo do século 20.”
“Os quatro Evangelhos . . . estão de acordo no que diz respeito a fornecer-nos um quadro duma personalidade bem definida; eles transmitem uma convicção da realidade. Presumir que ele nunca existiu, que os relatos sobre sua vida são invenção, é mais difícil e suscita muito mais problemas para o historiador do que aceitar como fatos os elementos essenciais das narrativas evangélicas.” (H. G. Wells)
O respeitado historiador Will Durant argumentou de maneira similar, explicando: “Seria um milagre ainda mais incrível que apenas em uma geração uns tantos homens simples e rudes [que se chamavam de cristãos] inventassem uma personalidade tão poderosa e atraente como a de Jesus, uma moral tão elevada e uma tão inspiradora idéia da fraternidade humana.”
Poderia um personagem mítico — alguém que realmente nunca existiu — ter influenciado a história humana de modo tão notável? A obra de referência The Historians’ History of the World (A História do Mundo Segundo os Historiadores) comentou: “O resultado histórico das atividades [de Jesus] foi mais momentoso, mesmo dum ponto de vista estritamente profano, do que os feitos de qualquer outro personagem da história".
Embora sejam escassas as referências a Jesus Cristo da parte de primitivos historiadores seculares, tais referências realmente existem. Cornélio Tácito, respeitado historiador romano do primeiro século, escreveu que o imperador romano Nero ‘lançou a culpa pelo incêndio de Roma nos cristãos’, explicando em seguida: “O nome [cristão] deriva-se de Cristo, a quem o procurador Pôncio Pilatos executou no reinado de Tibério.” Suetônio e Plínio, o Moço, outros escritores romanos daquela época, também se referiram a Cristo. Além disso, Flávio Josefo, historiador judeu do primeiro século, escreveu em Antiquities of the Jews (Antiguidades Judaicas) a respeito da morte do discípulo cristão Tiago. Josefo disse, na explicação, que Tiago era “o irmão de Jesus, que era chamado Cristo”.
Para mais informações, entre em contato com as Testemunhas de Jeová em sua localidade, enquanto Deus dá-lhe tempo para isso, antes do fim da religião falsa.
2006-10-30 06:05:43
·
answer #1
·
answered by ? 3
·
0⤊
0⤋
A única coisa que eu sei a respeito de Jesus é que ele é:
Raiz de David
Leão da Tribo de Judá
Príncipe da Paz
Pedra Angular
Cordeiro de Deus
Pão da Vida
Fiel e Verdadeiro
Filho do Homem
Estrela da Manhã
Rosa de Sarom
Alfa e o Ômega o "Princípio e Fim" , o Primeiro e o Último
Rei dos reis
Senhor dos senhores
O Messias
O Filho de Deus
O amado de todas as nações
A segunda pessoa da Santíssima Trindade
Emanuel
Luz do Mundo
Nasceria em Belém (Miquéias 5:2)
de uma virgem (Isaías 7:14)
por intermédio de Deus (Salmos 2:7)
descendente de Jacó (Números 24:17)
da tribo de Judá (Gênesis 49:10)
iria para o Egito (Habacuque 11:1)
surgiria da Galiléia (Isaías 9:1)
faria profecias (Deuteronômio 18:18)
o Espírito de Deus iria repousar sobre ele (Isaías 11:2)
seria anunciado antes por um mensageiro do deserto (Malaquias 3:1)
abriria os olhos dos cegos e os ouvidos dos surdos (Isaías 35:5)
curaria os coxos e os mudos (Isaías 35:6)
falaria em parábolas (Salmos 78:2)
mesmo sendo pobre, seria aclamado rei, em um jumento (Zacarias 9:9)
seria rejeitado (Salmos 118:22)
traído por um amigo (Salmos 41:9)
por trinta moedas de prata (Zacarias 11:12)
moedas essas que seriam dadas a um oleiro (Zacarias 11:13)
seria ferido, e depois abandonado por seus discípulos (Zacarias 13:7)
seria acusado injustamente (Salmos 35:11)
seria ferido pelas nossas transgressões (Isaías 53:5)
não responderia aos seus acusadores (Isaías 53:7)
seria cuspido e esbofeteado (Isaías 50:6)
seria zombado depois de preso (Salmos 22:7,8)
teria os pés e mãos transpassados (Salmos 22:16)
na terra dos seus amigos (Zacarias 13:6)
junto com transgressores (Isaías 53:12)
oraria pelos seus inimigos (Salmos 109:4)
seria rejeitado e ferido por nossas iniquidades (Isaías 53:3-5)
lançariam sortes para repartir as suas vestes (Salmos 22:18)
fariam-no beber vinagre (Salmos 69:21)
clamaria a Deus no seu desamparo (Salmos 22:1)
entregaria seu espírito a Deus (Salmos 31:5)
não teria os ossos quebrados (Salmos 34:20)
a Terra escurecer-se-ia, mesmo sendo dia claro (Amós 8:9,10)
um rico o sepultaria (Isaías 53:9)
assim como Jonas ficou três dias dentro do grande peixe (Jonas 1:17; Mat.16:21; Lucas 11:30)
Ele ressuscitaria (Salmos 30:3)
no terceiro dia (Oséias 6:2)
subindo também aos céus (Salmos 68:18; Atos 1:11)
e sendo recebido pelo seu Pai, à sua direita (Salmos 110:1; Atos 7:55)
2006-11-03 13:16:19
·
answer #2
·
answered by Vanessa 4
·
0⤊
0⤋
Engano seu, uma das maiores criações que a humanidade conheceu, Um homem, poeta, culto , inteligente, magico, o melhor irmão que nos tivemos, e com tanto poder que Voce ainda escuta falar sobre Ele em todos meios de comunicação, seus conhecimentos suas idéias atravessaram o tempo e espaço ja fazem 2.006 anos, que outro irmão teve tanto em todos esses anos. E Voce achar que não tem penetração e não tem historia.
2006-11-03 10:06:51
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Vamos por partes.
Todos os evangelistas eram conterrâneos do Cristo e escreveram as 4 versões sobre Jesus, além de Paulo de Tarso que não conviveu com o Mestre , mas com seus discípulos
Também não é verdade que se passaram 40 anos antes que se escrevesse sobre ele, os discípulos escreveram logo após sua morte quando perceberam a necessidade de divulgação. 40 anos após a morte de Jesus, quase todos evangelistas estavam mortos, por isso obviamente escreveram antes
Existe sim um documento oficial sobre Jesus no vaticano de um senador romano chamado Publio Lentulus, alias único documento oficial sobre ele.
Várias pesquisas comprovam cataclismos citados na bíblia, como dilúvio em algumas regiões, maremotos, etc, e nunca se falou nada de terremoto no dia da morte de Jesus, gostaria muito de saber que fonte vc usou para afirmar isso.
Quanto a similitude com as lendas pagãs, nenhum fato anormal. Quando o cristianismo foi imposto por decreto ao povo romano por Constantino, ele teve que ceder e aceitar várias coisas da religião dominante. Eles tinham uma casta sacerdotal forte, templos por todos os lados, dias consagrados aos seus deuses. Não dava para jogar tudo fora, fizeram o catolicismo misturando coisas da religião pagã com o cristianismo.....aí melou tudo
Vc desconhece fatos históricos documentados e bem conhecidos. O problema é recontar a história na versão dessa ou daquela religião
2006-10-30 14:23:35
·
answer #4
·
answered by Harmony 7
·
0⤊
0⤋
Na verdade os contemporâneos de Jesus que escreveram sobre ele não foram reconhecidos pela igreja, como por exemplo Tomé, seu irmão. Quanto a ter passado mais de quarenta anos sem que ninguém tenha escrito nada sobre ele é compreensível, haja visto que a escrita não era de domínio geral do povo. O principal historiador dessa época foi o judeu Flávio Josefo que conseguiu passar a história com notável imparcialidade. O resto que você contesta é normal, se analisarmos que muito do que foi dito e escrito sobre ele foi distorcido ou alterado ou até suprimido durante esses dois mil anos.
2006-10-30 14:16:21
·
answer #5
·
answered by Darwinista 2
·
0⤊
0⤋
Olha, infelizmente você está tremendamente equivocado, pois demonstra desconhecer o grande historiador Flávio Josefo que viveu na época de Jesus e deixou extraordinários escritos que fascinam qualquer eleitor principalmente os amantes de história.
Ademais, você precisaria também conhecer um pouco mais sobre o conceito e preconceito judaíco, ou seja naquele tempo quando uma pessoa recebia a sentença de cruz, ou seja a pena máxima, era tida como maldita e ninguem podia falar, escrever ou se referir a mesma , em quaisquer circunstâncias.
Portanto, recomendo que tentes fazer alguma pesquisa um pouco mais afundo, pois ficarás surpreso com o matérial que fatalmente cairás em suas mãos, inclusive de ordem arqueológica.
Por exemplo, você sabia que está num museo da espanha a famosa sentença de Cristo. Sim, a sentença de Cristo, pois na época as autoridades procuraram registrar o feito, receosas da repercusão da morte Cristo.
2006-10-30 14:15:30
·
answer #6
·
answered by alcirflorentino 7
·
0⤊
0⤋
Realmente. Não há uma única prova de que Jesus tenha existido.
Mas, mesmo que não tenha existido, o importante é a FÉ. O homem, em sua ignorância, procura DEUS através de misticismos.
2006-10-30 14:12:18
·
answer #7
·
answered by Antonio Luiz F 5
·
0⤊
0⤋
pra mim jesus existe dentro do meu coração e dos meus pensamentos a prova maior disso é a nossa existência.
2006-10-30 14:11:17
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Sem pé, nem cabeça.
Deixa de doidice, meu.
Não precisas ver. Basta crer!
Só pra te lembrar: "Todo joelho se dobrará e toda língua confessará, que só Jesus Cristo é o Senhor."
Isso se dará no Grande Dia do Juízo Final. Quer você creia ou não. Porque todos nós haveremos de prestar contas com Ele, que é o justo Juiz.
Confira em Apocalipse 21:8, o que diz sobre os incrédulos.
Vc precisa acreditar que Jesus é o filho de Deus e que morreu, mas ressuscitou ao 3º dia. Tenha mais temor a Deus quando se dirigir a Ele, por favor!
2006-10-30 14:10:03
·
answer #9
·
answered by Ronaldo 3
·
0⤊
0⤋
Sabia que eu não sou um personagem histórico.
Ninguém fêz reportagem sobre mim; meu nascimento não foi registrado pela rede Globo, portanto não existo.
Ah estas palavras aqui; São apenas um amontoado de códigos Binários, inteligência artificial; Sabe como é, o Yahoo Respostas está bem evoluído; criou personagens virtuais para simularem a personalidade humana.
Só mais de vinte anos após o meu suposto nascimento é que começaram a escrever sobre mim nos jornais.
Ah a data do meu nascimento no cartório é falsa, pois na data citada não nasceu nenhuma criança com as minhas características naquele hospital; Minha mãe não estava lá na ocasião.
Que mais direi?
Pode você provar que o que está escrito aqui é mentira?
Ah! se possível, gostaria de viajar também em sua máquina do tempo. se puder me emprestar ou alugar?
2006-10-30 14:09:48
·
answer #10
·
answered by rohi 7
·
0⤊
0⤋