English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Todo mundo sabe que os reis de Israel tinha vária mulheres e concumbinas. Deus nunca se incomodou, o pelo menos, quem cala consente. Se Deus não pode conviver com o pecado, por que conviveu com esse (e outros) em várias épocas?

Pelo mesmo critério, Deus pode liberar o homossexualismo e o bestialismo "por causa da nossa fraqueza" (como argumentado em relação a poligamia)?

2006-10-30 05:35:53 · 16 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

16 respostas

Por favor, isto nao tem nada a ver com Deus. Essas regras foram instituidas na Europa na Idade Média, entre os séculos XI e XIV.

Nessa época a monogamia foi estabelecida como regra oficial. A poligamia passou a ser eticamente inaceitável, não ilegal.

O Casamento deveria ser com mútuo consentimento. O Divórcio ídem. Se não tivesse mútuo consentimento no divóricio, o homem deveria amparar a mulher. A mulher deveria concordar com o 2o casamento. A mulher divorciada não mais casava. São regras do rabino de Mogúncia.

2006-10-30 05:39:02 · answer #1 · answered by Luiz Sabra 7 · 0 1

Naquela época, na formação do mundo, Deus escolheu grandes homens para formar Suas nações na Terra. A estes homens (e a apenas estes homens), que eram tementes e servos de Deus, foi concedido o direito da poligamia para que sua prole fosse grande para povoar a Terra. Eles não praticavam sexo com a luxúria que nós praticamos e sim com um objetivo sagrado.
Depois que a Terra foi povoada não houve mais necessidade de proliferação em massa e, portanto a poligamia deixou de ser uma necessidade.

2006-10-30 13:58:52 · answer #2 · answered by Parikshit das 1 · 1 0

Nesse respeito, porém, alguns se perguntam: “Por que a Lei permitia a poligamia?” (Deuteronômio 21:15-17) É preciso analisar essas leis no seu contexto histórico. Quem avalia a Lei mosaica à luz da cultura e dos tempos modernos com certeza vai entendê-la mal.
Provérbios 18:13 “Quando alguém replica a um assunto antes de ouvi-lo, é tolice da sua parte e uma humilhação”. A norma de Jeová, estabelecida lá no Éden, era que o casamento fosse uma união duradoura entre um só homem e uma só mulher. (Gênesis 2:18, 20-24) Mas quando Jeová deu a Lei a Israel, costumes como o da poligamia já eram praticados por séculos.
Jeová sabia muito bem que seu “povo de dura cerviz” freqüentemente falharia em obedecer até aos mandamentos mais simples, como o que proibia a idolatria. (Êxodo 32:9) Assim, de forma muito sensata, ele não tentou fazer naquela época grandes reformas nos costumes matrimoniais. É preciso lembrar, porém, que não foi Jeová quem instituiu a poligamia. Mas ele usou a Lei mosaica para regulamentar essa prática entre o seu povo e evitar abusos.
De modo similar, a Lei mosaica apresentava uma lista relativamente ampla de razões graves que permitiam que um homem se divorciasse da esposa. (Deuteronômio 24:1-4) Jesus chamou isso de uma concessão da parte de Deus ao povo judeu “por causa da dureza dos . . . corações” deles. Mas essa era uma concessão temporária. Para seus seguidores, Jesus restaurou a norma original de Jeová para o casamento. — Mateus 19:8.

2014-10-06 12:31:38 · answer #3 · answered by ? 7 · 0 0

DEUS, não tem nada a ver com monogamia ou ´poligamia, isso foram as criações humanas, para acomodar seus anseios,

2006-11-03 09:56:58 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Ele não mudou de idéia... simplesmente antes era preciso povoar a terra e essa era a única forma...

2006-10-30 13:59:47 · answer #5 · answered by Anahí 3 · 0 0

Deus nunca permitiu a poligamia meu caro. Deus sempre abominou a poligamia - Adão não foi polígamo, muito pelo contrario - ficou com Eva, o unico problema dele é que ele fes com que Deus Instituisse o Matrimonio, quando ele e eva sem autorização fizeram sexo - o que é simbolizado como a maça proibida que Adão não deveria comer, sem que pedisse autorização a Deus, pensando que Deus não estava vendo ele - o resultado foi o começo de uma geração de pessoas que dura até hoje.Porém deus após muito tempo, mesmo depois de ter exterminado toda as nações até Noé viu que não havia solução, então ele mesmo deu critérios aos homens para que escolhessem o que fosse melhor para eles enquando humanos, e enviou Jesus Cristo para testar a Humanidade em função da fidelidade com as coisas de Deus - eles não resistiram aos valores materiais - por causa dos valores materiais ousaram crucificar Jesus, pensado que ele era apenas humano, mas enganram-se - porque a ressurreição os surpreendeu, e as consequencias estão ai até hoje. quem opta pela poligamia tem uma opção de vida aderir ao islamismo, ou ao judaismo, como ignmorante da palavra da criação. quando deus se referiu que quem pratica poligamia entriostesse o Espírito de Deus - é porque quando voce se envolve com alguem sem compromisso sério para casar e sem autorização de um sacerdote voce cai em tentação (faz sexo) é porque voce afasta a tua alma do espirito de Deus e satisfaz a carne e contamina a tua propria alma que em contato com o Espirito de Deus fica enfraquecida sem poder receber as revelações que conduzem a tua vida seja fisica ou espiritual. espiritual porque a pessoa não depende somente da sua vida visivel, ha uma parte da vida da pessoa que é invisivel - a que engloba a alma que em contato com o Espírito Santo promove o bem estar espiritual da pessoa que se manifesta fisicamente. então é por isso que o homem por ser carnal sempre se afasta - ou melhor afasta a sua alma do Espírito de Deus. Quando uma pessoa morre espiritualmente - ou seja a sua alma se afasta de Deus essa pessoa acaba muitas num hospital doente, ou acidentado por alguma coisa qualquer - o que o leva a morte fisica sem cura muitas vezes e as pessoas em sua volta não encontram explicação sobre a sua morte. outros morrem sem explicações de um momento para o outro, e os medicos dão um diagnostico qualquer para justificar mas na verdade a pessoa morreu porque eua alma ja estava morta pelo afastamento do Espirito de Deus. quer saber mais ? visite a pagina da Comunidade Evangelica Getsemani www.getsemani.com.br

2006-10-30 13:54:09 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

No evangelho, a resposta dada a esta questão por Jesus foi: _ Meu Pai assim o permitiu, em razão da dureza dos vossos corações- (referindo-se à inclinação natural do homem) deixando claro, todavia, que daquela hora em diante, não nos enganásemos, afinal, conforme as sagradas escrituras, macho e fêmea nos criou para que juntos nos apresentássemos como uma só carne. Por outro lado, a homossexualidade e o bestialismo, foram tipificados literalmente para a condenação na lei dada a Moisés. Dá uma olhada no Pentateuco (os 05 primeiros livros da Bíblia).

2006-10-30 13:52:16 · answer #7 · answered by seme philippe 6 · 0 0

Jeová não mudou de conceito sobre a poligamia. (Salmo 19:7; Malaquias 3:6) Desde o começo, ela não fazia parte do seu arranjo para os humanos, e continua a não fazer parte. Quando Jeová criou Eva como esposa para Adão, ele declarou que a norma divina era a de uma só esposa para um só marido. “Por isso é que o homem deixará seu pai e sua mãe, e tem de se apegar à sua esposa, e eles têm de tornar-se uma só carne.” — Gênesis 2:24.

Quando Jesus Cristo esteve na Terra, reafirmou essa norma em resposta aos que perguntaram sobre divorciar-se e casar de novo. Disse: “Não lestes que aquele que os criou desde o princípio os fez macho e fêmea, e disse: ‘Por esta razão deixará o homem seu pai e sua mãe, e se apegará à sua esposa, e os dois serão uma só carne’? De modo que não são mais dois, mas uma só carne.” Jesus acrescentou: “Todo aquele que se divorciar de sua esposa, exceto em razão de fornicação, e se casar com outra, comete adultério.” (Mateus 19:4-6, 9) À base disso, fica evidente que se casar com uma ou mais esposas além da esposa legal também é adultério.

Então, por que se permitiu a poligamia nos tempos antigos? É bom lembrar que não foi Jeová quem deu origem a essa prática. O primeiro mencionado na Bíblia como tendo mais de uma esposa é Lameque, descendente de Caim. (Gênesis 4:19-24) Quando Jeová causou o Dilúvio dos dias de Noé, este e seus três filhos tinham cada um apenas uma esposa. Todos os polígamos foram destruídos no Dilúvio.

Séculos mais tarde, quando Jeová escolheu os israelitas para serem seu povo, já havia entre eles poligamia, embora aparentemente o mais comum fosse ter apenas uma esposa. Deus não exigiu que as famílias se desfizessem quando havia mais de uma esposa. Nem se 'calou' diante do que via. Em vez disso, criou normas rigorosas para essa prática. — Êxodo 21:10, 11; Deuteronômio 21:15-17.

A poligamia, sem dúvida, habilitou os israelitas a aumentar numericamente com muito mais rapidez, e, assim, ao passo que Deus não estabeleceu esses arranjos, mas apenas os permitiu e regulou, eles cumpriram certo objetivo naquele tempo. (Êx 1:7) Até mesmo Jacó, que foi logrado a entrar em poligamia por seu sogro, foi abençoado em ter 12 filhos e algumas filhas de suas duas esposas e as criadas delas, as quais se tornaram concubinas de Jacó. — Gên 29:23-29; 46:7-25.

Que essa tolerância da poligamia era apenas temporária pode ser notado não só pelo que Jesus declarou sobre a norma original de Jeová referente ao casamento, mas também pelo que o apóstolo Paulo escreveu sob a inspiração do espírito santo de Deus. Ele disse: “Tenha cada homem a sua própria esposa e tenha cada mulher o seu próprio marido.” (1 Coríntios 7:2) Paulo foi também inspirado a escrever que o homem designado superintendente ou servo ministerial na congregação cristã tem de ser “marido de uma só esposa”. — 1 Timóteo 3:2, 12; Tito 1:6.

De modo que Jeová parou de tolerar a poligamia com a formação da congregação cristã, há uns 2.000 anos. Naquela ocasião, a norma para o casamento voltou a ser o que tinha sido no começo quando Deus criou o homem e a mulher: um só marido, uma só esposa. Essa é a norma atual entre o povo de Deus em todo o mundo. — Marcos 10:11, 12; 1 Coríntios 6:9, 10.

2006-10-30 13:50:45 · answer #8 · answered by ? 3 · 0 0

nos relatos bíblicos não tem nenhuma ordem de DEUS par que sejamos adeptos monogamia ou poligamia, esta historia é coisa do homem

2006-10-30 13:50:41 · answer #9 · answered by mtr 2 · 0 0

Deus permitiu a poligamia tendo como objetivo apenas a procriação.
Quando Ele enviou na terra o Senhor Jesus Cristo, impôs nova doutrina em vários aspectos inclusive sobre o casamento.
Leia os evangelhos na Bíblia e então poderá compreender melhor sobre a vontade de Deus para com a humanidade.

2006-10-30 13:44:15 · answer #10 · answered by Maria do Carmo 2 · 0 0

Deus não muda de idéia.
O que muda são as interpretações dos homens.
E acho tb que ele perdoa nossos pecados.

2006-10-30 13:38:45 · answer #11 · answered by Bia__ 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers