English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-10-30 02:35:03 · 6 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

6 respostas

A palavra católico surge nos principais credos (definições de fé semelhantes a preces) cristãos, nomeadamente no Credo dos Apóstolos e no Credo Niceno. Os cristãos da maior parte das igrejas, incluindo a maioria dos protestantes, afirmam a sua fé "numa única santa Igreja católica e apostólica". Esta crença refere-se à sua crença na unidade última de todas as igrejas sob um Deus e um Salvador. No entanto, neste contexto, a palavra católico é usada pelos crentes num sentido definitivo (isto é, universal), e não como o nome de um corpo religioso. Neste tipo de uso, a palavra é geralmente escrita com c minúsculo, enquanto que o C maiúsculo se refere ao sentido descrito neste artigo.

Catolicismo
No cristianismo ocidental, as principais fés a se considerarem católicas, além da Igreja Católica Romana, são a Igreja Católica Antiga, a Velha Igreja Católica, a Igreja Católica Liberal, a Igreja Católica Carismática, a Associação Patriótica Católica Chinesa e alguns elementos anglicanos (os "Anglicanos da Alta Igreja", ou os "Anglo-Católicos"). Estes grupos têm crenças e praticam rituais religiosos semelhantes aos do Catolicismo Romano, mas diferem substancialmente destes no que diz respeito ao estatuto, poder e influência do Bispo de Roma.

As várias igrejas da Ortodoxia de Leste e Ortodoxia Oriental pensam em si próprias como igrejas Católicas no sentido de serem a Igreja "universal". As igrejas Ortodoxas vêem geralmente os "Católicos" Latinos como cismáticos heréticos que saíram da "verdadeira igreja católica e apostólica" (veja Grande Cisma. Os Patriarcas da Ortodoxia Oriental são hierarcas autocéfalos, o que significa, grosso-modo, que cada um deles é independente da supervisão directa de outro bispo (embora ainda estejam sujeitos ao todo do seu sínodo de bispos). Não estão em comunhão com o Papa e não reconhecem a sua reivindicação à chefia da Igreja universal enquanto instituição terrena. Existem também Católicos de Rito Oriental cuja liturgia se assemelha à dos Ortodoxos, e que também permitem a ordenação de homens casados, mas que reconhecem o Papa Romano como chefe da sua igreja.

Alguns grupos chamam a si próprios Católicos, mas esse qualificativo é questionável: por exemplo, a Igreja Católica Liberal, que se originou como uma dissensão da Velha Igreja Católica mas que incorporou tanta teosofia na sua doutrina que já pouco tem em comum com o Catolicismo Romano
A principal e maior denominação Católica é a "Igreja Católica Apostólica Romana". Tem esse nome porque todos os seus aderentes estão em comunhão com o Papa e a maior parte das paróquias seguem o Rito Latino ou Romano na prece, embora haja outros ritos.

O Papa, Bispo de Roma e Sucessor de S. Pedro, é o perpétuo e visível princípio e fundamento da unidade da Igreja. É o vigário de Cristo, cabeça do colégio dos Bispos e pastor de toda a Igreja, sobre a qual, por instituição divina, tem poder, pleno, supremo, imediato e universal.

Existem mais de setenta denominações de igrejas brasileiras: como a Igreja Católica Apostólica Brasileira, Velha Igreja Católica,Igreja Católica Carismática, Igreja Católica Conservadora do Brasil, Igreja Católica Primitiva, entre outras.

A Igreja Católica Apostólica Romana surgiu após a conversão de Constantino, o qual tornou o cristianismo original do primeiro século a religião oficial do império romano. Acabando com a perseguição aos cristãos, Constantino incluiu modificações contundentes no cristianismo chamado católico, como a adoção da cruz, símbolo miraculoso visto por ele durante a quase perdida batalha com Mascentius, onde, após a visão, venceu o conflito.

Após a criação de suas bases doutrinárias, o cristianismo oficial do Império Romano tornou-se uma arma importante para a unificação do império e para a consolidação de suas fronteiras.

Depois de Constantino, o primeiro Imperador Romano a se converter ao cristianismo oficial, Justiniano, o último dos imperadores romanos, foi o grande responsável pela consolidação das doutrinas e ensinamentos da Igreja Católica que chegaram até nossos dias.

2006-10-30 03:24:03 · answer #1 · answered by VRS 2 · 0 0

Você pode me dizer o que é fé Evangélica? Sua pergunta está totalmente equivocada. Você não pode dizer isto pois fé, transcende as religiões. Você não recebe dádivas ou vive sua fé por essa ou aquela religião. Fé, você possue independente de qualquer religião no entanto, que você conheça e seje temente as palavras de Deus. Ser cristão é viver sob as primícias do Evangelho, fazendo o bem a quem, sem pedir ou esperar algo em troca. Mas, posso dizer a você que se a pessoa, possue uma religião, não importa qual seje mas, que atenda suas necessidades é ótimo para seu crescimento interior.

2006-10-30 04:02:59 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Somos as ovelhas do rebanho de Cristo às quais o Senhor deu a Pedro para q fossem apascentadas.
Pedro , tu me amas mais q estes outros? Sim Senhor Tu sabes q te amo.
"Pascent oves mea"
Portanto, somos as ovelhas de Cristo, pastoreadas por Pedro, hoje vivo no Vaticano e que se chama Bento, por feliz conicidencia, meu xará.

2006-10-30 03:50:18 · answer #3 · answered by Frei Bento 7 · 0 0

Dogma!!! Só dogma! E não pode duvidar de nada!!!

Da maça! De Caim e Abel e um outro irmão que nem é cidado. E embora um mate o outro eles proliferaram a terra!!! Dois homens! Aí iniciava o que denominamos hoje de gay, boliola...

Ah! e ficavam grávidos!!

2006-10-30 03:20:45 · answer #4 · answered by Pedro VIdal A 3 · 0 0

É AFÉ DIFERENCIADA DOS EVANGELICOS.

aliás, os evangelicos (protestantes) já foram católicos, ou seja, são ovelhas desgarradas do caminho CATÓLICO APOSTÓLICO ROMANO.
E HOJE, RENEGAM SUA MÃE ESPERITUAL!

2006-10-30 02:51:09 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

A resposta a essa pergunta exige uma leitura com atenção ao credo:
Creio em Deus pai todo poderoso
criador do céu e da terra
e em Jesus Cristo seu único filho Nosso Senhor,
que foi concebido pelo poder do Espírito Santo,
nasceu da Virgem Maria,
padeceu sob Pôncio Pilatos,
foi crucificado morto e sepultado,
desceu à mansão dos mortos,
subiu aos céus,
está sentado à direita de Deus Pai,
de onde a de vir a julgar os vivos e os mortos.

Creio no Espírito Santo,
na Santa Igreja Católica,
na comunhão dos Santos,
na remissão dos pecados,
na ressurreição da carne,
na vida eterna.

Amém.

2006-10-30 02:50:46 · answer #6 · answered by Fabio 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers