Numa explicação bem superficial, pode-se dizer que é uma evolução do aparelho de Raio-X.
O Raio-X basicamente detectava anomalias nos ossos e se havia algum corpo estranho (metálico) como uma bala de revolver por exemplo.
A Ressonância detecta qualquer variação nas condições do indivíduo, até mesmo diferenças de temperatura e pressão.
2006-10-30 00:03:33
·
answer #1
·
answered by MarcioDias 5
·
1⤊
0⤋
Ressonância Magnética é um exame moderno diferente da Radiografia e da Tomografia Computadorizada, pois não utiliza radiação (Raios X) e, sim, um forte campo magnético e ondas de rádio que permitem a formação de imagens. Não produz efeitos prejudiciais e permite ao médico radiologista examinar, com precisão, diferentes partes do corpo
Antes
O paciente, no dia marcado para o exame deve:
alimentar-se com moderação
tomar seus remédios usuais
não usar objetos pessoais de metal
estar no local, pelo menos, trinta minutos antes do horário
se o exame for realizado sob sedação ou anestesia, será necessário jejum total de 8 horas.
Durante.
Na hora do exame, deve:
vestir uma roupa adequada
deitar-se em uma espécie de cama que desliza para dentro do aparelho
ficar imóvel nos momentos em que o aparelho emite diferentes sons enquanto realiza as imagens
Depois
Após o exame, o paciente pode reassumir suas atividades normais. O resultado deve ser encaminhado ao médico que, muito provavelmente, a partir dele, encontrará a melhor solução para o problema.
2006-10-30 08:02:07
·
answer #2
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
1⤊
0⤋
É qundo a pessoa que está passando pela ressonância precisa realizar alguma tarefa para que o órgão ou sistema seja avaliado em atividade.
2006-10-30 07:59:12
·
answer #3
·
answered by Patrícia d 3
·
1⤊
0⤋
Oi,
A ressonância magnética funcional (RMF) é uma nova técnica capaz de detectar pequenas alterações no fluxo sanguíneo e oxigenação de tecidos cerebrais em que ocorre ativação neuronal. O seu emprego na avaliação pré-cirúrgica de pacientes com epilepsia portadores de esclerose mesial temporal está atualmente em avaliação em alguns centros de neurologia.
O principal objetivo é encontrar o melhor paradigma de ativação na avaliação das funções de linguagem e memória, visando a substituição do teste de Wada, largamente utilizado nos dias de hoje.
Para formular um paradigma já adaptado ao nosso idioma, apresentamos a nossa experiência em uma tarefa comportamental de fluência verbal na determinação da lateralização da área cerebral da linguagem. Avaliaram-se os exames de RMF de uma clínica de imagem particular em Curitiba por período de aproximadamente dois anos. Dos 19 pacientes estudados, obteve-se sucesso no exame em 16 e, destes, todos apresentavam dominância hemisférica cerebral da linguagem à esquerda. Em um subgrupo com 5 pacientes foi possível comparar os resultados obtidos com a técnica de Wada e RMF, havendo concordância entre as técnicas.
A partir deste estudo e de vários outros semelhantes na literatura, acreditamos que a RMF está progressivamente conquistando seu espaço na prática médica.
Um abraço
2006-10-30 10:19:58
·
answer #4
·
answered by Tin 7
·
0⤊
0⤋