Transporte
O colesterol precisa ser transportado. O colesterol da dieta que é absorvido pelo intestino vai ao fígado. O colesterol formado no fígado vai para outros tecidos para a síntese de membranas e hormônios esteróis. Além disso, o colesterol em excesso precisa ser levados ao fígado, onde ele é excretado na bile. A maioria do colesterol contido no plasma sangüíneo, após uma noite em jejum, está presente nas LDLs. Uma única apoproteína, a apo-B-100, corresponde a 98% da proteína na LDL.
As HDLs são sintetizadas no fígado e intestino. Elas absorvem o colesterol liberado dos tecidos extra-hepáticos, que é convertido a éster de colesterol.Uma importante função da HDL é remover o excesso de colesterol dos tecidos e canalizar o colesterol para depósito no fígado. Isto é importante porque o núcleo de colesterol não pode ser degradado, e o fígado é o único órgão que pode livrar o corpo do excesso de colesterol secretando-o na bile para excreção nas fezes. O processo do encaminhamento do colesterol dos tecidos extra-hepáticos para o fígado é chamado de transporte reverso do colesterol.
Obs:
Para que ocorra o transporte do colesterol no nosso organismo, ele precisa estar ligado a certas proteínas denominadas lipoproteínas e conhecidas como:
Lipoproteínas de alta densidade (HDL), chamadas de “bom colesterol”:
podem ajudar a remover o excesso de colesterol do sangue. Quanto mais alto for o seu HDL, menores serão os riscos de doença cardíaca.
Lipoproteínas de baixa densidade (LDL), chamadas de “mau colesterol”: podem depositar colesterol nas paredes das artérias, bloqueando o fluxo sangüíneo. Quanto mais alto for seu LDL, maior é o risco de desenvolver uma doença cardíaca. Lipoproteínas de muito baixa densidade constituem um veículo de transporte de triglicérides do fígado para outros tecidos.
Abraços!
2006-10-29 10:24:21
·
answer #1
·
answered by doutoradodoi 5
·
1⤊
0⤋
O colesterol pode ser tranportado pelas lipoproteínas VDL, LDL e HLD, que formam micelas e o transporta.
2006-10-29 18:21:07
·
answer #3
·
answered by Raquel B 2
·
0⤊
0⤋