A ecografia , ou ultrassonografia é um exame complementar ( auxiliar) no qual se visualiza os órgãos internos através de imagens indiretas .
Funciona como um radar de submarino ou avião. O aparelho emite sons de alta freqüência e os recebe de volta. Dependendo da distância e do tamanho dos elementos a serem examinados se obtem diferentes tons de coloração cinza.
Atualmente existem aparelhos que conseguem proporcionar imagens tridimensionais dando a nítida imagem que veríamos se estivéssemos olhando diretamente para o órgão ou bebê..
Por ser um exame complementar , não possui precisão de 100%, sendo que o exame clínico do seu médico poderá ser auxiliado pelo exame , mas só será definitivo quando o médico une seus critérios ao resultado do exame.
ALGUMAS RECOMENDAÇÕES SE VOCÊ VAI FAZER UM EXAME ECOGRÁFICO DO SEU ABDOMEN:
procure ficar em jejum pelo menos por um período de 12 horas antes do exame.
se precisar fazer uma endoscopia digestiva, sempre faça antes a ecografia, pois o ar injetado pelo endoscópio atrapalha o exame ecográfico
Ultrassonografia
A ultrassonografia tem
sido um recurso propedêutico cada vez mais utilizado em Obstetrícia, sendo na atualidade considerado imprescindível na prática obstétrica.
O desenvolvimento dos equipamentos e as habilidades dos examinadores fez com que este procedimento se tornasse cada vez mais complexo.Assim, com o intuito de sistematizar a aplicação deste procedimento em Obstetrícia, tem sido proposto estratificar os exames em diferentes níveis.
Nível I – básico: De uso rotineiro, destinado a avaliação biométrica mínima e determinação da apresentação e posição fetal; localização da placenta e avaliação do volume do líquido amniótico.
Nível II – patológico ou morfológico: Destinado a pesquisa de anomalias fetais diagnosticadas em exames de nível I. Pela natureza deste tipo de exame, reconhece-se a necessidade de treinamento diferenciado do examinador.
Nível III – genético – fetal: Compreende estudo biométrico fetal detalhado aliado à análise morfológica e funcional aprofundada de todos os segmentos do concepto.O ultrassonografista deve estar familiarizado com anomalias fetais e malformações, sendo então realizado em centro especializado em Medicina Fetal. O objetivo é confirmar ou retificar o diagnóstico prévio, classificar a anomalia e estabelecer a eventual necessidade de ampliação propedêutica.
Principais indicações de ultrassonografia morfológica:
Anomalia fetal diagnosticada em exame de rotina
Crescimento fetal intra-uterino retardado
Oligoâmnio - polidrâmnio
Gravidez múltipla
Antecedentes de doenças hereditárias
Idade materna avançada (>35 anos)
Consangüinidade
Exposição a drogas e Raio X
Infecções pré-natais
Doenças Maternas
(Diabetes Cardiopatias)
Como vc pode ver minha cara ,não há diferença ..
http://www.gine.com.br/Ultrassonografia.htm
2006-10-28 23:43:00
·
answer #1
·
answered by razieldenis@hotmail.com.br 2
·
0⤊
0⤋
nao. ambas sao a mesma coisa. Vc pode falar tanto em ultrassonografia abdominal, por exemplo, como ecografia abdominal. eh o mesmo exame, o mesmo aparelho.
2006-10-28 22:28:54
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
nao existe
2016-07-08 01:25:03
·
answer #3
·
answered by Adriana 1
·
0⤊
0⤋
Sim ecografia são os batimentos do coração e ultrasonografia imagens pode ser do feto
2006-10-28 20:43:55
·
answer #4
·
answered by vera lucia b 6
·
0⤊
0⤋
Acredito que ultrasonografia é o termo utilizado em português e ecografia em espanhol, ambos tem o mesmo objetivo., ver imagens fetais.
2006-10-28 21:37:51
·
answer #5
·
answered by elibethkel 7
·
0⤊
3⤋