Gilgamesh (ou Gilgamexe) foi um dos reis sumérios que governou após o dilúvio histórico. Conta-se que era 2/3 deus e 1/3 humano e que foi autor de grande feitos sobrehumanos, sendo que se livrou de algumas armadilhas armadas por feitiçaria. Seu personagem lembra muito o do mitológico Hércules, herói grego, sendo extremamente forte, o mais poderoso da Terra. O mito também possuiu um paralelo bíblico conhecido como Nimrod (ou Ninrode), sendo esse um dos descendentes de Noé. (ver Gênesis). Um pedaço de sua vida é descrita em um épico sumério que é considerado o conto escrito mais antigo da humanidade, a Epopéia de Gilgamesh.
O que moveu Gilgamesh por toda a sua vida foi a busca da imortalidade. O mito de Gilgamesh relaciona-se à busca desesperada por algo (a vida eterna) que lhe foi negado (uma piada dos deuses?) em seu nascimento. Ele abandona sua vida para buscar, sem sucesso, a vida eterna.
Desta história podemos tirar várias lições:
Não existe evidência científica de um dilúvio universal;
Dilúvios localizados (gandes inundações) ocorreram e ainda ocorre atualmente em várias partes do mundo;
Há muitas histórias semelhantes as da bíblia nas nações do entorno do mediterrâneo. A hitória de Gideão, lider judeu e seus de trezentos homens é muito semelhante a história de Leônidas, rei de Esparta e seus trezentos homens. Ambos começam com alguns milhares de homens que após serem selecionandos, foram excluidos quase todos por vários motivos, até que só restaram apenas trezentos para a batalha. Leônidas Contra os persas nas Termópilas. Gideão, contra os midianitas e os amalaquitas.
2006-11-05 04:20:07
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Gilgamesh foi um dos reis sumérios que governou após o dilúvio histórico. Conta-se que era 2/3 deus e 1/3 humano e que foi autor de grande feitos sobrehumanos, sendo que se livrou de algumas armadilhas armadas por feitiçaria. Seu personagem lembra muito o do mitológico Hércules, herói grego, sendo extremamente forte, o mais poderoso da Terra. O mito também possuiu um paralelo bíblico conhecido como Nimrod (ou Ninrode), sendo esse um dos descendentes de Noé.O que moveu Gilgamesh por toda a sua vida foi a busca da imortalidade. Ele abandona sua vida para buscar, sem sucesso, a vida eterna.
2006-10-28 16:13:00
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Depende do ponto de vista.
Se você é ateu/agnóstico, você pode dizer que a história do diluvio como está na Bíblia é somente um plágio mal feito do épico de gigalmesh.
Mas, se você acredita na Bíblia, então o épico de gigalmesh pode ser a confirmação de que o diluvio realmente aconteceu, pois foi registrado também por outros povos.
2006-10-28 16:03:06
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Gilgamesh= estória, mitologia,cultura de um povo.
Bíblia= um testamento de historias, com tempo, nomes,locais e situações que mostram a trajetória de um Povo no passado no presente e para o futuro!
2006-11-05 13:38:33
·
answer #4
·
answered by Paulo P 3
·
0⤊
0⤋
anh???
2006-11-05 08:38:39
·
answer #5
·
answered by SuuZii 3
·
0⤊
0⤋
eu vi esse gilgamesh em um episódio do jaspion!
2006-11-05 02:26:06
·
answer #6
·
answered by JAJÁ 3
·
0⤊
0⤋
Mesmo não sendo ateu, sou obrigado a dizer que muitas das coisas relatadas nos textos antigos não podem ser acreditadas ao "pé da letra", são apenas lendas, isto é, algumas coisas podem até ter acontecido, porém não exatamente como relatadas.
Bem essa é apenas minha resposta a pergunta, mas quem quizer a fonte pode visitar o site abaixo.
2006-11-04 21:49:11
·
answer #7
·
answered by Iceman 4
·
0⤊
0⤋
Eu acho que já que a Epopéia de Gilgamesh é o texto mais antigo do mundo, talvez o dilúvio tenha sido tirado da Epopéia
(a Lili "esqueceu" de acrescentar uma parte mais importantíssima do texto que foi tirado da Wikipedia). Veja abaixo
"Um pedaço de sua vida é descrita em um épico sumério que é considerado o conto escrito mais antigo da humanidade, a Epopéia de Gilgamesh."
2006-11-03 14:56:13
·
answer #8
·
answered by "automat" 2
·
0⤊
0⤋
Se você ainda não tem conhecimento, pesquise e ficará surpreso em saber que a ocorrencia de um dilúvio global é relatado por diversos povos em TODO o globo terrestre.
Como povos "separados" poderiam ter uma ideia central (é claro com variantes no relato, mas sempre apontando para alguém que sobreviveu) a respeito de um dilúvio global ???
É claro que isto só confirma o relato bíblico de que o dilúvio global aconteceu e que isto foi sendo passado através do tempo entre os vários povos que povoavam a terra.
Se você é ateu/agnóstico, provavelmente isto não vai lhe convencer e você continuará na sua "luta" inglória para tentar encontrar provas para você mesmo ou talvez convencer a outros a não acreditarem na Bíbia como a palavra de Deus.
É só você pensar em algumas ocorrencias históricas a respeito da Bíblia:
- Na realidade uma coleção de 66 livros, Escrita por diversas pessoas ao longo de milhares de anos; às vezes com diferenças intelectuais enormes, mas no entanto NÃO há contradições nela. O que há são disputas religiosas e interpretações pessoais de certos versículos sem se olhar a Bíblia como um todo. Assim, alguns imaginam que a Bíblia é contraditória; quando na realidade NÃO o é.
- Tem um tema Central.
- Tem profecias escritas com centenas de anos de antecedencia que a própria história e arqueologia provaram ser verazes. Registra personagens históricos que muitos achavam que nunca tinham existido, no entanto, mais tarde comprovados pela arqueologia.
- Seus escritores mostraram-se humildes, às vezes relatando seus próprios erros, para que outros tirassem benefícios deles.
- Não é um livro científico, no entanto, quando fala sobre assuntos científicos é precisa, e somente em tempos recentes a ciência comprovou a veracidade da Bíblia.
Alguns exemplos - A terra é redonda, solta no espaço, a existencia de microorganismos, leis higiênicas e dietéticas para proteção da saúde das pessoas, o ciclo da água, o ar como sendo matéria, a sequencia exata do surgimento dos seres vivos na terra, etc, etc.
- Um livro sempre atual - Conta o Passado, o Presente e o Futuro.
- Sempre perseguida (muitos tentaram destrui-la e destruir a quem tivesse acesso a ela), MAS PERMANECE DISPONÍVEL PARA A MAIOR PARTE DA POPULAÇÃO DO MUNDO, sem distorções de acordo com manuscritos muito antigos, ainda disponíveis e outros que vão sendo descobertos - Ex. - Rolos do Mar Morto.
O próprio Jesus acreditava na Criação do Homem, como também no Dilúvio Global dos Dias de Noé. Como Jesus não mentia e nem mente; se acredita nele, tem que decidir por você mesmo no que acreditar e em quem acreditar.
Uma palavra final - NINGUÉM pode lutar contra Deus e ser bem sucedido.
Assim, sejamos humildes, e reconheçamos que mesmo vendo todo dia a fragilidade do ser humano, e que de fato, NÃO SOMOS ABSOLUTAMENTE NADA, continuamos a ser orgulhosos, prepotentes, vaidosos, sem amor, egoistas, etc, etc, e que SE TODOS COLOCÁSSEMOS EM PRÁTICA NAS NOSSAS VIDAS O QUE A BÍBLIA ENSINA, a humanidade seria muito diferente do que é hoje.
Aliás Gandhi uma certa feita falando com autoridades Britânicas, reconheceu que se a Inglaterra que se dizia cristã colocasse em prática os ensinos de Cristo; mas não só a Inglaterra, ele depois corrigiu-se - Se todo o mundo colocasse em prática os ensinamentos de Cristo, o mundo seria completamente diferente.
Espero ter ajudado de alguma forma.
2006-10-29 23:55:59
·
answer #9
·
answered by WDR 4
·
0⤊
0⤋
Podemos concluir que houveram eventos num passado remoto que atingiram vários povos. Esses eventos acabaram fazendo parte da história desses povos, com personagens cujos nomes foram adaptados segundo a cultura de cada povo, sendo contados de geração em geração e até levados de um povo para outro.
2006-10-28 16:21:09
·
answer #10
·
answered by ddelund 7
·
0⤊
0⤋