Sociólogos e Intelectuais explicam retrocesso dos Evangélicos no Brasil! Que vergonha!?
Sociólogos e Intelectuais explicam retrocesso dos Evangélicos no Brasil! Que vergonha!?
CULTURA » NOTÍCIAS
27/10/2006 » 22h24
Literatura
Socióloga busca explicar ação política de evangélicos
‘Política e Religião’ foi escrito por Maria das Dores Machado
A redução pela metade da bancada evangélica no Congresso, para 30 deputados, em decorrência do envolvimento de pastores parlamentares em escândalos, poderia desqualificar um livro sobre a maior participação dos pentecostais na política. Não é esse, porém, o caso de “Política e Religião”, de Maria das Dores Campos Machado, do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.
Para começar, o fiasco não surpreendeu a autora, cujo estudo sobre o desempenho dos legisladores evangélicos fluminenses entre 2000 e 2005 leva em conta o revés eleitoral anterior, de 2004, quando o número de vereadores ligados à Igreja Universal do Reino de Deus, por exemplo, caiu de 360 para 70 no Brasil. E, de qualquer maneira, embora a atuação de pastores congressistas fosse a crônica da derrota anunciada, não é esse o recorte da socióloga.
Ela está mais interessada em discutir a reação de intelectuais diante da aparição dos pentecostais na arena política a partir dos anos 80. De saída, coloca em xeque a interpretação, comum entre cientistas políticos, de que tal tendência representa retrocesso na secularização desse aspecto da vida social.
Retrocesso por quê?, se a Igreja Católica sempre atuou de maneira a tornar difusa a linha demarcatória entre religião e política. Levando-se em conta a perspectiva histórica, seria equivocado identificar no passado recente a emergência do fenômeno religioso na política. O que houve foi a ampliação da área sobreposta dessas esferas, algo que não pode ser entendido, segundo a autora, sem o abandono do “viés ideológico que caracteriza como ilegítima toda e qualquer atuação pública das religiões”.
SERVIÇO – “Política e Religião – A Participação dos Evangélicos nas Eleições”. De Maria das Dores Campos Machado
Detalhes adicionais
http://www.jpjornal.com.br/news.php?news...
19 minutos atrás
Em resumo, sociolos e intelectuais explicam que
se Sairam da Igreja Catolica pelos seus erros sendo um do maior deles a clara participacao na politica,
evangelicos retrocederam e fizeram pior...
aumentaram ainda mais a sua participacao na politica se sujando com a corrupcao do sistema.Deu pra entender? ou vcs continuam tapados?
2006-10-28
14:38:30
·
8 respostas
·
perguntado por
Anonymous
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Lembro-me da famosa frase: 'faça o que eu digo, não o que eu faço'.
2006-10-28 14:46:39
·
answer #1
·
answered by Luzitani 5
·
0⤊
1⤋
É que eles gostam de anDAR de ré!
2006-10-28 21:42:16
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Sou evangélica e vejo a situação da seguinte maneira: não é errado católicos ou evangélicos participarem da Política ou pessoa de qualquer outra religião. Alguém tem que nos representar. O errado é corromper-se e isso é uma ação individual de cada pessoa, da qual Deus pedirá conta, com certeza. O problema dos sociólogos e cientistas políticos é que muitas vezes tentam observar estes dados com imparcialidade, mas no fundo "cientificam" demais as coisas. Pra mim existe aí duas questões: uma questão de ética e uma questão de fé.
Em relação à questão de ética social, não podemos generalizar as atitudes de um grupo por um "foco de incêndio" ou seja, pela atitude de alguns líderes (pastores e outros) que candidatando-se às eleições não têm o menor pudor e são desonestos, queimando a imagem de uma instituição e de pessoas que nada tem a ver com suas atitudes ilícitas - independente de serem evangélicos ou não, devem estes ser punidos pelos seus atos de corrupção.
Em relação à questão da fé: existe dentro de nós uma consciência de Deus que nos corrige, o Espírito Santo que ilumina nossas almas e nos ajuda a tomar decisões pessoais de errar ou não errar, de fazer o que é certo ou fazer o que é errado e mal visto. Neste sentido, a Bíblia nos ensina que não devemos "extinguir a chama do Espírito dentro de nós" , pois quando o fazemos nos tornamos "cauterizados" diante da verdade e Deus pode falar o que quiser aos nossos corações, mas nós não daremos ouvidos. Infelizmente muitos cientistas políticos esquecem de observar este lado do material colhido em suas pesquisas, fazem um tratamento de "base de dados" à bancada evangélica, qdo na verdade o problema transpassa a dimensão meramente empírica para uma dimensão espiritual. Por isso a única explicação que têm é "de um retrocesso na participação política" por parte dos evangélicos, qdo na verdade eles nem sequer se questionam se pode-se dizer que esta gente seja mesmo evangélica. Infelizmente eles expõem a faixa de evangélicos para ganhar votos, mas no fundo deles, eles sabem que não poderiam estar mais distantes de Deus! Apenas preferem ignorar a sua razão em troca de algumas cifras a mais no bolso, vendendo-se como Judas fez aos sacerdotes do templo de Jerusalém.
Ah!, gostaria de dizer que nem tds os evangélicos são tapados, ter fé é diferente de não ter pontos de vista ou ser uma pessoa informada e amiga da ciência. Tb ser evangélico não é sinônimo de ser ignorante ou corrupto, se me permite dizer Deus não tem nome de corrupto escrito no Livro da Vida, isso inclui tds os credos! Infelizmente o que vem à tona são os escândalos envolvendo o nome da Igreja, mas que vc não se deixe levar pela insensatez e arrogância e saiba julgar com equidade quem tem o nome de evangélico, mas ama em verdade ao Senhor, dedicando-se à sua fé, em obras, amor e testemunho de vida.
Bom fim de semana!
2006-10-28 22:20:40
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Os verdadeiros seguidores de Cristo não agem desta forma. Pela forma de se expressar parece ser conhecedor de muita coisa,por isso já deve ter ouvido falar sobre joio crscendo com o trigo.Muitos para chegarem onde querem agem como cristãos, no caso aqui,os chamados de evangélicos. Quando alcançam seus objetivos mancham o nome de um grupo. Mas isso já estava previsto. Não estamos tapados.Conhecemos a verdade e o que está por vir, caro colega, é ainda pior. A decepção será grande e bem dentro de nossas igrejas. Mas o que nos importa não é o bispo tal ou o pastor fulano, mas sim O CRISTO, nosso Salvador que semmácula entregou Sua vida por nós. Se acreditar em alguém que só fez o bem e só ensinou boas coisas é ser tapada, quero ser tapadinha, mas SALVA!
2006-10-28 22:14:32
·
answer #4
·
answered by luarosa2006 3
·
0⤊
1⤋
Dá prá entender sim, isto é, quem conhece a Palavra, que diz:
"Mas qualquer que escandalizar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar.
Ai do mundo, por causa dos escândalos. Porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!
Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo ou aleijado do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno.
E, se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti. Melhor te é entrar na vida com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno".
Eu, ou qualquer Filho de Deus realmente convertido, poderia enumerar várias e várias passagens que tratam dos escândalos que adviriam ao mundo nos últimos tempos, pois tanto o Senhor JESUS quanto Seus apóstolos em suas cartas e Evangelhos, já nos advertiam quanto a este fato.
Ou será que você está realmente pensando que isso o que você relatou é coisa nova? Talvez o seja para você, que demonstra querer polemizar algo que não nos surpreende. Querido, mal testemunho não é privilégio apenas do clero romano. Infelizmente existem muita gente tapada, como você citou, igualzinho a você que pensa que está trazendo coisa nova.
Quem lê a Bíblia, e eu tenho certeza que isso você não o faz porque se o fizesse não estaria perdendo tempo com coisas que um cristão realmente conhecedor das Escrituras está " careca" de saber, não se surpreende. Então, por favor, desça do palco e pare com essa hipocrisia. O que você demonstra é falta de maturidade. Leia a Bíblia, e depois cresça.
JESUS CRISTO, o Único Deus verdadeiro!!!
2006-10-28 22:05:45
·
answer #5
·
answered by sgto.garcia 4
·
0⤊
1⤋
pow vei vc é doido é? se for colocar na balança quem faz ou fez mais coisa errada vc vai ver q não foram os envangelicos esse pais esta cendo governado por catolicos a 5000 anos e nem por isso os envangelicos andam jogando isso na cara de nimguem, oq importa é q agora é eleição e nos bresileiros temos a chance de mudar e tirar quem não presta, não interesa se é catoico ou envangelico.
2006-10-28 22:05:00
·
answer #6
·
answered by silvio m 2
·
0⤊
1⤋
Afinal de contas quem vc é?Certos momentos tenho a impressão de que sua hóstia é lisérgica.Seja mais claro para poder entender o que deseja com suas perguntas .ok?
2006-10-28 21:59:39
·
answer #7
·
answered by Atanásio 6
·
0⤊
1⤋
Não sou católico, mas a Igreja católica sempre foi mais branda em suas açoes políticas, excetuando-se assuntos como camisinha , aborto essas coisas. Porém os evangélicos têm um quê de fanatismo religioso , assim como esses terroristas e se esquecem de que nem todo mundo pensa como eles, mas acham q suas ações políticas devem atingir a todos. essa é a culpa do fracasso !
2006-10-28 21:53:28
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋