English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

As palavras de Deus, dizem, são imutaveis, mas teria sido a Biblia alterada por varias razões? Sera que ao longo dos anos ela não foi deturpada por interesses? Porque muitos livros ficaram de fora? Sera que Deus deu autoridade aos compiladores para decidirem quais livros seriam dignos dos evangelhos?

2006-10-28 11:46:34 · 15 respostas · perguntado por varese.sarabande 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

15 respostas

Verdade parcial. O erro dos homens é quererem ver verdade absoluta onde só há símbolos e quererem impor aos outros uma "verdade" que só induz ao erro.

2006-10-28 12:07:04 · answer #1 · answered by monsieur_sebah 1 · 1 0

A bíblia tem que ser vista como ele é na realidade:

Um conjunto de lendas de contos e de alegorias.

2006-10-28 12:07:00 · answer #2 · answered by Alex Sander 4 · 2 0

Há um ditado popular cauteloso, que diz: "o papel aceita tudo". Será que esse ditado se aplica à Bíblia? Como podemos ter certeza que os textos que compõe o livro dos cristãos é confiável? Trataremos de um conceito que permite uma posição segura com relação à confiabilidade do cânon bíblico. Esse conceito atem-se a um dos conteúdos científicos da Bíblia, mas que poucos cientistas entendem assim.
Qual é um dos orgulhos da ciência? É a capacidade de descobrir leis que permitam realizar previsões sobre o comportamento dos fenômenos relacionados à essas leis. E na Bíblia, encontramos a possibilidade de descortinar o futuro com relação a determinados assuntos importantes e de interesse geral? Sim, encontramos! Entre outros pontos, essa possibilidade pode servir de evidência da confiabilidade do texto bíblico. Estamos falando das profecias bíblicas, que são em grande número no texto sagrado.
Vamos procurar ser concisos na medida do possível. Então destacaremos apenas um conjunto de elementos proféticos, fatos que foram profetizados no passado, que já se cumpriram no passado, outros que estão se cumprindo e há outros que ainda se cumprirão. Não iremos explorar todo espectro profético, pois aqui apenas queremos criar um efeito demonstrativo da confiabilidade da Bíblia.
Há a impressionante profecia de Daniel 9:25 a 27, e o seu texto está assim escrito: "Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Ungido [batismo de JESUS], ao Príncipe [O próprio JESUS], sete semanas e sessenta e duas semanas [em profecia cada semana vale sete anos, portanto esse período corresponde a 49 mais 434 anos]; as praças e as circunvalações se reedificarão [nos 49 anos iniciais], mas em tempos angustiosos. Depois das sessenta e duas semanas [se inclui as sete anteriores], será morto o Ungido e já não estará; e o povo de um príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será num dilúvio, e até ao fim [nossos dias] haverá guerra; desolações são determinadas. Ele fará firme aliança com muitos, por uma semana [a semana após as 62, portanto, a semana número 70]; na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares [o ritual do santuário dos judeus, estabelecido no Sinai]; sobre a asa das abominações virá o assolador, até que a destruição, que está determinada, se derrame sobre ele." (As observações feitas foram sobre o aspecto profético que desejamos salientar nesse texto, demais explicações foram omitidas.)
Nessa profecia, que foi escrita por Daniel, com inspiração divina, por volta de 530 antes de CRISTO, em síntese, temos as seguintes previsões, que já se cumpriram:
· Daniel apresenta um período de tempo profético de 490 anos (7 mais 62 e mais 1 semana são 70 semanas, igual 490 dais ou em profecia 490 anos) e nos últimos sete anos desse período JESUS Se manifestaria entre os homens. No início desses sete anos finais Ele seria batizado (ungido), no meio desses sete anos seria morto, e no final deles o povo judeu recusaria em definitivo ser povo de DEUS na forma de um país.
· O profeta diz que sairia um decreto para restaurar Jerusalém, o que de fato foi feito em 457 aC, pelo Rei Artaxerxes, portanto, obviamente essa data deve servir como início da contagem dos 490 anos e previsão para os eventos futuros que ainda ocorreriam);
·Que a partir dessa data até o batismo de JESUS se passariam 483 anos (período dentro dos 490 anos), o que nos remete ao ano 27 dC. JESUS de fato foi batizado por João nesse ano, a profecia se cumpriu (se fizer o cálculo, não esquecer que não houve o ano zero).
·Que mais três anos e meio e JESUS seria morto, isso ocorreu no ano 31 (na metade dos últimos sete anos que compõe os 490 anos do período profético desse trecho de Daniel).
· E mais três anos e meio, e os judeus rejeitariam a mensagem de JESUS em definitivo, o que ocorreu quando seus líderes mataram Estevão, no ano 34, ele era um judeu que anunciava a mensagem de JESUS aos próprios judeus, com firme convicção de ser verdadeiro. Ele dizia que JESUS havia ressuscitado, e esse foi o principal motivo porque foi morto. O primeiro mártir, depois de JESUS, foi morto por apedrejamento pelo próprio povo de DEUS, os demais foram mortos por outros poderes. Nesse ato os líderes judeus se desabilitaram a continuar sendo o povo diretamente escolhido por DEUS para anunciar ao mundo o que JESUS pregava, e que havia ressuscitado, passando essa incumbência totalmente para a igreja fundada por JESUS. Isso não significa que os judeus não possam ser aceitos por JESUS, podem como qualquer outra pessoa, mas não tem mais a incumbência, em forma de povo, de serem os arautos do anúncio das verdades de DEUS ao mundo.
· Essas datas formam uma chave de confiabilidade profética. Se aprofundarmos em outros textos bíblicos, poderemos encontrar inúmeros detalhes sobre a vida e morte de JESUS, todos previstos com grande antecedência, e que se cumpriram ao pé da letra. Dois deles, que se destacam seriam a hora da crucificação e a hora da morte de JESUS, mas há um grande número de eventos previstos que se cumpriram sem variação alguma. Há um poder superior por trás desses escritos.

Esse texto profético deve no mínimo chamar a atenção das pessoas sensatas, que exigem evidências para aceitar o que quer que seja. Há outras evidências, mas esta é a mais famosa. O trecho profético que destacamos foi apenas uma parte de uma profecia muito maior, e nem sequer chegamos a aprofundar, apenas fizemos o suficiente para provocar os pensamentos de quem vier a ler. Vimos algo, apenas um pedaço relativo a uma profecia que se estende por 2.300 anos. A parte que vimos foi de apenas 490 anos, e o que vimos dessa parte foram umas poucas informações, somente para abrir a curiosidade ao aspecto da confiabilidade das profecias, portanto, da Bíblia como um todo.
Sugerimos ao leitor estudar sobre os textos proféticos para os nossos dias. Uma boa sugestão é o trecho de Apocalipse capítulo 13. Ali está revelado como acontecerá uma impressionante aliança entre os Estados Unidos da América e o Vaticano, justamente para os nossos dias. Não há nada mais palpitante do que presenciar e até participar de profecias escritas há dois mil anos, ou mais do que isso, e vê-las se cumprindo com detalhes espantosos, sem margem de erro. Mesmo que seja por mera curiosidade, ainda assim vale a pena. No próximo artigo iremos explorar um pouco sobre a profecia de Apocalipse 13.
Se o leitor ou leitora estudar com alguma profundidade as profecias, por exemplo, sobre a Idade Média, irá ficar perplexo(a) quanto aos detalhes significativos que nos tempos antigos foram profecia e que mais tarde se transformaram em história, e tal como prevista. Então conhecerá a história por um ângulo interpretativo bem particular, ou seja, o que DEUS acha da atividade dos homens. Ainda terá o direito de saber, também com detalhes, o que se passará no mundo nos próximos anos. Se até agora a profecia foi fiel aos fatos, comprovados pela história, não deixará de o ser justamente na parte mais importante dessa história, o seu auge. Confira e compare fatos com profecia.
Quem estudar essas profecias entenderá melhor o que escrevemos, portanto esse estudo é desejável, até interessante, um bom passatempo cultural. Mantenhamo-nos atentos e conheceremos bem o significados dos grandes lances políticos e religiosos que ocorrem mundo afora. Tudo foi previsto e escrito, e vem se cumprindo. Isso é no mínimo curioso, observar uma grande quantidade de eventos há longa data previstos que ao longo da história se cumpriram e que hoje estão se cumprindo. Isso tudo tem um significado!
Espero ter ajudado !!!
Um abraço !!

2006-10-30 00:47:15 · answer #3 · answered by Mark2 3 · 1 0

nossa, sua pergunta é mto complexaalgo realmente á se analisar. mais ainda ficou muito dos ensinamentos de Deus, os quais devemos seguir. sem contar com relação a interpretação. cada um interpreta como quiser...capta aquilo que lhe parece importante, seleciona, e usa para seu bem, e o bem dos irmãos

2006-10-28 12:16:23 · answer #4 · answered by thathy.maciel 1 · 1 0

Mano, é verdadeira.
Se houve adulterações... Sim

Mas o Espírito Santo de Deus poderá te ajudar nesse ponto.

2006-10-28 11:52:42 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 0

Para mim a bíblia é uma fábula!

2015-02-25 23:20:33 · answer #6 · answered by Jéssica Azevedo 1 · 0 0

Verdade!
A versão dos padres tem seus erros, mas isso é tudo que temos. O importante é saber que a letra mata, mas o Espírito vivifica.

2006-10-29 10:20:47 · answer #7 · answered by Nunca mais 2 · 0 0

Uma palavra pode mudar tudo, uma palavra apenas. Amigo, não deixe a dúvida tomar seu coração creia somente. A fé é a certeza e ponto. A bíblia por sí só não fala sozinha vc precisa do Espírito Santo para que obtenha as TESTIFICAÇÕES das verdades contidas alí. Ele também é o responsável para lhe dar o discernimento basta que apenas confie Nele e ele lhe guiará. Não alimente este questionamento em sua mente pois, certamente aqueles que pensam que chegando o momento de comparecer diante de Deus esperando argumentar que "Eu não sabia se podia acreditar por que não continha a mão do homem?" Essa não vai colar heim.

2006-10-28 12:22:23 · answer #8 · answered by Willian 2 · 0 0

Todos os profetas que escreveram a Bíblia nao o fizeram por sua vontade própria, mas por divina inspiracao do Próprio Deus.

Porém vale lembrar que a Bíblia nao deve ser lida como se lê um jornal ou uma revista. Ela precisa ser "desfrutada" encarada como "alimento espiritual", entao teremos vida e paz, pois se nao for assim, ela será mais um monte de historias.

2006-10-28 12:04:12 · answer #9 · answered by Nelson 1 · 0 0

Muita coisa é verdade, mas teve a mão do homem manipulando as escritas em seu próprio interesse...

2006-10-28 11:51:50 · answer #10 · answered by morena 5 · 1 1

fedest.com, questions and answers