Grupos espiritas
A origem deste movimento remonta-se ao lar das irmãs Fox, que em 1848 expressaram que se comunicavam com os espíritos dos mortos. Mas a grande figura que dará transcendência a esta corrente foi Allan Kardec, que publicou importantes livros como O livro dos Espíritos e o Evangelho segundo o Espiritismo.
A doutrina expressa que a pessoa consta de três elementos: o corpo material, a alma ou se imaterial e um cordão que une aos dois e que pode ser visto nas sessões espiritas através dos médiuns.
Maçonaria
Sugere que Deus, o Grande Arquiteto, fundou a Franco-maçonaria, e que esta teve por patrões a Adão, os Patriarcas, os reis e filósofos de outrora. Inclusive Jesus Cristo é incluído na lista como Grande Mestre da Igreja Cristã.
Os maçons estão obrigados unicamente à observância da "lei moral" resumida praticamente nos princípios de "honra e honestidade" nos que " todos os homens estão de acordo". Esta "religião universal da Humanidade" que gradualmente elimina as acidentais divisões da humanidade devida a opiniões particulares "ou religiosas" , e aos "preconceitos" nacionais e sociais, deve ser o vínculo de união entre os homens na sociedade Maçônica, concebida como o modelo de associação humana em geral.
Igreja Universal do Reino de Deus
A Igreja Universal do Reino de Deus foi fundada por Edir Macedo no Brasil em 1977.
Antes de autoproclamar-se "bispo" Macedo trabalhou como caixeiro da loteria do estado do Rio de Janeiro. A igreja universal é similar a outros evangélicos pentecostais. Por exemplo acreditam na deidade de Jesus Cristo, a Trindade, a ressurreição corporal de Jesus Cristo e a salvação pela graça através da fé.
A doutrina central do "bispo" Macedo é a luta contra os demônios e a teologia da prosperidade. A Igreja Universal pratica a libertação de demônios nos fiéis. Em todos os seus templos se ora pela libertação de espíritos.
2006-10-28 18:40:49
·
answer #7
·
answered by Juliane M 2
·
0⤊
0⤋
O que é seita? Percebi pelas respostas de alguns que não sabem o que é isso. Testemunhas de Jeová, por exemplo, não é uma seita. Esse termo é usado de modo pejorativo simplesmente para que as pessoas tenham preconceito para com os membros desta religião.
à interessante que muitos judeus do primeiro século adotavam exatamente tal conceito sobre os seguidores de Jesus Cristo, especialmente sobre o apóstolo Paulo. Porque Paulo pregava com zelo as boas novas de Jesus Cristo, as autoridades judaicas acusaram Paulo de ser ‘uma peste e de atiçar sedições entre todos os judeus, por toda a terra habitada, e ser ponta-de-lança da seita dos nazarenos’. (Atos 24:5) Neste caso, a palavra “seita” é uma tradução da palavra grega haÃ‧re‧sis, que significa “uma escolha”, isto é, “a escolha duma opinião contrária à geralmente obtida”. Assim, uma “seita” é um grupo ou um conjunto de pessoas que decide seguir um proceder ou uma crença diferente do que é comumente aceito.
Os lÃderes religiosos judaicos achavam que a mensagem pregada por Paulo e seus co-cristãos era contrária e transtornadora. Assim, rotularam-nos de seita. Mas, estavam certos? Certamente que não, pois, se aceitássemos tal linha de raciocÃnio como sendo válida, então terÃamos de dizer que o cristianismo, segundo pregado por Jesus, o Nazareno, e pelo apóstolo Paulo, era uma seita!
Bem ao contrário, a BÃblia fala da “seita dos fariseus”, e da “seita dos saduceus”. (Atos 15: 5; 5:17) Por quê? Porque estes preferiram seguir um proceder ou uma crença diferente daquilo que a BÃblia ensina. Jesus indicou-lhes o seu erro, ao dizer: “Jeitosamente pondes de lado o mandamento de Deus, a fim de reterdes a vossa tradição. . . . Assim invalidastes a palavra de Deus pela vossa tradição.” (Marcos 7:9, 13) Embora julgassem praticar a religião estabelecida, centralista, eles constituÃam as seitas daqueles dias.
Por se apegarem rigidamente à s suas próprias idéias do que era correto, aqueles lÃderes religiosos autojustos rejeitaram Jesus. Por conseguinte, Jesus lhes disse: “à por isso que vos digo: O reino de Deus vos será tirado e será dado a uma nação que produza os seus frutos.” — Mateus 21:43.
Quem Constitui as Seitas Hoje em Dia?
Atualmente, o termo “seita” é usado livremente pelos escritores de temas religiosos, por crÃticos literários e outros, lançando-o como um bolo de lama contra quem quer que ofenda seu próprio tipo de sensibilidade religiosa. Mas será esta uma base sólida para se julgar? Antes, não seria melhor seguir a orientação provida por Jesus e examinar os “frutos” deles? Disse ele: “Pelos seus frutos os reconhecereis.” — Mateus 7:16.
Segundo este critério, muitos dos grupos e dos movimentos a respeito dos quais lemos podem, efetivamente, ser chamados de seitas. Em vez de produzirem “os frutos do espÃrito”, eles manifestam em abundância “as obras da carne”, que incluem a “fornicação, impureza, conduta desenfreada, idolatria, prática de espiritismo”, e outras. (Gálatas 5:19-24) Muitos deles podem ser corretamente considerados cultos, visto que idolatram certos lÃderes carismáticos e seguem os ensinos deles, em vez de a Palavra de Deus, a BÃblia.
Mas que dizer das chamadas religiões centralistas? Bem, será que apóiam as elevadas normas da BÃblia em questões de moral, ou têm suas próprias idéias sobre elas? (1 CorÃntios 6:9, 10) Amam uns aos outros, que Jesus disse ser o sinal dos verdadeiros discÃpulos, ou são influenciados pelo nacionalismo e pela polÃtica a matar-se uns aos outros em épocas de guerra? (João 13:35) Será que advogam a BÃblia como a Palavra inspirada de Deus, como fez Jesus, ou a rotulam de mito, e apóiam, em vez de a ela, a filosofias humanas e à teoria da evolução, que desonra a Deus? (João 17:17) Torna-se claro que, apesar de sua “respeitabilidade”, as chamadas religiões centralistas não são outra coisa senão falsas seitas, que fingem ser verdadeiramente cristãs.
O Que Você Deve fazer
O verdadeiro cristianismo não é uma seita, nem existe dividido. Se você pertence a uma igreja, então cabe-lhe examinar com cuidado o que sua igreja ensina, e quais os “frutos” que os membros dela produzem. Estão eles inteiramente baseados na BÃblia, e harmonizam-se com ela? Ou poderia acontecer que sua igreja também resolveu seguir um proceder diferente do que a BÃblia ensina, assim tornando-a uma seita? O diligente estudo da BÃblia é a única maneira de informar-se com certeza.
2006-10-28 19:04:50
·
answer #10
·
answered by ? 3
·
0⤊
2⤋