Creio que a Igreja Católica perdeu muitos fiéis , devido a ela própria. Há alguns anos, um católico só tinha a Bíblia em casa como enfeite, nunca se dando ao "trabalho" de lê-la. Quando do aparecimento mais forte das igrejas evangélicas, mostrando textos bíblicos que contradiziam nossos hábitos, as pessoas foram tomando conhecimento do que ali estava determinado por Jesus, como não fazer imagens dos seres espirituais, da importância do pagamento do dízimo, bem claro no livro de Malaquias, da necessidade real de se tomar conhecimento dos valores sagrados que foram passados por Jesus e que ali estão muito claros, eque vão além dos dez mandamentos, enfim, a leitura da Bíblia, hoje, é natural em muitos lares , o que não era há alguns anos.
Sou de família católica, mas conheço também as deformações que ela tem: a instituição da "Santa" Inquisição , da desobediência á vontade de Deus de que não se fizessem imagens de criaturas do céu , como anjos, santos, do próprio Jesus que sempre aparece como um coitado, chicoteado, sangrando, quando sabemos que ele está vivo , é ressurreto, para nossa esperança.
Ainda: a questão da Máfia italiana circular livremente pelo Vaticano , bem mostrado e jamais contestado pela própria Igreja Católica , no filme "O Poderoso Chefão" ; a pedofilia, que causou grande medo às famílias , que já não se sentem seguras de deixar seus meninos se confessarem , estarem muito próximos do sacerdote , enfim, foram tantos descaminhos, como a própria adoração do Papa , que é um simpes mortal como qualquer um de nós ... são tantas aberrações, que os católicos não sentiram mais estar num "porto seguro" dentro das igrejas, sempre fechadas, temendo os roubos de grandes riquezas que ali estão , sabe-se lá para quê , já que Jesus nunca lhes deu a menor importãncia, muitíssimo pelo contrário.
Tenho uma amiga que, após uma visita ao médico, com o diagnóstico de câncer, procurou , em desespero muito natural, uma igreja, um padre, com quem pudesse conversar, desabafar, chorar, e, em nenhuma das 6 em que entrou, encontrou um padre disponível a atendê-la , a conversar, a dar uma palavra de conforto a quem estava sofrendo as dores do mundo. E ela acabou entrando numa igreja evangélica, onde recebeu oração, a leitura de parte da Bíblia, a atenção de que precisava naquele momento , e acabou ficando lá, onde fora tão bem acolhida num momento tão difícil de sua vida.
Essa indisponibilidade da Igreja Católica é que tem afastado os católicos mais fiéis. e, assim, tanto no Brasil, como na Itália, berço do cristianismo, cresce assustadoramente o número de evangélicos , sendo a Itália recordista neste aumento , inclusive com pessoas solicitando que seus nomes sejam rtirados das listas de batismo, para que não mais entrassem nas estatísticas católicas apostólicas romanas.
Continuo freqüentando as missas, continuo católica, como a maioria de meus familiares, mas, se a própria Igreja não se voltar mais para esse povo cada vez mais sofrido, creio que a tendência será de um afastamento cada dia maior.
Que ela faça, de fato, a opção pelos menos favorecidos , pelos mais sofredores, e que seus representantes sejam sejam mais humanos - acho que não existem piores patrões que os religiosos! Trabalhei anos a fio em colégios católicos, e, aio sair, não me furtei a dizer à Madre Superiora que tamanha arrogãncia e desprezo pelos alunos bolsistas , menos favorecidos, enfraqueciam a fé de muitas e muitas famílias que ali mantinham seus filhos pagando mensalidades astronômicas, com professores e funcionários com salários beirando o ridículo.
Fica difícil defender...
Esteja na Paz do Senhor , e que se lute por uma "mudança de posturas e conceitos". Isto urge ! Há muito tempo!
2006-10-28 05:22:28
·
answer #2
·
answered by GORS 3
·
0⤊
0⤋