A maior parte do oxigênio produzido no planeta (90%) vem dos oceanos, produzido pelo fitoplâncton (algas microscópicas em suspensão no mar). Apenas 10% é produzido pelas plantas terrestres, principalmente, de florestas em regeneração.
Acontece que a Floresta Amazônica é uma floresta clímax, ou seja, atingiu o último estágio de sucessão, é madura. São as árvores em crescimento (florestas em regeneração) que produzem mais oxigênio, durante a fotossíntese.
Na Amazônia, o oxigênio produzido é consumido na própria floresta, a partir da decomposição da sua própria matéria orgânica.
Acontece que isso não tira a importância desta exuberante floresta. Se ela não é o "pulmão do mundo", ela é o ar condicionado, pois se for destruída, alteraria o clima global.
De igual importância é o gigantesco banco genético, dada a sua biodiversidade. Além das riquezas minerais, dos recursos hídricos, do potendial energético, etc, etc.
Essa região é tão rica, que se fosse racionalmente explorada, a renda daria para pagar a dívida externa em mais de 100 vezes. Ela não é um "santuário ecológico" e pode se desenvolver sustentavelmente.
Outra coisa, o solo amazônico não é fértil, pois a floresta sobrevive da reciclagem da sua matéria orgânica. De nada adianta derrubá-la, pois a produtividade será baixa.
A exploração dessa floresta só será viável a partir de um zoneamento ecológico-econômico. Como ela não é homogênea, delimitam-se zonas econômicas de acordo com as características ambientais e sua vocação econômica.
Assim teremos áreas que devam ficar intactas; áreas de pesca; áreas extrativistas (castanha, látex, madeira, etc.); áreas de cultivo; áreas indígenas; etc.
No zoneamento se estabelece para cada zona, as atividades permitidas, toleradas e proibidas.
Por que até hoje nunca fizeram isso?
2006-10-27 12:57:31
·
answer #1
·
answered by brother - s@n 2
·
1⤊
0⤋
Por mais incrível que pareça, não.
As algas marinhas fotossintetizantes tem um papel mais importante do que a Amazônia na renovação do nosso ar.
Respira fundo porque...Eu sou Beakman...
E você acaba de entrar no Mundo de Beakman!
2006-10-27 12:02:55
·
answer #2
·
answered by Beakman 3
·
2⤊
0⤋
As algas marinhas produzem mais oxigênio.
A Amazônia se permitirem, vai continuar sendo o local de armazenamento.
Enquanto isso vamos respirar melhor enquanto a Amazônia existe e fica pertinho de nós.
Se não for o PULMÂO DO MUNDO É DO BRASIL!
2006-10-28 11:03:10
·
answer #3
·
answered by LionRio 7
·
1⤊
0⤋
Nao.
2014-05-23 14:27:54
·
answer #4
·
answered by Mary 7
·
0⤊
0⤋
Não. Não no sentido de capturar carbono e liberar oxigênio para o planeta. A ciência tem demonstrado que devido a idade média da floresta, a captura de carbono está próximo à quantidade espelida pela mesma. Mas a floresta amazônica tem uma importância eco-ambiental muito maior: a manutenção das condições climáticas (chuva, temperatura, ventos,etc) para o planeta terra em níveis ideiais para a sobrevivência humana. Além do patrimônio genético incomensurável, a biodiversidade e a reserva do maior banco hidrico do mundo.
2006-10-30 22:50:30
·
answer #5
·
answered by pxmartins 2
·
0⤊
0⤋
É fácil raciocinar sobre o tema.
As florestas típicas como a da amazônia, são florestas constituidas de espécies vegetais(árvores,etc..)em estado de clímax - isto é estado maduro - estado de um senhor de bastante idade por exemplo.
Dai praticamente todo ooxigênio produzido através da fotossíntese das árvores é necessário para sua respiração e assim sucessivamente o tempo todo. Somente as árvores em estagio de crescimento produzem mais oxigênio do que precisam para respirar, entendeu?
Quanto a necessidade de sobrevida da floresta amazônica, isot é outra coisa. Imagine derrubar a floresta amazônica -cortar suas árvores; Teríamos em primeira mão a Insolação sobre o solo e consequente mortandade dos microorganismos que mantêm o solo vivo pela respiração dos poros feitos por esses organismos. Dai teríamos em seguida o arrastamento da superfície dos solos através dos ventos para ois cursos dágua e empoblecimento desses solos e assoreamento dos rios,etc...
Teríamos o DESABRIGO da fauna e consequente exltermínio da maioria das espécies ali vivente.Dá pra imaginar tudo de ruim.
As águas contaminadas por sua vez matariam as espécies aquáticas responsáveis pela maioria do processo de fabrico do oxigênio no planeta, etccc.
2006-10-29 12:59:43
·
answer #6
·
answered by Ambiental 5
·
0⤊
0⤋
Não.
A Floresta Amazônica é uma floresta já "madura" e a quantidade de oxigênio produzida é a mesma da consumida, apesar de haver muitas árvores.
Entretanto há um enorme reservatório de carbono na biomassa da floresta que se desmatada/queimada aumentará muito a quantidade de carbono na atmosfera acentuando o efeito estufa.
O verdadeiro pulmão do mundo é o fitoplâncton dos oceanos.
2006-10-28 13:07:53
·
answer #7
·
answered by Du 3
·
0⤊
0⤋
definitivamente ela NÃO eh o pulmão do mundo...pois quase 100% do oxigênio q ela produz ela tb consome, ela eh o q chamamos floresta em clímax, ou seja, consome tudo o q produz...
O verdadeiro pulmão do mundo são as algas marinhas q consomem uma pequena parcela do que produzem,sobrando oxigênio pra gente...
Espero ter te ajudado...
2006-10-27 12:58:11
·
answer #8
·
answered by Mel 2
·
0⤊
0⤋
Se for em relação a renovação de oxigênio, não é a Amazônia mas sim as algas cianofícias. Em relação a biodiversidade sim ela merece destaque, entretanto em toda a linha do equador existem florestas semelhantes a amazônica como a de Papua Nova Guiné.
2006-10-27 12:16:20
·
answer #9
·
answered by aznegrao 3
·
0⤊
0⤋
Existi essa palavra "naum" em qual dicionário?
2006-10-27 12:02:38
·
answer #10
·
answered by Rodrigo 3
·
0⤊
0⤋