Grandes empresas como a Aracruz se gabam de reflorestar tudo o que consomem. O que todos se esquecem é que eles usam principalmente o eucalipto para isso. Desmatam a vegetação nativa e plantam eucalipto no lugar. Assim podem aumentar sua área de cultivo e ainda dizerem que estão reflorestando.
Usam o eucalipto pois cresce rápido e está pronto para ser cortado e usado em pouco tempo.
Já lí que essa espécie, por não ser nativa do Brasil acaba prejudicando o solo onde está plantada. Nosso solo não possui microorganismos que decomponham suas folhas; elas vão se depositando e por não se decomporem, soltam um óleo que envenena a terra, além de consumirem toda a água do solo e deixarem a terra seca. Ou seja, envenenam e secam o lugar onde estão.
Será que a Governadora sabe disso ? Escrevam p ela...
Abraços
2006-10-29 17:12:34
·
answer #1
·
answered by Rodrigo_primeiro 2
·
0⤊
0⤋
Sim.....Com equilibrio...Disciplina......Bonsenso
2006-10-29 21:08:47
·
answer #2
·
answered by professor_dam_eletronica 1
·
0⤊
0⤋
E acho que reflorestar e importante. Só que temos que reflorestar com as plantas típicas de cada região.
O Pinos e o Eucalipto trazem prejuízos ao solo e as nascentes. São plantas que sugam toda agua do solo pois possuem crescimento muito rapido.
2006-10-28 18:38:29
·
answer #3
·
answered by val_ev_gui 6
·
0⤊
0⤋
ela É LOUCA!
primeira coisa, monoculturas seja lá do que forem, JAMAIS constituirão um reflorestamento (tampouco culturas exóticas como o Pinus e o Eucaliptus que são extremamente competitivas por esalarem substâncias que restringem o crescimento d eoutras plantas)
reflorestamento é um processo complicado que envolve diversos estágios de sucessão ecológica!
eu se fosse a Yeda, investiria em biotecnologia, não são poucos os com árvores pioneiras, e sua influência na recuperação de áreas degradas, que são realizados no país, até mesmo no RS!
ora, cria-se uma forma benéfica de reflorestamento que poderia ser explorado passivamente com apicultura, por exemplo, ou favorecimento d eespécies frutíferas nativas que estão cada vez mais cobiçadas no mercado exterior...
explorem as propriedades da pitanga, do araçá, da goiaba etantas outras frutas que podem trazer benefícios econômicos sem agredir o ambiente
o prblema é que os políticos não estão preparados pra lkidar com a questão ambiental e desenvolvimento sustentável, e acho melhor se prepararem, pq se perdermos as nossas riquezas naturais e biológicas, meus amigos, perdemos tudo que poderia impulsionar a biotecnologia, perdemos o pólo biotecniológico que o Brasil poderia se tornar...
ou seja eles são BURROS! custa pensar um pouco? explorar nossos recursos de forma sustentável impulsionará a economia mais do que a agropecuária...
n podemos ser a horta do mundo para sempre! temos mais substâncias químicas de desconhecidas utilidades na amazônia do que em qlqr lugar, e o que fazemos? damos concessões aos estrangeiros de explorá-las no nosso lugar
é o fim!
perdemos a menina dos olhos da nova economia!
o futuro está na questão biológica e desenvolvimento sustentável e tudo que fizemos foi entregar nosso seguro de estabilidade futura na mão de terceiros
sim isso é uma crítica política tb!
2006-10-28 00:30:19
·
answer #4
·
answered by Frajola 2
·
0⤊
0⤋
Está errada. Uma floresta de eucaliptos empobrece o solo e suga toda a água. Se ela quiser recompor o ambiente, que faça com plantas nativas.
Estive Pensando - http://estivepensando.phpnet.us
2006-10-27 19:04:40
·
answer #5
·
answered by Hypatia 6
·
0⤊
0⤋
o reflorestamento deve ser feito com arvores de cada região.pode até plantar pinus e eucalíptos mas não destruir a mata nativa.
2006-10-27 17:40:14
·
answer #6
·
answered by OSVALDO Scachorrao 5
·
0⤊
0⤋
Nas áreas de florestamento para ser usado na industria em funçao de seu crescimento rápido e corte para industria é melhor do que tirar uma mata nativa para fazer a mesma coisa, usar a madira para a industria. Essa forma me parece racional.
2006-10-27 15:56:24
·
answer #7
·
answered by HEPATOCHÊ - Grupo de Apôio a Por 4
·
0⤊
0⤋
Com certeza ela não tem conhecimento técnico científico a respeito, para propor uma barbaridade desta.
Por isso que é importante uma opinião de especialista para esta ou qualquer providencia que possa ser tomada em qualquer área.
O Pinus e o eucalipto não têm a mesma peculiaridade que árvores nativas tem e portanto tanto a flora como a fauna sofrerão as conseqüências.
Mas como todo político gosta de meter o bedelho em tudo e praticamente em tudo faz besteiras não é de se duvidar que ela realmente fará tal asneira.
2006-10-27 15:43:48
·
answer #8
·
answered by rauni 1
·
0⤊
0⤋
Estes dois tipos de planta, só servem para dar sombra ou ser utilizada na industria, como carvão ou mat. prima para móveis. Outro ponto negativo é que os animais e aves nativos da região nunca irão habitar estas plantações pois estas arvores não dão frutos para alimentação de animais.
O correto seria inserir as plantas nativas da região, num trabalho lento, mas de qualidade. A médio prazo, kjá seria possivel observar o quanto bom seria para a região este refloretamento.
2006-10-27 15:26:52
·
answer #9
·
answered by Dony PVTC 3
·
0⤊
0⤋
Para começar seria bom, porém logo após deveria ser complementado com as espécies nativas.
2006-10-27 15:25:06
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋