Caro Carlos,
respondendo sua pergunta: Sim. Mas antes de continuar a responder, gostaria de esclarecer. Tudo que você vê a sua volta, (prédios, construções, rodovias, jardins, animais etc...) são uma, digamos, cópia mal feita do plano espiritual. O corpo que temos hoje é apenas uma vestimenta para seu espírito. Pense assim: todo dia você sai para trabalhar ou estudar, e muitas vezes ao chegar em casa toma um banho e veste uma roupa limpa, não é? Pois bem, assim funciona a grosso modo com nosso espírito no caminho da evolução.
A reencarnação é fato em várias religiões, na verdade a maioria delas espalhadas pelo mundo. Porém, como vivemos sob jugo da igreja católica que congrega quase a maioria da população, isto é descartado pelos cânones eclesiásticos. Isto foi sempre assim? Não.
Até por volta de 1500, a bíblia como hoje conhecemos era diferente. Havia passagens e citações claras sobre a continuidade da vida após a chamada morte, e o retorno do espírito a terra para novas reencarnações de depuração e aprendizado. Porém isto não convinha a igreja católica, já que neste tempo uma grande fonte de renda e acumulação de riquezas eram as indulgências (pagamentos vultuosos feitos a igreja pelos ricos e nobres como forma de garantir um lugar no céu). Ora, se o espírito teria necessariamente que aqui retornar para expurgar seus erros ( o Karma do budismo por exemplo) e evoluir, não fazia sentido que tivesse que pagar por algo que não teria direito. Sem dúvida, esta foi a grande reclamação de Martinho Lutero na Alemanha. Ele como membro da igreja e contrário a este tipo de engodo, chegou a enviar carta ao Papa Leão X. Por isso foi sumariamente excomungado da igreja, o que levou dessa cissão a surgir o protestantismo (de protesto mesmo), que hoje em inumeras ramificações originou os evangélicos. (Veja que contra-senso: muitos evangélicos desconhecendo suas origens, são contra a reencarnação pelos mesmos motivos da igreja católica lá atrás; o imediatismo da necessidade de salvação, que ajuda a encher os cofres das igrejas.)
Diante deste fato a Igreja com apoio do Imperador de Roma, Carlos V, convocou então o Concílio de Trento, onde foram condenadas com anátemas todas as teses reformistas dos protestantes a cerca da fé católica, seus sacramentos e indulgências. Neste período negro da idade média, a igreja católica proibiu o acesso à bíblia sagrada por parte do clero e mesmo aos seus membros mais subalternos. Quem fosse encontrado com uma bíblia poderia ser sumariamente executado. Porque? Por que a igreja precisava reformular a bíblia de acordo com seus interesses e assim foi feito. Durante muitos séculos em que a bíblia esteve sobre o controle exclusivo da Igreja, ela suprimiu várias passagens e citações que deixavam claro sobre a pluralidade da existência, o ciclo cármico da vida e etc... apagando todos os vestígios da espiritualidade intriseca na mensagem de Yeshua Ben Yozepet, conhecido no mundo ocidental como Jesus.
Esclarecendo estes fatos, vamos a parte final de sua pergunta. Porque a reencarnação é algo mais consistente que uma única vida? Considerando que somos todos filhos do mesmo divino e único Deus, e que ele é infálivel, como explicar que uns nascem em berço de ouro, com todas oportunidades de uma vida digna prontas e outros nascem em guetos, favelas e com todas as oportunidades para o crime e a maldade? Como explicar VOCÊ, que nasceu perfeito (eu pressumo) e outros nascem coxos, deficientes, cegos, surdos etc...? Isto só se explica pelas leis de Causa e Efeito, que Jesus muitas vezes comentou. Quando começamos nossa escalada evolutiva, todos partimos do mesmo ponto, com igualdade de condições, e dotados do livre-arbítrio para utilizarmos de acordo com nossa consciência. Uns utilizam adequadamente e outros não. Por exemplo, um indíviduo que em uma discussão atacou e causou danos a outro, como exemplo a cegueira, posteriormente precisará retornar a terra onde padecerá do mesmo mal, como forma de conscientização, expurgo de seu débito passado e consequente processo evolutivo. Este processo vai se repetindo sucessivamente até que o espírito atinja um grau de maturidade e desenvolvimento que não precise mais reencarnar, passando a atuar e viver apenas na espiritualidade.
Considerando que a reencarnação seja um fato (o qual você não é obrigado a acreditar), e que o espírito aqui retorna várias vezes, entre uma reencarnação e outra onde ele vive e o faz?
Jesus disse certa vez: "Há muitas moradas na casa de meu Pai..." e de fato existem. De acordo com o grau de evolução do espírito, ao desencarnar ele passa a habitar regiões no espaço que se harmonizem com seu padrão vibrátorio. A região mais próxima da terra é conhecida entre outros nomes como "Umbral". Nesta região se concentram os espíritos dos assassinos, pervertidos de toda ordem, suicidas, fascínoras, etc, ou seja, espíritos desequilibrados e com forte tendência a prática do mal. É um local muito feio, parecendo um pântano mal cheiroso, com pouca vegetação, composta basicamente de árvores retorcidas, pouca iluminação, praticamente uma penumbra como se o sol vivesse constantemente encoberto por densas nuvens e algumas pseudocidades decrépitas. Mais acima, começam as cidades espirituais propriamente ditas. Os espíritos que passaram pela terra e evoluiram o mínimo necessário vão para estas cidades. Lá tudo é diferente. Vê-se belos jardins, construções magníficas, ruas, casas, transportes etc... tudo muito organizado político e socialmente, com ministérios como comunicação e reencarnação. Enfim, diante da vida na terra com tantas injustiças e misérias, um verdadeiro paraíso. Por isso disse no início que o vemos aqui é uma cópia mal feita das coisas que existem no plano espriritual. Tudo que temos aqui, foi digamos "inventado" por espíritos mais evoluídos no sentido de trazer aprimoramento e uma tentativa de copiarmos o plano.
Finalizando, te digo que a morte não é algo a ser temido, pelo contrário, ela pode ser algo muito bom. Seja uma pessoa boa, não prejudique ninguém, aja corretamente, procure ser uma pessoa melhor a cada dia, ajude a quem necessita e com certeza, ao passar para "lá", encontrará uma bela morada, em companhia dos seus parentes e amigos mais afetos, renovando as energias e se aprimorando para novas jornadas de aprendizado e evoluçao aqui na terra.
Desculpe se a resposta foi muito longa, mas tive o objetivo de te trazer um quadro claro e tranquilo da espiritualidade. Te desejo muito sucesso e boas realizações.
Abraços, Moran.
2006-10-27 08:02:09
·
answer #1
·
answered by Moran 5
·
0⤊
1⤋