Definição
Lupus eritematoso sistêmico é uma doença auto-imune de caráter sistêmico e inflamatório com produção de anticorpos contra o próprio organismo. Há formação de imunocomplexos antígeno anticorpo. Dentre eles, os mais importantes são os antígenos nucleares. Formam-se portanto, anticorpos antiDNA, antiSm, AntiRNP ( ribonucleoproteína), anti-histona.
Outros anticorpos importantes:
Anti-plaquetas
Antilinfócitos
Anti-endotélio.
Estes causam respectivamente plaquetopenia, linfopenia e vasculites.
Anti-heparina-sulfato e anti-colágeno tipo IV( membrana basal).
Presença de anti-histona ocorre na síndrome "lupus-like" - que é provocada por medicamentos como a hidralazina ( hidroclorotiazina - diurético), procainamída.
No lupus, as manifestação mais graves que levam a óbito são mais devidas a sepse. Mas também pode ser por insuf.renal ou afecção do SNC. Ocorre na população em geral na proporção de 40:100000 hab. Predomina no sexo feminino 9:1, na idade fértil.
Já na adolescência e idosos, a proporção mulher/homem cai pra 2:1.
Uma mulher qualquer com síndrome nefrótica tem 16% de chance de ser lupus.
Diagnóstico
Para confirmação e fechamento do diagnóstico há necessidade de pelo menos 4 critérios ( clinico/laboratorial).
Rash malar - Lesão com aspecto de asa de borbelta na face
Rash discóide - Região do couro cabeludo perde cabelo ( uma rodela)
Fotossensibilidade - Não pode sair no sol que aparece um monte de lesão na superfície da pele
Alteração neurológicas (disfunção cognitiva)
Úlcera oral
EAS - Proteinúria persistente .0,5g/dia ou cilindros celulares
Anemia, leuco e/ou plaquetopenia (<100.000)
Artralgia - dores articulares - joelho, tornozelo, cotovelo, ombro - pode ter atrite tb
Detecção imunológica do sangue - Anti-DNA, anti-Sm, VDRL falso positivo, antinuclear ( FAN)
Pericardite, pleurite
O indivíduo com FAN negativo ( não reativo) praticamente se afasta lupus, pois é um dos mais sensíveis, apesar de não muito específico para lupus.O AntiDNA e antiSm são mais difíceis de encontrar no sangue, mas são altamente específicos para lupus.
Dentre as manifestação,as dérmicas e a artralgia são as mais comuns.
Sintomas mais comuns nos pacientes de LES:
- artralgia - 95%
- febre - 90%
- artrite - 90%
- manchas de pele - 74%
- anemia - 71%
- problemas renais - 50%
- dores no peito - 45%
- "asa borboleta" - 42% (foto abaixo)
- fotossensibilidade - 30%
- perda de cabelo - 27%
- síndrome Raynaud - 17%
- distúrbios psíquicos - 15%
- feridinhas na boca e nariz - 12%.
Outras manifestações:
Miosite/miopatia, deformidades nas mãos, alopecia, esplenomegalia, linfadenomegalia, psicose, convulsões, cefaléia, pleurisia, miocardite, endocardite de Libman e Sachs, derrame pleural, diarréia, náuseas, anorexia, trombose venosa, aborto na gravidez.
A anemia é normocítica normocrômica pela doença crônica, onde os depósitos de ferro estão cheios e há disfuncão da transferrina para transporte do ferro para hematopoiese. A anemia também é hemolítica, pois há anticorpos colados nas hemáticas. Há reação de Coombs positiva.Essa anemia responde bem a corticóides. Se não, responde bem a esplenectomia.
Nefrite lúpica
Refere-se às alterações que ocorrem nos rins (inflamação) com o progredir da doença
Na biópsia, sempre vê depósitos nos glomérulos. Esses depósitos são imunocomplexos ( com IgG, IgM, IgA etc.)depositados nos glomérulos.
Esses imunocomplexos desencadeam uma reação inflamatória com ativação do complemento, liberação de mediadores químicos a infiltração de linfócitos, monócitos.
Sinais de nefrite lúpica - proteinúria, hematúria, cilindros hemáticos no EAS.
Na dosagem do complemento sérico, o C3,C4 e CH50 vão estar baixos.
Obs.: o paciente pode ter nefrite como manifestação inicial do LES, antes daquele sintomas clássicos.
Classificação da biópsia renal pela OMS:
I - normal
IIa - depósitos mesangiais (de IgG/C3)
IIb - além dos depósitos, tem hipercelularidade do mesangio. Aparece hematúria e proteinúria discreta.
III - Glomerulonefrite proliferativa segmentar focal - depósito de Imunocomplexo nas regiões subendoteliais e mesangiais (no M.E.)
IV - Glomerulonefrite difusa ( mais grave, e uma das mais freq.) - há depósitos de I.C. nas regiões subendotelial, subepitelial e mesangial.
V - " membranosa
A biópsia é necessária para o tratamento, e para analisar o prognóstico
Prognóstico e tratamento
Classe I e II => prognóstico muito bom. Tratar apenas o lupus, não a nefrite
Classe III =>Corticoterapia* . Tem chance de evoluir para insufi. renal crônica terminal ( IRC)
Classe IV => É a mais temida. Tem o pior prognóstico e altas chances de evoluir para IRC
Classe V =>Corticoterapia* . Tem chance de evoluir para insufi. renal crônica terminal ( IRC). Tem o prognostico melhor que a classe IV.
Tratamento do lupus - É uma doença incurável. Deve ser apenas controlado com anti-inflamatórios não esteróides ( AINES), como os salicilatos.As manifestação articulares e dérmicas pode ser controlada com antimaláricos, como a hidroxicloroquina 400 mg.
Tratamento da nefrite lúpica - classe III => corticóides em dose baixa - prednisona ( meticortem) - 0,5 mg até 1 /Kg/dia. Controlar a funçõa renal periodicamente
Tratamento classe IV e classe III evoluindo mal com perda da função renal progressivamente => Tratamento agressivo com pulsoterapia com ciclofosfamida I.V. 0,75 a 1g/m²/mês por 6 meses consecutivos e depois doses trimestrais. Associado a prednisona 0,5 mg/kg/dia em dias alternados
Cuidado com a ciclofosfamida, pois pode dar leucopenia, amenorréia persistente, anovulação e esterelidade. Estes problemas podem ser resolvidos com a substituiçõa pela azatioprina. A nefrite lúpica com formaçào de crescentes celulares ( glomerulonefrite rapidamente progressiva tipo II) indica pior prognóstico e evolução rápida para IRC terminal.
2006-10-27 03:57:32
·
answer #1
·
answered by doutoradodoi 5
·
0⤊
0⤋
O Lupus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença crônica de causa desconhecida, onde acontecem alterações fundamentais no sistema imunológico da pessoa.
O lupus é uma doença inflamatória, não é uma doença infecciosa nem cancerosa.
2006-10-27 10:58:43
·
answer #2
·
answered by Elaine Cristina 5
·
1⤊
0⤋
O lupus faz parte de uma area da medicina chamada reumatologia, mas não é uma artrite/reumatismo, é uma colagenose (doença que causa inflamação de tecidos ricos em colágeno presentes em todo o organismo)
O lupus eritematoso sistemico é uma doença auto-imune, ou seja, o proprio organismo da pessoa não se sabe bem ao certo pq começa a produzir anticorpos contra diversos orgaos e tecidos do seu organismo. É como se o organismo não soubesse mais a diferença entre o que é estranho (bacterias, virus, etc) e o que faz parte dele, atacando suas proprias celulas.
Basicamento são atacadas pele, articulações, rins, pulmão, coração, cerebro, celulas sanguineas.
Geralmente a doença atingem mulheres entre 15 e 45 anos, com predominio sobre os negros.
As formas mais leves se manifestam com cansaço, febre, dores nas articulações, dores musculares e manchas na pele (principalmente uma mancha na face com aspecto de asa de borboleta).
Formas mais graves ainda podem ter lesão dos rins com exame de urina alterado, acumulo de liquido na membrana que reveste o pulmão (derrame pleural), acumulo de liquido na membrana que reveste o coração (derrame pericardico), alteração da personalidade, depressão, anemia por destruição da hemacias pelos anticorpos, diminuição das plaquetas e celulas de defesa tambem por destruição.
O tratamento depende da gravidade da doença.
No lupus que atinge apenas a pele o tratamento é feito com cremes e a pessoa é acompanhada para saber se vai desenvolver uma forma mais grave da doença com o tempo.
As formas mais leves são tratadas com anti-inflamatorios e corticoides em doses baixas.
As formas graves, por apresentarem risco de vida, são tratadas agressivamente com medicamentos imunossupressores, geralmente corticoides em altas doses. O uso dos corticoides por longos periodos traz uma serie de problemas como osteoporose, diabetes, pressão alta, aumento de peso, etc, por isso quando a doença melhora as doses são reduzidas e é possivel tentar a troca dele por outro medicamento.
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?277
http://www.lupusonline.com.br/lupus.asp
2006-10-27 18:19:11
·
answer #3
·
answered by li_ctba 3
·
0⤊
0⤋
Não se preocupe. Dê uma olhadinha neste site. Está bem resumido e claro. Eu trouxe até algumas das informações que podem lhe ser úteis:
Lúpus é uma doença que ataca o sistema de defesa do organismo (Sistema imunitário). O lúpus é supostamente autoimune, ou seja, é desencadeado pelo próprio corpo e pode se manifestar em qualquer fase da vida. A maioria dos portadores é formada por mulheres, aparecendo a doença tipicamente durante os anos férteis das mesmas (da 1ª menstruação à menopausa).
Existe um estudo realizado pela Marinha americana, que correlaciona o vírus do herpes como um possível agente causador do Lupus. Caso isso seja comprovado, representará uma forte esperança em se encontrar tratamentos mais eficazes no tratamento, por se conhecer o agente causador do problema, aja vista que hoje as causas são desconhecidas e são tratadas apenas suas sintomatologias.
Não é uma doença contagiosa, infecciosa ou maligna. A maioria dos casos de LES ocorre esporadicamente, indicando que fatores genéticos e ambientais tem um papel importante na doença.
O Lupus varia enormemente de um paciente para outro, de casos simples que exigem intervenções médicas mínimas, à casos significativos com danos à órgãos vitais como pulmão, coração, rim e cérebro. A doença é caracterizada por períodos de atividade intercaladas por períodos de remissão que podem durar semanas, meses ou anos. Alguns pacientes nunca desenvolvem complicações severas.
2006-10-27 12:01:30
·
answer #4
·
answered by nic 4
·
0⤊
0⤋
http://www.lupusonline.com.br/lupus.asp
esse site tem tudo sobre a doença, infelizmente é uma doença triste que vai acabando com as pessoas aos poucos...
ainda não existe cura, e apenas um tipo de medicamento, que dá osteoporose e diabetes, mais leia esse site q voce vai entende bem a doença...
2006-10-27 11:21:23
·
answer #5
·
answered by nay 1
·
0⤊
0⤋
O lupus é uma doença inflamatória, não é uma doença infecciosa nem cancerosa.
à uma doença que pode atingir vários órgãos.
à uma doença crónica, quer dizer que não tem cura. Como tantas outras.
Ser doença crónica não significa que a doença esteja sempre activa, quer dizer sempre a provocar sintomas ao doente. Não! De facto, a doença pode ter perÃodos de forte agravamento, assim como perÃodos mais ou menos longos de acalmia e, portanto, ausência de sintomas da doença.
à uma doença autoimune. Que quer isto dizer?
- Todos nós temos um sistema imunológico, que é um conjunto de células (glóbulos brancos e outras) e de anticorpos que têm, entre outras funções, de responder aos agentes infecciosos invasores e, também, contra eventuais cancros que possam estar a “nascer” no organismo. O sistema imunológico poderá ser visto como um exército, mas é, sem duvida, muito mais!
2006-10-27 10:58:49
·
answer #6
·
answered by dralliun 5
·
0⤊
0⤋
Lupus é uma doença sistêmica que pode ocorrer de diversas formas. Procure na Internet. existem vários sites à respeito do assunto. Inclusive no orkut, comunidades de portadores desta efermidade.
2006-10-27 10:57:53
·
answer #7
·
answered by L.C.P. 3
·
0⤊
0⤋
Olá,
Lúpus é uma inflamação crônica da pele, caracterizada por ulcerações ou manchas, conforme o tipo específico.
Beijos
2006-10-27 11:06:28
·
answer #8
·
answered by J S 4
·
0⤊
1⤋
Lupus não é fatal, é tipo um reumatismo/artrite cronica, fique tranquila, dói bastante mas tem tratamento.
2006-10-27 10:57:06
·
answer #9
·
answered by gatofelix2000009 6
·
0⤊
2⤋