"Na última semana, foi destaque na mídia nacional e internacional a descoberta de pesquisadores americanos sobre a origem do HIV, vírus transmissor da AIDS. Segundo estudo publicado na revista Science, o ponto de partida para que o vírus chegasse aos humanos foi uma população de chimpanzés isolada em Camarões, na África. Estudadas por pesquisadores do Alabama, as fezes dos animais apresentaram o subtipo 1 do HIV, aquele que, hoje, mais se espalha pelo mundo. Embora a comunidade científica já soubesse que o HIV estava intimamente relacionado ao SIV (a versão símia do vírus), ainda não havia meios técnicos de detectar qual população selvagem abrigava o vírus.
Não demorou muito para começarem as especulações e teorias querendo explicar aquilo que nenhum cientista ainda sabe ao certo: afinal, como o vírus foi transmitido do macaco para o homem? Este estudo, porém, sustenta outras pesquisas indicando que o hábito de populações africanas em consumir carne de chimpanzés, gorilas e outros grandes macacos, talvez tenha sido o responsável pelo contágio. Teoria aceita pela maioria dos cientistas como explicação possível para que o vírus trafegue entre as duas espécies.
Segundo os estudiosos do Alabama, como o reservatório de SIV ainda existe tanto em Camarões como em populações de chimpanzés de outros países africanos, o consumo de carne símia aumenta bastante o risco do surgimento de novas variantes do vírus da Aids capazes de infectar humanos. O HIV-1, por exemplo, já trafegou três vezes de chimpanzés para humanos. Já o HIV-2 veio de macacos mangabei (Cercocebus atys) mais de uma vez. Os cientistas acreditam que, à medida que mais populações de chimpanzés forem sondadas, pode-se ter pistas sobre como o HIV ganhou a capacidade de infectar humanos. Tanto é que o próximo passo da pesquisa é determinar quais mutações se acumularam quando ele ainda estava no hospedeiro original e o que essas mudanças significam em termos patológicos. Clique para conferir o estudo publicado na revista "Science".
O coordenador de Estudos e Vacinas Anti-HIV e professor da disciplina de Infectologia da Unifesp (Universidade Federal do Estado de São Paulo), Ricardo Palacios, acredita que, do ponto de vista prático, para a Medicina, saber que foram os chimpanzés que transmitiram o vírus HIV para os humanos pode se traduzir, sim, em avanços na luta contra a doença. Ele ressalta que um dos aspectos mais interessantes da descoberta de um vírus de imunodeficiência simiana, precursor do vírus de imunodeficiência humana, é evidenciar como os chimpanzés convivem com ele sem que constitua uma epidemia que dizime sua população, como a AIDS faz nos seres humanos. "O estudo da resposta imunológica bem sucedida dos chimpanzés perante ao SIV pode dar a chave sobre qual é o fator que permitiria que o sistema imunológico dos humanos também controlasse o HIV", acrescenta..."
"Já se sabia que o HIV estava intimamente relacionado ao SIV (a versão símia do vírus) mas ainda não havia meios técnicos de detectar qual população selvagem abrigava o vírus.
"Os chimpanzés são reclusos, evitam contato com humanos e são uma espécie ameaçada sob proteção", disse à Folha Brandon Keele, da Universidade do Alabama, autor principal do estudo que descreve a descoberta. "Por causa disso, tivemos de desenvolver uma técnica totalmente não-invasiva, o que durou sete anos."
O trabalho de Keele e colegas, publicado on-line na revista "Science"
(www.sciencexpress.org), não deve trazer conseqüências imediatas para o desenvolvimento de vacinas e antivirais, mas é de importância vital para compreender a biologia do HIV.
"É uma peça que faltava no quebra-cabeça", diz Paolo Zanotto, especialista em evolução viral do Instituto de Ciências Biomédicas da USP. "Agora podemos entender quanto da diversidade do vírus se deve ao contato dele com humanos e quanto dela já existia nos chimpanzés", afirmou.
Com análises genéticas mais refinadas, os pesquisadores conseguiram ainda distinguir as origens de duas variantes do vírus, uma pandêmica e outra que só existe em partes da África. Cada uma delas infectava populações diferentes de chimpanzés dentro de Camarões."
2006-10-27 06:06:43
·
answer #1
·
answered by nic 4
·
0⤊
0⤋