English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

no antigo testamentos tem uma passagem biblica que condena uma série de alimento tipo camarão, caranguejo, carne de porco... até hoje os adventistas por exemplo não come, mas me parece q no novo testamento Jesus baniu essa proibição afirmando q Deus purificou todos os animais e q portanto não existia comidas impuras, sendo liberado todas as comidas a seus seguidores. Estou querendo saber é qual livro eu posso encontrar essa passagem biblica onde é liberado os alimentos? agradeço a ajuda!

2006-10-27 01:37:46 · 8 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

8 respostas

I Timóteo 4:4

"Pois todas as coisas criadas por Deus são boas, e nada deve ser rejeitado se é recebido com ações de graça."

EXPLICAÇÃO:
Paulo neste contexto, advertiu sobre as doutrinas demoníacas. Doutrinas que proibiam ao casamento e comer alimentos bons que Deus criou. Aquilo que Deus determina que é para o nosso bem, não pode ser condenado por outras doutrinas pagãs. Portanto, neste contexto, todas as coisas boas que Deus criou, como o casamento e os alimentos saudáveis não devem ser proibidos aos cristãos sinceros.
Pensar que nada deve ser rejeitado no sentido amplo, seria abrir um precedente que tudo pode servir como alimento, como o Rato, Corvo, o Sapo, etc., o que seria um absurdo e não estaria em harmonia com os ensinamentos bíblicos.
Tudo o que Deus nos oferece dentro dos padrões que a Bíblia estabelece, é bom e deve ser recebido com ações de graça, mas o que não está de acordo com os padrões da Bíblia, isto deve ser rejeitado.

Atos 10:12-15

"No qual havia de todos os quadrúpedes e répteis da terra e aves do céu. E uma voz lhe disse: Levanta-te Pedro, mata e come. Mas Pedro respondeu: De modo nenhum Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda. Pela segunda vez lhe falou a voz: Não chames tu comum ao que Deus purificou. Sucedeu isto por três vezes; e logo foi isto recolhido aos céus."

EXPLICAÇÃO:

O contexto apresenta ser esta uma visão simbólica para representar que todas as nações e raças são iguais perante Deus, e que os preconceitos entre judeus e gentios deveriam ser derrubados. Pedro ficou perplexo com aquela visão, e enquanto pensava, foi procurado por alguns homens enviados por Cornélio, que no decorrer da história do capítulo 10 de Atos verso 28 traz a razão da visão: "Vós bem sabeis, (disse Pedro) que não é lícito a um judeu ajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros, mas Deus mostrou-me que a nenhum homem devo chamar comum ou imundo." Note que o próprio Pedro, diz o que queria dizer a visão, ele mesmo dá sua interpretação que não se refere a uma sanção divina para comer alimentos imundos, mas sim, que todos os povos, nações e pessoas, são iguais diante de Deus indistintamente de suas raças. Vale salientar também que no texto referido, Pedro diz que nunca comeu alimentos imundos, note que ele conviveu com Jesus por mais de três anos e meio, e um discípulo faz o que seu líder faz também, concluindo que as regras de alimentos imundos estavam vigentes e claras para Pedro.
Pedro andou com Jesus, viu sua morte, sentiu as repercussões de Sua ressurreição, encontrou com Jesus após a ressurreição, quando Jesus disse: Ide por todo o mundo, fazei discípulos de todas as nações ... e ainda Pedro não entendia que deveria pregar aos gentios e estrangeiros, foi para tal, que Deus lhe deu uma visão chocante, a fim de entender que todas as pessoas, de todas as nações, são dignas de serem salvos por Cristo. O próprio Cornélio recebeu um representante celestial para orientar seu encontro com Pedro, o que como estrangeiro lhe parecia impossível no contexto de sua época. Deus atuou de maneira sobrenatural e de maneiras diferentes com ambos, para que os preconceitos raciais da época fossem derrubados e a pregação do evangelho não se restringisse ao povo judeu. Este é o sentido da visão de Pedro, fugir disto, será ir contra os princípios lógicos de interpretação Bíblica


Hebreus 7:12

"Pois mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também a mudança da lei."

EXPLICAÇÃO:

O ouvinte que faz a pergunta, propõe aparentemente que Levíticos capítulo onze, seja uma lei cerimonial, abolida com a morte de Cristo na Cruz. Vejamos como entender o texto:
Este texto está falando da mudança da lei do sacerdócio e das leis cerimoniais, e não de mudar a lei moral e as leis de saúde.
As leis do sacerdócio dizia que somente poderia ser Sacerdote, homens da tribo de Leví, se fosse de outra tribo, tinha que mudar a lei e o sacerdócio. Jesus era da tribo de Judá, e não de Leví, logo as leis do sacerdócio e cerimonias foram mudadas, mas não fala que as leis de alimentação deveriam ser mudadas também.
Havia dois tipos de impurezas à luz do Velho Testamento: à nata e a adquirida. Impureza nata eram os animais imundos, que em sua essência não são puros. Já a impureza adquirida, era quando uma pessoa por exemplo, tocasse num cadáver, e ficava imundo até a tarde, ou uma mulher menstruada, etc. Tendo esta compreensão, fica fácil de entender que os rituais de purificação eram feitos pelas impurezas adquiridas e não natas. Não se fazia sacrifícios por alguém que comesse alimentos imundos, mas sim por alguém que tivesse contato com algum outro tipo de impureza registrada no Velho Testamento. O sacrifício de Jesus na cruz, aboliu exatamente estes ritos cerimoniais, mas não aboliu ou purificou os animais imundos para a nossa alimentação.
Vale salientar ainda, que o Livro de Levíticos está cheio de leis cerimoniais, e separar o capítulo onze, como sendo uma das partes ainda vigentes, pode parecer de difícil aceitação. É preciso notar também, que quando foi escrito, não havia separação, pois Jesus não tinha morrido ainda e tudo era igual, todas as leis eram vigentes. O estilo de literatura hebraica, como foi escrito o Velho Testamento, não segue as separações de textos por tópicos ou por títulos, mas sim por palavras comuns em diversos tópicos, por isto, que os animais puros e imundos aparecem num contexto do livro sobre as coisas que eram sagradas ou puras.

Mateus 15:11

"Não é o que entra pela boca que contamina o homem, mas o que sai da boca, isso é o que contamina."

Marcos 7:19

"Porque não lhe entra no coração, mas no ventre, e é lançado fora? Assim declarou puros todos os alimentos."

2006-10-27 02:49:16 · answer #1 · answered by cacau 4 · 1 0

No antigo testamento exixtiam leis sobre os alimentos que definiam quais eram proprios e quais não eram proprios para o consumo humano, devido estes animais serem imundos, carniceiros, ou tremendamente improprios para a saúde das pessoas. Para facilitar as coisas, Deus revelou quais animais serviriam para o consumo humano.
A questão é que estes animais ainda existem hoje, e são consumidos pela maioria da população, sem o menor problema, porque eles afirmam, que houve uma especie de liberação por parte de Deus, descrita na Biblia, que se poderia comer de tudo e mais um pouco !! Observe este verso !!

Colossenses 2:16 e 17 - "Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados, que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo."
Este verso parece que autoriza-os a comer o que quizerem. Será.!!... Veja outros versos

"Por essa razão, pois amados, esperando estas coisas, empenhai-vos por serdes achados por Ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis, e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada, ao falar acerca destes assuntos, como, de fato costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles.Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados, descaias de vossa própria firmeza; antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno." II Pedro 3:14 a 18

Romanos 3:31 - "Anulamos, pois, a Lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a Lei." - Ora! Não foi desfeita a Lei? Não é maldito o que observa? Porque então "estabelecer" uma Lei nestas condições, ainda mais sobre a base da fé?

Romanos 7:7 - "Que diremos, pois? É a Lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da Lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a Lei não dissera: 'Não cobiçarás.'"

Romanos 7:12 - "Por conseguinte, a Lei é santa, e o mandamento, santo, e justo e bom." - Repetindo: Lei santa, Lei justa e Lei boa. Como admitir que a mesma seja maldita?

Efésios 6:2 - "Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa..." - Paulo adverti a observar esse mandamento, no entanto, seria ilógico observá-lo, já que os Dez Mandamentos, foram "desfeitos", não acha?

I Timóteo 1:8 - "Sabemos, porém, que a Lei é boa, se alguém dela se utiliza de modo legítimo..." - E agora? Para onde ir? É inconcebível que uma coisa maldita, desfeita ou anulada, seja boa, concorda?

Na Bilbia existem varias outra leis que são :
oleis acerca dos altares - Êxodo 20:22 a 26;
oleis acerca dos servos - Êxodo 21:1 a 11;
oleis acerca da violência - Êxodo 21:12 a 36;
oleis acerca da propriedade - Êxodo 22:1 a 15;
oleis civis e religiosas - Êxodo 22:16 a 31;
olei dietética - Levítico 11;
orepetição de diversas leis - Levítico 19...
oleis para os sacerdotes - Levítico 21:1 a 24;

A lei a qual vc se refere se encontra em leviticos 11

O texto no qual as pessoas se firmam dizendo que tudo foi liberado, não se trata de alimento, ou o que comer, e sim de raças de pessoas, no qual não deveria ter divisão, basta ler o texto em todo seu conteudo.
Um abraço !!

2006-10-27 10:29:46 · answer #2 · answered by Mark2 3 · 1 0

Hb 13:9 Não vos deixeis levar por doutrinas várias e estranhas; porque bom é que o coração se fortifique com a graça, e não com alimentos, que não trouxeram proveito algum aos que com eles se preocuparam.
O povo estava preocupado em observar a lei dos alimentos e se esquecia da lei do amor.
Deus diz: "Misericórdia quero e não sacrifício".
Se você estiver num deserto e só tem escorpiões, faça uma fritada deles e coma. Se tiver óleo, é claro. Mas lembre-se: Não coma nada sem orar antes agradecendo a Deus pelo seu alimento; nós sabemos que até os alimentos permitidos por Deus no Antigo Testamento podem estar contamindo com os produtos utilizados hoje em dia.

Mc 7:19 porque não lhe entra no coração, mas no ventre, e é lançado fora? Assim declarou puros todos os alimentos.

Quando o Senhor falou essas palavras Ele se referia a sujeira espiritual, pois sabemos que se comermos algo contaminado não estando ligados no Senhor poderemos até morrer.
Não vamos ser loucos, mas sábios.

E além disso, têm alimentos que são proibidos por causa da nossa saúde, por exemplo: a gordura, o sangue ( quando comemos o sangue estamos ingerindo tudo o que nele contém, inclusive as doenças); comer o sangue é comer a vida do que estamos comendo, por isso até hoje não nos é permitido comê-lo.
Paulo é bem claro quando diz que, aquele que come não despreze o que não come porque o que come, para o Senhor come; e o que não come para o Senhor não come. Portanto tudo é lícito comer desde que isso não faça alguém pecar.
Rm 14 20 Não destruas por causa da comida a obra de Deus. Na verdade tudo é limpo, mas é um mal para o homem dar motivo de tropeço pelo comer.
Se você se hospedar n'alguma casa e te oferecerem comida que você acha que é imunda, coma sem perguntar nada por causa da tua consciência. Apenas ore, que o Senhor que é misericordioso abençoará, tanto a ti como a tua comida.

Eu particularmente, não como qualquer coisa que eu julgo imunda, porque se eu acho que uma coisa é imunda, para mim ela será imunda. Não devo comer, porque, certamente vou me sentir mal e ficar com peso de consciência.

Por exemplo: carne de porco todos sabemos que é cheia de vermes; peixe de couro (tem gente que não come porque lhe faz um mal terrível, então não coma); cobra; lesmas; urubu; barata; moscas; e tantos outros animais nogentos, pra que comê-los se temos outros que são uma benção para nós da parte de Deus?

Uma coisa boa é você ler a palavra de Deus para descobrir todos os animais que o Senhor nos deu por alimento; Porque o que não foi dado por alimento podemos, até, comê-los se não tivermos outra opção.

Se você tem carne de boi, e tem carne de urubu, e optar por comer a carne de urubu...

Meu amigo...
É uma questão de bom senso.

Então conheça a Deus e Ele lhe esclarecerá todas as coisas.

Espero ter contribuído para sua edificação. É bom saber que ainda encontramos gente preocupada em agradar a Deus. Isso é muito bom.
Continue procurando e logo encontrarás o caminho certo para seguires.

2006-10-27 09:54:26 · answer #3 · answered by Caçulinha 2 · 1 0

Eahe!! Tita, está no livro de Atos dos apóstolos, só não lembro o capítulo, mas a comida está liberada.

2006-10-27 08:51:35 · answer #4 · answered by pensador 1 · 1 0

Acho que o pessoal acima já explicou.

Acesse esse link http://www.cacp.org.br/carne.htm
O texto é grande por isso resolvi não colar.

O contexto desse texto é sobre a proibição de comer carne (algumas religiões não comem carne alguma, mesmo as não "impuras"), discute mais sobre o vegetarianismo, mas explica os textos bíblicos selecionados.

2006-10-27 10:29:34 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Tita vc encontra no livro de matues

2006-10-27 10:21:19 · answer #6 · answered by jacques f 1 · 0 0

Como o próprio Jesus disse, não é o que entra pela boca do homem que o contamina, e sim o que sai dela essa sim é que contamina o homem pois procede do seu coração.

Talvez alguém pergunte o porquê dessas proibições na Lei Moisaica, é simples a Lei era santa e justa e dava a verdadeira dimensão do pecado ao homem. Jesus ao morrer por nossos pecados satisfez toda a lei de Deus por nós, vindicando a Justiça de Deus, e redimindo o homem pecador, mediante a fé em Jesus.

Muitos beijos p/vc

2006-10-27 09:28:01 · answer #7 · answered by Moreno 4 · 0 0

Pedir ajuda a SEITAS certamente não saberás nunca da verdade.

SAIA DESSE MUNDO DE PECADO

2006-10-27 10:47:03 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers