English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Não tenho nada contra quem é católico. Sou ateu, mas de vez em quando esse pensamento brota na minha cabeça:
A igreja católica proíbe o uso de camisinha e de métodos contraceptivos, proíbe casamento de padres, recomenda que os fiéis não comunguem sem que primeiro se confessem com um padre.

Partindo da primeira recomendação, todos sabemos que praticamente todo mundo faz sexo mesmo e não se pode proibir o uso de camisinha e ninguém é louco pra fazer isso sem proteção.
Na realidade, quem for demente e não usar camisinha, vai fazer sexo sem proteção mesmo.
Ninguém é louco também de não usar método contraceptivo. Afinal, não tem lógica fazer sexo só pra procriação.

O casamento proibido a padres se reflete na pedofilia que muitos praticam;

Todos cometem pecados e nem por isso deixam de comungar na missa de domingo.

Afinal, é incoerência?

2006-10-26 11:39:01 · 13 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

13 respostas

É incoerência, por isso não vou a Igreja....

2006-10-26 11:41:18 · answer #1 · answered by 7 · 1 1

oá parceiro... na realidade a Igreja Católica assim como a maioria das ditas IGREJAS que nasceram nos ultimos anos têm seus dogmas formulados com base em interesses extremamente politicos: padres não se casam para não dividir o patrimonio da Igreja, em nenhum local da biblia diz que deve-se ter abstinencia. Quanto ao ato de utilizar ou não metodos anti-concepcionais tbm ñ consta na biblia nenhuma obrigação ou qualquer outro verbete a respeito, é hora de uma atualização nesses conceitos da Igreja. A pessoa deveria cre em algo de forma concreta e real, se for a missa siga a risca o que se pede não seja apenas mais uma maquina repetindo os movimentos e sons gerados durante anos de massificação mental por meio dos padres e paroquios. Se a Igreja fosse algo regido pelo poder de Deus, não teria existido as cruzadas, caça às bruxas, e dizimação de indigenas com o pretexto de catolização, Papas não matariam inimigos politicos e não haveria votação para Papa, seria algo divino no qual aconteceria algo sobre humano diante dos fieis todos, sem indicações ou predileções, as pessoas são incoerentes, em uma tentativa de serem socialmente aceitas sob a imagem falsa de bons e boas moços e moças.

2006-10-26 19:15:03 · answer #2 · answered by Elton R. Costa 1 · 2 0

Caro Amigo,
Acredito que você esteja bastante equivocado, segue abaixo alguns pontos para sua consideração;
1) A Igreja não proibe o uso da camisinha, ela simplesmente recomenda que ela não seja utilizada, pois assume que somente pessoas casadas façam sexo.
2) A Igreja recomenda a todos que façam o planejamento familiar e que adotem como método contraceptivo o método natural conhecido como Billings. A igreja recomenda muito aos casais casados que utilizem o sexo não somente para procriação mas também para aumentar a intimidade dos casais.
3) Toda a pessoa que vai seguir a ordem sabe que terá que abrir mão do sacramento do casamento, como ninguem é obrigado a ser padre, então o sujeito têm o livre arbitrio de escolher entre o sacramento do casamento e da ordem.
4) A recomendação da confissão é 1 vez ao ano pelo menos ou quando se comete um pecado grave, e não toda vez antes da comunhão.
5) A pedofilia é um mau em todas as profissões, infelizmente no clero como em qualquer outra profissão existem os bons e os maus profissionais, é dever dos fiéis observarem se os padres são ou não boas ou más pessoas e denunciarem isso a instâncias maiores da própria igreja.
6) O fato de todos os católicos comungarem não tem nada a ver com o fato deles terem cometido ou não pecados, somos todos pecadores e Deus sempre nos perdoará, desde que estejamos realmente arrependidos de nossos pecados.
Resumindo, não existe nenhuma incoerência na Igreja Católica, o que existe é um enorme preconceito e total desconhecimento das pessoas. Espero que eu tenha te passado uma visão muito diferente do que aquilo que você assumia como verdade, pois eu vivo a fé e a religião como uma pessoa normal e não me envergonho em dizer EU SOU CATÓLICO.

2006-10-26 19:09:22 · answer #3 · answered by Fabio 3 · 3 1

Saudoso participante do grupo de HEREGE:

Mais uma vez me deparo com mais um questionamento infame e totalmente sem nexo.

Afirmo sem nexo, pois é um questionamento que não usa uma lógica, sem critério específico de pergunta e principalmente todo contraditório, pois faz afirmações totalmente descabidas e mistura situações que são totalmente opostas entre si.

Vejamos:

Pergunta: "Os católicos são incoerentes?":

Esse pergunta generaliza, o que é errado, pois ser "incoerente" é uma situação pessoal e particular das pessoas, e não pode ser usado para caracterizar um grupo IMENSO de fiéis Católicos.

"A igreja proibe o uso de camisinha e de métodos contraceptivos, poríbe casamento de padres, recomenda que os fiéis não comunguem sem que primeiro se confessem com um padre".

Em toda coletividade que se reune e se tem controle, se faz necessário REGRAS, DÓGMAS , ORIENTAÇÕES e PRINCÍPIOS. Baseando OBVIAMENTE nas Escrituras Sagradas, a Igreja Católica Apostólica Romana determinou que algumas Regras, como as que você citou fossem seguidas. Isso é Normal.

Você pergunta e nos segundo parágrafo dá você mesmo uma resposta (parcial).

Fazer sexo com camisinha, contrariando os ideais da igreja é de TOTAL RESPONSABILIDADE DE QUEM O FAZ, é IMPOSSÍVEL a igreja controlar INTIMAMENTE o momento de sexo de cada casal que se diz CATÓLICO. É como as leis, sabemos que elas existem, estão escritas nos código, porém muitos não seguem e para muitos nada acontecem.

Também tem a questão levantada sobre somente comungar somente após se confessar;
Quem comunga, recebe o CORPO e SANGUE DE JESUS (Lucas, 22, 7-23; Mateus, 26, 17-30; Marcos, 14, 12-26 e João, 13, 2-30, para isso nada melhor que estar naquele momento arrependido de seus pecados e deles perdoados.

Voltando a questão levantada sobre a camisinha, é claro que hoje (2006) devido aos atos praticados por HOMENS, existe as doenças, que se pode receber nesse ato. Os HOMENS criaram as doenças eles serão responsabilzados por isso, sexo seguro também é definido por FIDELIDADE.

Outra IMBECILIDADE afirmada nesse questionamento é o fato de dizer que por ser proibido o padre de se casar é que tem pedofilia:
Da mesma forma que existe pessoas, as chamadas ATEUS, HEREGES, ÍMPIOS, temos os PECADORES que também serão responsabilizados por seus ATOS, como os "padres pedófilos".
Ser pedófilo é uma atitude também pessoal de cada ser humano, não compare essa maldade com uma regra da igreja.Cada coisa é uma coisa.

No final uma frase sua contradizendo o que você mesmo afirmou no começo de seu questionamento:
"Todos cometem pecados e nem por isso deixam de comungar na missa de domingo", se você mesmo já sabe que antes de comungar temos que nos confessar, então pra que externar um pensamento BLASFEMADOR desse.

A Incoerência está sendo sua, em não saber o que perguntar, e buscar fatos leviamos e totalmente descabidos para diversas questões tão sérias.

2006-10-27 12:20:33 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 0

Entao é o seguinte, quem e incoerente pra vc? A Igreja ou os catolicos?
A Igreja recomenda o q recomenda pq ela se baseia no Evangelho, coisa que vc como ateu, não aceita. Mas continuando, ela se baseia nas escrituras, as bases biblicas são reais e eu sei q ficar repetindo sopa de letrinhas e numeros aqui é desnecessário. Mas o evangelho propõe o caminho estreito, não a Igreja, e quem quizer seguir o evangelho ha de observar tais recomendações, isto vale para todas as religiões cristãs, nenhuma pode em sã consciencia, admitir o uso do preservativo nem metodos artificiais de anticonceptivos. A Igreja não poderia nunca trair o Evangelho em nome da modernidade, até pq a Palavra de Deus , pra nós é eterna, não muda ao sabor das conveniencias do século.Esta é a moral cristã, quer ser cristão? Obedeça, e não adianta mudar de religião, se alguma te oferecer outro entendimento é anátema. O sexo é dentro do casamento, mas não é so para a concepção.É o premio para o amor conjugal. Portanto, sem querer entrar na intimidade de alcovas e embor aeu não pratique o sexo, penso que ele pode ser vivido de varias formas sem ser so a para conceber, alem de existirem metodos naturais par anão engravidar.
O casamento dos padres jamais seria o remdio pra pedofilia, visto ser esta um disturbio psiquico que atinge tanto a solteiros como a casados, alem de revelar o desejo homosexual que , por prioncipio não se cura com casamento. Portanto, o celibato não tem nada a ver com pedofilia. E te digo mais, essa preocupação passa muito mais pela cabeça dos que estão fora do que da nossa, que estamos dentro. Eu por exemplo, tenho 23 anos, estou no auge das minhas "enegrgias", não sou homossexual, muito menos pedófilo, mas por não ser isso tudo não significa que eu deseje fazeer sexo com mulheres, sinceramente, em 3 anso de vida religiosa eu nunca pirei por conta disto. Aqui dentro, vc tem um outro olhar sobre as coisas, e o amor por Deus e de Deus, pelo menos para mim, e até agora, me supre muito mais do que o amor por uma ou de uma mulher.
A comunhão é o momento maximo d ansosa vida. A Igreja antes de tudo é eucarística, vive deste misterio e deste tesouro.As regras e preceitos referentes à eucaristia foram sim revistas pelo concilio Vaticano II, que recomenda pelo menso uma confissão anual auricular,(exceto se houver pecado gravíssimo), e a confissão dominical e coletiva, onde vc se examina, vc percebe onde errou e vc se penitencia, e pede o perdão a Deus e aos irmãos. E vc decide se deve ou não se aproximar da mesa eucaristica, afinal, como disse São Paulo, quem come e bebe do corpo e do sangue de Cristo indignamente, come e bebe sua propria condenação.

2006-10-26 22:34:56 · answer #5 · answered by Frei Bento 7 · 1 0

A Igreja Católica é contra o sexo fora do casamento, então não há a necessidade de camisinha, pois o falar de camisinha para o católico é o mesmo que falar em sexo livre e pu ta ri a.
A proibição do casamento dos padres é uma opção que a pessoa faz ao ser padre, ninguém é obrigado a ser padre, mas se quiser ser tem que ser celibatário.
A bíblia incentiva o celibato em alguns versículos.
Os que são contra, pegam de exemplo os versículos que incentivam o casamento para dizer que os padres estão errados.
No começo da missa existe uma oração que diz: confessemos os nossos pecados, dai os fiéis confessam e aqueles pecados que não doem tanto na conciência e são então perdoados para aquela comunhão.
A confissão com um padre se dá não por imposição da Igreja, mas sim porque Jesus mandou que seus discípulos saissem e confessassem os pecados e aqueles que eles perdoassem seriam perdoados e os que não perdoassem seriam retidos.
Os padres são considerados pela Igreja Católica os sucessores dos dicípulos de Jesus.
Eu entendi que você é ateu e não deve estar nem ai achando uma idioticie tudo que eu escrevi, mas só a sua pergunta já é muito longa a resposta completa seria até cansativa de se ler. Tentei só te dar uma noção que a coisa não é tão incoerente assim como você disse. É uma religião e como tal tem suas normas, suas crenças e para ser entendida tem que ser vivida e estudada, não deve ser analisada superficialmente pelas aparências como fazem os crentes ao nos acusarem com aquela imbecilidade de adorar imagens.
Mas eu achei que você foi educado na maneira de perguntar sem ofender como fazem os outros que se denominam Cristãos e já partem para a ofença acusando até o Papa de Anti-Cristo.
Considero você que disse ser ateu mais Cristão que eles. Não se ofenda foi um elogio. Um abraço.

2006-10-26 20:38:22 · answer #6 · answered by magrão 7 · 1 0

Diferentemente de vc não sou ateu, mas tbm não tenho nenhuma religião justamente por incoerência das mesmas.A igreja foi a que mais errou no decorrer da história. tudo e todos que eram contra ela ou questionace os religiosos da época ,pagavam com a própria vida e com torturas horrendas ou então queimado na fogueira da santa inquisição. Galileu teve que voltar atrás de sua teoria(a correta) que o sol era o centro do sistema solar, e não a terra como diziam. foi preso e condenado a passar o resto de sua vida em casa trancafiado. e muitas outras pessoas morreram na mão dos religiosos que não queriam sua autoridade questionada. Hoje vejo a igreja cometer os mesmo erros. Proibi o uso do preservativo.pois na Bíblia está crescei-vos e mutiplicai-vos(mesmo que a terra não suporte mais e não tenha comida para todos com a super-população)como vc disse padre não pode casar . mas a igreja católica responde a vários processos pelo mundo por abuso sexual (até pedofilia) o que os religiosos da cúpula da igreja faz mesmo sabendo do pecado cometido? simplesmente transferi o infeliz para outra paróquia. tudo bem que a igreja atualmente não manda ninguém para a fogueira , mas tbm não assume a responsabilidade de doenças graves adquirida pelo seguidor da religião católica. são a fvr dos sem-terras,sem-teto (muito louvável) mas aki no Rio um grupo de sem-terras invadiram um prédio abandonado próximo ao caís do porto que peertencia a igreja católica e mais do que depressa a igreja entrou com uma pedido de reintegração de posse. Contraditório né? pois é a Igreja católica é dona de várias terras e imóveis e mesmo assim não ajuda aos menos abastados. ou seja, só quer ajuda e não ajuda ninguém. Hoje eles pedem perdão dos erros do passado incluse pela sua omissão durante a 2º guerra mundial onde vários judeus,siganos,imigrantes etc foram exterminados da face da terra pelo regime nazista. Gostaria de saber quando a igreja irá rever a sua posição ridícula e voltar atrás. para mim tanto faz a opinião da igreja católica,protestante,evangélica etc... não sigo religião nenhuma e não sinto falta tbm. Deus já tocou no meu coração. não tenho grandes posses e vivo uma vida humilde e honesta. tenho amor e tbm amo, tenho lealdade de amigos e respeitos dos que me rodeam. isso não se compra se conquista. Oro para Deus sempre para agradece nunca pedir. pois, já tenho o suficiente para viver uma vida plena.

2006-10-26 19:11:23 · answer #7 · answered by Luciano A 3 · 1 0

existem pessoas que se entitulam católicas, mas não são realmente católicas, pois quem é realmente católico não faz nada de errado, por isso o uso de camisinha passa a não ser tão importante, pois homens realmente católicos praticam abstinência, ou seja, não praticam sexo, e se praticarem será apenas com autorização.

pq vc não vai em um convento de irmãs para ver como é lá dentro em vez de ficar se espelhando em pessoas que realmente não prestam?

vc não virou ateu só por causa disso né?
pq se for ... isso é muito tosco...

2006-10-26 18:51:20 · answer #8 · answered by webmaster 3 · 1 0

Em primeiro lugar, os católicos além de incoerentes s‼8o uma vergonha para aqueles que se dizem cristãos.
Não falo desses católicos domingueiros, e sim daqueles que se dizem verdadeiros católicos.
Esses tais sim, são muito incoerentes e uma vergonha pra qualquer um que se diz seguidor de Cristo.
Eles contrariando a bíblia quando ela diz pra quando orarmos não usarmos de vãs repetições, e eles principalmente as freiras, rezam uma duzentas Ave Marias por dia, e isso por que????? (incoerência)

Jesus deixa bem claro que não divide sua Glória com ninguém, e só católicos, tem Maria no mesmo patamar que Cristo, dizendo até que ela é imaculada, ou seja, sem pecado; e eu pergunto... - De onde esses Marianos(católicos) tiraram uma heresia dessas????? (incoerência).

E em segundo Lugar, me vem um tosco desse e diz pra vc ir em um convento olhar as freiras(Isso sim, é incoerência)
Um Abraço meu truta
**íca

2006-10-26 19:17:37 · answer #9 · answered by Anonymous · 1 1

sim concordo com voce por isso somos ateus \o/

2006-10-26 18:47:24 · answer #10 · answered by pi3rr3 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers