Florestas decÃduas temperadas são florestas da zona temperada onde as árvores perdem suas folhas a cada inverno.
Esses biomas são caracterÃsticos de locais que apresentam as quatro estações bem nÃtidas (primavera, verão, outono e inverno). Podem ser encontrados nos Estados Unidos, na Europa Ocidental, na China, nas Coréias e no Japão.
[editar]
Espécies
As florestas temperadas decÃduas exibem elevada diversidade de espécies, com vegetação predominantemente arbórea (carvalhos, bordos, faias, nogueiras, etc), e uma fauna rica, constituÃda por mamÃferos diversos (ursos, veados, esquilos, lobos, raposas, lebres), répteis, anfÃbios, inúmeras aves, insetos, etc.
As folhas de suas árvores caem durante o inverno — razão pela qual são chamadas florestas decÃduas ou caducifoliadas (de folhas caducas, que caem). A queda das folhas está associada a uma daptação das plantas na defesa contra a seca fisiológica, uma vez que o inverno, que dura cerca de três meses, é bastante rigoroso e a água congela-se no solo.
[editar]
As indecÃduas
A mata das araucárias, situada no sul do Brasil, é um exemplo de floresta temperada, porém indecÃdua, uma vez que as plantas "dominantes" (pinheiros-do-paraná) não perdem suas folhas durante o inverno.
Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Floresta_dec%C3%ADdua_temperada"
2006-10-26 18:36:02
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Oi! Há dois tipos de árvores: descíduas e perenes. As perenes permanecem com sua folhagem durante todo o ano, as decíduas perdem as folhas, por exemplo no outono. Então floresta decídua é uma floresta composta por árvores decíduas que perdem suas folhas. Normalmente são encontradas em zonas temperadas.
Qq dúvida assim procura o wikipédia. É mais confiável.
2006-10-26 18:32:20
·
answer #2
·
answered by anninha 2
·
1⤊
0⤋
rapaz sabe que não sei o que é isso
2006-10-27 22:20:45
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
É a floresta constituida de árvores que perdem parte de suas folhas (mais de 50%) no período seco do ano.
2006-10-27 13:31:50
·
answer #4
·
answered by Guiko 3
·
0⤊
0⤋
Olha só, não sei se vou conseguir te ajudar. Mas um exemplo.
Estudei Prótese Odontológica e aprendi que Descíduo é o dente de leite. Ou seja, o primeiro que nasceu.
Então acredito que Floresta descídua é a primeira que nasceu.
Será??
2006-10-26 18:30:25
·
answer #5
·
answered by •∙●ε†εЯηα αρЯεηĐiz●∙• 4
·
0⤊
0⤋
A biosfera é a parte da Terra na qual existem organismos vivos. Ela é uma fina película na superfície do planeta, irregular em espessura e em densidade. A atmosfera terrestre é um manto de gás e de pó, mantido perto da superfície pela gravidade. A atmosfera filtra os danosos raios ultravioleta do Sol e impede a perda de calor da superfície da Terra. A biosfera é afetada pela posição e pelos movimentos da Terra em relação ao Sol e pelos movimentos do ar e da água. Essas condições causam grandes diferenças de temperatura e pluviosidade de lugar para lugar e de estação para estação. Tais disparidades se refletem em diferenças nos tipos de vida animal e vegetal.
As grandes formações de seres vivos em terra são chamadas biomas. O bioma terrestre mais rico é a floresta úmida tropical, em que o crescimento não é limitado por falta d'água ou por temperaturas extremas. Na floresta tropical, as árvores são sempre verdes e de folhas largas, caracteristicamente cobertas por trepadeiras e epífitas. Não há quase acúmulo de material em decomposição, ou húmus. Os solos tropicais são freqüentemente argilas vermelhas (chamadas lateritas) que sofrem erosão ou se solidificam quando desmatados.
A floresta decídúa temperada é um bioma importante da Euràsia e do leste da América Setentrional, nas partes em que o inverno é bem frio e o verão bem quente. Na floresta decídua, as árvores perdem as folhas no outono, o que reduz a perda d'água durante os meses de inverno, tempo em que a água fica imobilizada como gelo.
Ao norte da floresta decidúa está a taiga, floresta subártica de coníferas, de larga ocorrência. As árvores dessa floresta, as coníferas, têm diversas adaptações especiais para a conservação de água e proteção contra frio extremo. Outras florestas sempre verdes, de folhas aciculares, encontram-se ao longo da costa do Pacifico, no sudeste dos Estados Unidos e também no sudeste da Ásia.
Entre a taiga e a região polar norte está a tundra, na qual há poucas árvores, e dominam as plantas perenes baixas.
As pradarias ficam entre as florestas decíduas e os desertos e têm pluviosidade intermediária entre as destas formações. O crescimento das árvores é impedido não somente pela falta de chuva, mas também pelos animais pastadores (que comem as plantas novas) e pelos incêndios recorrentes. As savanas são pradarias tropicais intermediárias entre as florestas úmidas tropicais e os desertos. As florestas decíduas tropicais ocorrem onde as chuvas são estritamente ligadas às estações.
O chaparral, um bioma caracterizado por arbustos, encontrado no sul da Califómia e no Mediterrâneo, tem verões secos, mas abundante chuva de inverno.
As regiões desérticas apresentam pluviosidade muito baixa e temperaturas altas durante o dia. A vegetação principal é constituída de plantas anuais, com estações de crescimento extremamente curtas; os cactos e outras plantas perenes do deserto são altamente adaptadas para conservar água.
Os biomas de água doce incluem lagos e lagoas (que são água parada) e rios e correntezas (que são água em movimento).
Os lagos dividem-se em três zonas ecológicas: a zona litorânea, ao longo da margem, caracterizada por vegetação com raízes; a zona límnica, de água aberta, que se estende até onde a luz penetra; e a zona profunda. A zona litorânea contém rica variedade de vida vegetal e animal, representada por caramujos, muitos insetos e outros invertebrados pequenos. Os organismos fotossintetizantes da zona límnica são principalmente fitoplâncton; os peixes maiores encontram-se sobretudo nessa zona. Não há plantas na zona profunda; os organismos principais são decompositores, inclusive bactérias e fungos. Os lagos das zona; temperaúas ficam, durante o verão e o inverno caracteristicamente estratificados em camadas de temperatura; diferentes e suas águas se misturam de novo na primavera e no outono, redistribuindo oxigênio e nutrientes. A lagoa é um corpo de água relativamente rasa, tal que pela maior parte de seu fundo podem crescer planta; com raízes.
A vida nos rios e correntezas é determinada em grande parte pela rapidez da corrente. Em água de movimento rápido, o; organismos vivos são encontrados principalmente nas cascatas, presas às rochas e ajustados em reentrância;.
Os mares abertos têm duas divisões distinta, de vida: a pelágica (planctônica) e a bentônica (de fundo). A vegetação fotossintetizante do mar aberto é quase inteiramente plâncton - algas unicelulares flutuantes. O plâncton vegetal (fitoplâncton), misturado com plâncton animal (zooplâncton), fornece o alimento básico para peixes e animais de águas profundas e também para a vida esparsa, mas diversificada, de animais, fungos e bactérias do fundo, propriamente dito, dos oceanos. O padrões, de circulação aérea, juntamente com a rotação da Terra, produzem as grandes correntes oceânicas. Essas correntes modificam a temperatura das águas litorâneas e dos continentes.
A zona mais rica de vida oceânica ê o recife de coral, constituído de corpos e de esqueletos de celenterados, aos quais se unem algas simbióticas.
Os litorais incluem as costas rochosas, as praias arenosas, as praias lamacentas e os estuários, cada qual com sua variedade característica de vida. Os alagados dos estuários são um local de criação para muitas formas imaturas de vida marinha.
ok
2006-10-26 18:43:33
·
answer #6
·
answered by M.M 7
·
0⤊
1⤋