O historiador Will Durant explica: “A igreja não se limitou a tomar algumas formas e costumes religiosos da Roma [pagã] pré-cristã — a estola e outras vestes sacerdotais, o uso do incenso e da água benta nas purificações, os círios e a luz perpetuamente acesa nos altares, a veneração dos santos, a arquitetura da basílica, a lei romana como base da lei canônica, o título de Pontifex Maximus para o Supremo Pontífice, e no século IV o latim . . . Em breve os bispos, em vez dos prefeitos romanos, seriam a fonte da ordem e a sede do poder nas cidades, os metropolitanos, ou arcebispos, iriam sustentar, senão suplantar, os governadores provinciais; e o sínodo dos bispos sucederia à Assembléia provincial. A Igreja Romana seguiu nas pegadas do Estado Romano.” — A História da Civilização: Volume III — César e Cristo
Foi apenas com o tempo que a palavra e‧pí‧sko‧pos (administrador, superintendente) foi convertida em “bispo”, que significa um sacerdote com jurisdição sobre outros membros do clero em sua diocese. Como explica o jesuíta espanhol Bernardino Llorca: “De início, não havia suficiente distinção entre os bispos e os presbíteros, e dava-se atenção apenas ao significado das palavras: bispo é o equivalente de superintendente; presbítero é o equivalente de homem mais velho. . . . Mas, aos poucos, a distinção se tornou mais clara, passando o nome bispo a designar os superintendentes mais importantes, que detinham a suprema autoridade sacerdotal e o direito de ordenar sacerdotes pela imposição das mãos.” (Historia de la Iglesia Católica) De fato, os bispos passaram a atuar numa espécie de sistema monárquico, especialmente a partir do começo do quarto século. Foi estabelecida uma hierarquia, ou corpo regente de clérigos e, com o tempo, o bispo de Roma, afirmando ser o sucessor de Pedro, foi reconhecido por muitos como o supremo bispo e papa.
Hoje, o cargo de bispo nas diferentes religiões da cristandade é um cargo de prestígio e poder, usualmente bem remunerado, e não raro identificado com a elite dominante em cada nação. Mas, entre sua posição orgulhosa e enaltecida e a simplicidade de organização sob Cristo e os anciãos, ou superintendentes, das primitivas congregações cristãs, há uma enorme diferença. E que dizer do abismo entre Pedro e seus chamados sucessores, que têm dominado no suntuoso Vaticano? — Lucas 9:58; 1 Pedro 5:1-3.
2006-10-26 09:50:04
·
answer #1
·
answered by ? 3
·
0⤊
0⤋
Concordo com vc, mas em partes...
Tipo a Igreja Catolica nao eh Apostolica Romana nem a pau...
Mas Cristo tem sua Igreja estabelecida aki na terra...
2006-10-26 16:58:14
·
answer #2
·
answered by Книгу мормонов_-_JvNiOr CriStÃo 4
·
1⤊
0⤋
Existem somente duas igrejas na terra......
Existem somente dois caminhos.......
Não confundam religião com igreja......
Não confundam igreja "material" com a espiritual....
Apocalipse mostra isto claramente....percam um pouquinho de seu tempo para estudar a bíblia..ela é a chave da salvação...
2006-10-26 16:44:22
·
answer #3
·
answered by jairoseven 2
·
1⤊
0⤋
Porque Jesus veio para os seus (os judeus) e eles não o aceitaram como o Messias.
A Igreja é católica, porque universal, é apostólica, porque fundada sobre os apóstolos, é romana, porque sediada em Roma
2006-10-26 21:20:12
·
answer #4
·
answered by verita 4
·
0⤊
0⤋
Porque a igreja católica apostólica romana, foi fundada não por Pedro, o apóstolo (como muitos dizem ter sido o 1º Papa), mas pelo imperador Constantino, que era cristão. Porem o povo não queria deixar as festas e costumes do Paganismo( religião predominante naquele período). Então, para atrair os pagãos para sua religião, eles "paganizaram" o cristianismo, tornando varios costumes e festas pagãs em datas comemorativas( exemplo: dia dos namorados 12/06) e religiosas(exemplo: Natal-25/12, dia de reis-06/01). Posteriormente, adotaram tambem outros costumes pagãos como a hóstia e as vestimentas sacerdotais.
2006-10-26 17:20:23
·
answer #5
·
answered by Zizo 1
·
0⤊
0⤋
Que pergunta pertinente..boa!!!
A resposta é simples, o seu fundador não foi Jesus Cristo, não possui autoridade (sacerdócio) de Deus para agir em seu nome.
Quem fundou foi um imperador romano, mas nada o que tem sido feita por ela tem aprovação e o selo divino´.
É falsa, mas prega coisas boas, como a maioria, mas não tem poder e autoridade para salvar, muito menos exaltar.
2006-10-26 17:20:01
·
answer #6
·
answered by Alexandre C. 3
·
0⤊
0⤋
João 1:11 Veio para o que era seu(os judeus), e os seus não o receberam.
12 Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus;
13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.
Porque o catolicismo não fundada por Jesus e sim por Constantino que em 364 uniu algumas igrejas primitivas ao MITRAISMO(antiga religião romana).
Acho muito importante voce ler sobre o MITRAISMO, para poder entender muitas coisas que existem até hoje no catolicismo.
Mas se quizer realmente construir, não fale de qualquer religião, fale de Jesus. Ele é o caminho a verdade e a vida, ninguem vai para o céu, a não ser por ele.
2006-10-26 17:11:13
·
answer #7
·
answered by VivoFeliz 5
·
0⤊
0⤋
Somente por uma questão de tradição. Nos primeiros séculos da nossa era o cristianismo nem religião era, ele era conhecido com mais uma seita. Entretanto houve um imperador romano conhecido como Constantino q tornou essa religião a oficial do Império.
2006-10-26 17:06:37
·
answer #8
·
answered by maicon 2
·
0⤊
0⤋
Porque jesus foi transformado de homem para deus pela igreja católica, e com a decadência do império romano, eles precisavam criar um novo império mais forte, mais dominante, e como o império romano dominava o oriente médio e então eles ouviram falar d um homem chamado jesus, esse não era muito comum, ele se destacava entre os demais. Daí em diante vai surgir um novo império chamado CRISTIANISMO.
2006-10-26 17:02:45
·
answer #9
·
answered by Elvis Nanuque-MG 3
·
0⤊
0⤋
Primeiramente, ela é católica, pelo fato de ser universal, pois a palavra " católico" quer dizer "universal" ou aquilo que pertence ao mundo todo. E ela é chamada de romana simplesmente pelo fato da sede dela ser em Roma. Ela começou em Jerusalém, na Palestina e mais tarde foi transferida para Roma, à medida que o evangelho foi sendo difundido pelas diversas regiôes do Império romano, sendo Roma na época a sede do Império Romano, e portanto a cidade mais importante daquele império e do mundo ocidental.
2006-10-26 17:01:22
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A igreja dessa religião surgiu em Roma.
2006-10-26 16:50:57
·
answer #11
·
answered by Jeanioz 5
·
0⤊
0⤋