English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Se falam tanto no destino, que tudo está escrito, aonde está o livre arbítrio? Não cairia em contradição com aquilo que Jesus nos deu de presente? Seria uma traição, ele dar o livre arbítrio com um destino pré definifo, não seria?

2006-10-26 05:07:18 · 12 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

12 respostas

Na verdade o destino não existe, existe um plano para sua vida, coisas que devem acontecer para o seu crescimento espiritual. Nós temos o livre arbítrio de alterar este plano a hora que quisermos. Mas muitas vezes nossa escolha já foi tomada há muito tempo e não conseguimos simplesmente mudar o sentido do caminho que começamos a trilhar.

2006-10-26 05:12:11 · answer #1 · answered by adriana_mcastro 1 · 0 0

Livre arbitrio não tem haver com fazer as escolhas que quizer. Tem haver com ele descidir, quanto a fatos sobre si mesmo, como moral e bondade. Não deixa de ser uma escolha.

Mas em fim, temos escolha se temos destino? Caimos no paradoxo do pão com manteiga:
"Se Deus sabe tudo, então sabe que eu vou comer pão com manteiga amanhã. Logo eu não tenho escolha, vou ter que comer o pão. Caso eu tenha escolha, implica a possibilidade de Deus errar, logo ele não saberia de tudo."

Mas o fato é que destino existe. Mas não nescessariamente destino planejado. Os fatos que ocorrem hoje, e decisão que tomamos hoje são inevitaveis, como diria agente smith em matrix 3.

Vou dar um exemplo: Se você já assistiu o filme k pax, no final ele diz: "O universo está em expansão, acredita-se que ele retrocerá e depois se expandirá novamente, exetamente igual. Cuidado, para não cometer erros, pois esses erros acontecerão novamente todas as vezes que o universo se reexpandir."
Mas e se não for a primeira vez? Se nós tivermos errado anteriormente que escolha temos agora? Nenhuma.
Mesmo que você não acredite nesse vai e vem universal, serve para persceber como a realidade é determinista, as coisas acontecem e os seres agem de acordo com a realidade que o cerca. Assim se a nossa realidade fosse recriada novamente com um inicil exatamente igual, haveria as mesmas conscequências e nós estariamos nos mesmos lugares agora.

Deixe-me explicar um pouco sa teoria do caos.
Se você jogar um dado, a opssibilidade de cair um número(3 por exemplo) é de 1/6. Mas se você jogar e cair 3, a possibilidade para aquele lançamento era de 100%. Caso você lance novamente, nas mesmas condições(extremamente iguais), como força, iclinação, altura, resistencia do ar... ele cairá novemente 3.Ele cairá no mesmo canto, rolará para o mesmo lado, terá a mesma velocidade, dará o mesmo número de voltas... e cairá 3.
Desse modo um grupo de físicos poderia, calcular qual o número que o dado cairia, caso soubecem anteriormente quais as condições do dado.
O mesmo aconteceria com ações humanas. Se você sabe que a pessoa x tem uma personalidade raivosa, sabe que quando você disser que bateu o carro dela ela vai se irritar. Desse modo se você conhece um passoa 100%, tudo mesmo,até o que ela está pensando, você seria capaz de prever qual a sua reação a cada acontecimento.
Ou seja, sabendo de todos os fatos do universo, é possivel calcular qual o próximo acontecimento. Claro que está muito além da capacidade humana, mas só isso já é suficiente para cairmos novamente no paradoxo do pão com manteiga, e mostrarmos cientificamente que não há livre arbitrio.

Caso uma pessoa seja clonada 2 vezes, o primeiro fosse mandado para um lar com muito amor e carinho, equanto a segunda fosse abandonada a um lugar cruel. Embora elas sejam inicialmene iguais, a possibilidade da primeira se tornar alguém bom é muito maior do que a segunda. E que escolha teve a segunda uma vez que sua personalidade foi moldada a partir de um ambiente diferente? Nenhuma. O que vai determinar são pequenos fatos.

Pequenos fatos alteram muito a realiade. Exemplo um homem vai transar com sua esposa, o fato dele ter ou não lido o yahhoresposta hoje, pode fazer com que ele transe 1 segundo ou vinte minutos mais tarde. 1 s já é suficiente para fazer com que o espermatosoide que fecundaria um ovulo seja outro. Isso pode determinar se a criança sera homem ou mulher. A existencia dessa pessoa faria pelo ao menos esse 1 segundinho de diferença em cada pessoa que ela conheceu, e ai a hitória se repete em proporções muito aceleradas. Em algumas gerações todas as pessoas serão diferentes do que seriam. Em menos de mil anos a hitórias do mundo seria mudada só pelo fato do cara ter ou não lido yahooresposta. Por isso se chama teoria do caos.

Não há livre abitrio.

2006-10-26 06:09:29 · answer #2 · answered by abc a 2 · 1 0

Leia o texto abaixo:
PRETENSÃO

Que pretensão a nossa ao imaginarmos ação efetiva nos caminhos a trilhar. Vivemos a um click de uma mudança que não procuramos e que nos toma de uma maneira que não queremos mais mudar. Percebemos todos os contornos do que nos cerca, doce ilusão. São só contornos que nossa mente teima em querer arvorar-se em Deus e fazer com que tudo seja feito a nossa ilustre vontade. O engano que cometemos não nos permite conserto. Existe simplesmente o fato claro e as variáveis imensas que teimamos em querer direcionar.
Consideramos as vezes o acaso como fator preponderante nesses eventos, procuramos outras justificativas tais que preencham nosso parvo raciocínio, nos esfalfamos com um corre-corre mental em buscas de respostas a quaisquer coisa que nos envolva e retornamos, se tivermos autocrítica suficiente, ao mesmo ponto que é a mediocridade, a catanhez, a covardia, a exacerbação, a ira, o inconformismo, etc... da condição humana.
Para convivermos numa teórica civilização, inventamos (o ser humano não cria nada, no máximo descobre ou modifica) regras, dogmas, parâmetros sociais de convivência tais que acabam por amarrar toda uma capacidade evolutiva quiescente permitida pelo Criador. Relacionamo-nos com a permissão desses parâmetros, subjugamo-nos a eles de forma deliberada, tipo reses indo para o abatedouro. Afinal de contas, é isso realmente que chamamos vida.
Interessante neste contexto que ninguém perguntou se queríamos embarcar neste trem maluco e também se permite-se desembarcar simplesmente quando quisermos. Parece escravidão. A liberdade que temos será sempre de seguir o que o mestre mandou, porque logo após algo ocorrer, aquilo é o que deveria ser feito.
Alguém que ler essas linhas pode achar que um maluco escreveu, mas, em algum momento da vida entenderá tanto quanto eu todo o contexto do que está escrito na própria pele.
Tomo a mim neste contexto, a perspectiva em viver feliz a cada momento de minha vida sem a pretensão de arvorar-me em Deus e querer que o momento seguinte seja do meu agrado. A ação/omissão executada simplesmente espelham a procura de algo melhor para mim e para todos que interagem comigo, não existe a maldade ou outra coisa que não seja um amor imenso por meus semelhantes e a certeza de minha mediocridade e incapacidade para tornar verdade tudo aquilo que penso como tal. O dever primeiro existe consigo mesmo, porque se não amarmos a nós com intensidade como teremos capacidade em fazê-lo ao nosso semelhante.
O assunto não se esgota em uma folha, talvez nem num livro ou numa biblioteca. Nunca pretendi e nem nunca pretendo compreender toda a profundidade e as razões humanas, procuro respeitá-las e entender que somos seres humanos aprisionados em nossas grandezas e servidões.

2006-10-26 05:19:42 · answer #3 · answered by RAPHAGA 2 · 1 0

A meu ver o livre arbítrio tem relação com a nossa ignorância, a nossa incapacidade de saber qual é o estado completo, a configuração de todas as variáveis do sistema que é o universo no qual estamos inserido, no dado momento. Então é impossível, a longo prazo, prever com exatidão qual vai ser a configuração do mesmo em um futuro imaginável. Assim sendo, temos que nos conformar em traçar, com o nosso conhecimento, as possibilidades prováveis visualizadas.
O destino pode ser único e traçado; talves não seja possível provar que o que já ocorreu não poderia ter ocorrido de outra forma, mas não saberíamos nunca determiná-lo perfeitamente.



Eu li uma coisa interessante: pode ser teoricamente impossível prever o futuro. Imagina que a questão seja a de determinar o estado quântico de todas as partículas do universo atual para, pelo menos, traçar o mapa de probabilidades total num dado tempo no futuro. Mas e as partículas que caem nos buracos negros, como é que fica?
Resta apenas esperar como é que fica a resolução do paradoxo da informação no buraco negro (http://en.wikipedia.org/wiki/Information_paradox)

2006-10-26 08:47:04 · answer #4 · answered by Leleco Barbosa 2 · 0 0

Existe causa e efeito.

Porém não existe determinismo, isso é doutrina falsa a doutrina do determinismo.

Somos livres para escolher as nossas decisões porém não somos livre para escolher as consequências de nossas decisões.

I Coríntios 10 : 13 diz que com a tentação também é dado o escape para que a pessoa possa escapar de cair em determinada tentação.

Devemos permancer livres na liberdade que nos faz livres.

2006-10-26 05:22:33 · answer #5 · answered by Frank Bowen 3 · 0 0

Oi td bem ,vc interpertou de maneira equivoca esse paradigma, destino é o que vc está predestinado a passar , certas provações ( dilemas ) os quais vc tem o LIVRE ARBITRIO para decidir o que fazer ( certo ou errado ) o que se torna o seu KARMA.

2006-10-26 05:21:19 · answer #6 · answered by Guile 3 · 0 0

O que e destino para voce? devemos tomar esse tipo mde cuidado ao nos referirmos destino . Deus na sua infinita sabedoria ja sabe dos nossos passos antes de o dermos.; se colocarmos uma bola em uma rampa e deixarmos ela ROLAR ao contemplarmos toda a tragetoria antecipadamente, saberemos o caminho da bola ante de sua chegada, certo? quem dira DEUS?

2006-10-26 05:18:07 · answer #7 · answered by servo do altissimo 1 · 0 0

Se nosso destino estivesse pronto e traçado, a criação mais inútil de Deus seria o homem e sua existência.

2006-10-26 05:18:05 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Quando nós nascemos, Deus nos PRÉ DESTINA, e nós dá o livre arbítrio de escolher nosso destino dentro deste pré destino, cabe a nós saber escolher o melhor caminho, esse caminho não necessariamente o caminho mais fácil e sim o caminho com melhor aprendizado de vida, na hora temos sempre que escolher entre uma coisa e outra e aí que está o nosso livre arbítrio.

2006-10-26 05:17:21 · answer #9 · answered by Jorge_RJ 2 · 0 0

veja bem: O livre Arbitrio é para voce escolher, traçar o seu destino (seja ele bom ou mal)

2006-10-26 05:16:17 · answer #10 · answered by Lua 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers