Isso acontece comigo e, no meu caso, não está relacionada à bebida alcoólica. Fui a uma angiologista, tirei até raio x da coluna, da bacia e da perna e ela disse que não é um problema na circulação venosa ( o mais freqüente) e sim um problema na parte arterial, na irrigação do músculo. O que pode desencadear pode ser a má postura, ter algum desvio de coluna ou até falta de atividades físicas.
P.S. No meu caso é igual a uma cãibra só que pior porque mesmo depois que acaba, fica o dia todo doendo naquela parte onde o músculo se retorceu. E a médica disse que não é cãibra pois a cãibra é aguda, dói muito mas passa logo.
2006-10-26 05:10:31
·
answer #1
·
answered by ***Mãe da Camila*** 5
·
1⤊
0⤋
é um espasmo involuntário doloroso. elas ocorrem devido a vários distúrbios, em vários níveis do sistema nervoso, tanto a nível central como periférico.
Existem várias teorias que estabelecem a causa das cãibras:
1. Teoria metabólica
O músculo se torna "intoxicado" por metabólitos provenientes da atividade contrátil, principalmente o acido láctico e a amônia. A acidose induzida pelo exercício é outro fator envolvido no desenvolvimento da cãibra. Se a necessidade de oxigênio não é suprida, o estoque de fosfocreatina é consumido e a célula muscular não consegue realizar as etapas intramitocondriais do ciclo de degradação da glicose, gerando o acúmulo de ácido lático. O excesso de ácido láctico intracelular pode baixar o PH celular, o que daria origem à cãibra.
2. Teoria ambiental
Segundo essa teoria, as modificações extremas no ambiente externo ao organismo, como as provenientes da temperatura, podem desencadear cãibras.
O mecanismo para explicar essa teoria é o seguinte:
Elevação da temperatura corporal
|
Intensidade reações químicas
|
Reações químicas que geram a contração muscular são intensas
involuntárias
|
"Cãibras induzidas pelo calor"
Em condições de baixas temperaturas, o desencadeamento de cãibras seria pelo seguinte mecanismo:
Baixas temperaturas
|
Respostas fisiológicas do organismo
|
Constrição dos vasos sangüíneos
|
Prejuízo de fluxo sangüíneo para os músculos
|
Cãibras
3. Teoria da desidratação
A perda de água induzida pelo exercício gera um desequilíbrio nos fluídos corporais, causando interferência no mecanismo contrátil dos músculos,
podendo gerar contrações súbitas - cãibras.
Esta teoria confunde-se com outras possíveis causas das cãibras, pois a desidratação pode resultar na deficiência de potássio e sódio, como veremos a seguir.
4. Teoria eletrolítica
Trabalhos têm demonstrado que a deficiência de sódio parece ser o principal fator desencadeador das cãibras. Este mineral tem grande importância na iniciação dos sinais dos nervos e ações que levam a movimentos musculares. Desta forma, a diminuição da concentração pode aumentar a sensibilidade muscular e sob condições de exercícios com perda excessiva de suor, uma tensão muscular seguida de movimento pode fazer com que o músculo se contraia involuntariamente. Se a reposição do mineral não ocorrer, instala-se uma deficiência progressiva e significativa de sódio e água, provocando a hiperirritabilidade de algumas terminações nervosas que podem proporcionar as contrações espontâneas dos músculos.
5. Teoria de deficiência de potássio
A deficiência de potássio poderia causar distúrbios na formação de potenciais elétricos, que prejudicaria o controle da contração muscular, gerando contrações espontâneas dos músculos.
6. Teoria de deficiência de cálcio
Um dos mecanismos envolvidos na fisiologia da cãibra diz respeito à deficiência das concentrações de cálcio no sangue, que resultaria na alteração do balanço de cálcio no interior da célula e conseqüentemente desequilíbrio no processo de contração muscular.
A ativação de elementos contráteis por meio da ATPase Ca 2+ é fundamental no processo de contração muscular. Desta forma, a deficiência deste mineral geraria cãibras pelo fato de que componentes ionizados do cálcio plasmático são determinantes na manutenção da excitabilidade neuromuscular.
As conseqüências das cãibras no atleta são queda de performance, podendo chegar a distensões, estiramento e até a rupturas de ligamentos e músculos.
PERGUNTAS e RESPOSTAS:
1. Qual a melhor via para analisar a causa da cãibra?
A investigação alimentar, de hidratação, do treinamento e suas condições são fundamentais nesta investigação. Dosagens bioquímicas dos nutrientes envolvidos na ocorrência da cãibra pode ser outra alternativa para estabelecer a causa.
2. Existe alguma limitação do uso de banana durante o esporte?
Alguns atletas podem apresentar aumento do volume gástrico pelo teor de fibras da banana (cada 100g apresenta 2,03g de fibras). Portanto, deve ser estudada a tolerância individual de cada atleta, de modo que essa ingestão não atrapalhe o desempenho.
3. Quais as melhores fontes de potássio na alimentação?
Estão descriminadas abaixo, bem como as quantidades de potássio por 100 gramas:
Banana - 396
Carne crua - 395
Arroz integral - 223
Bacalhau fresco - 203
Blanquet de peru - 204
suco de laranja - 200
ajudei, ok.
2006-10-26 08:24:18
·
answer #2
·
answered by M.M 7
·
1⤊
0⤋
As cãimbras são contrações involuntárias, normalmente com dor. Realmente as panturrilhas (os gastrocnêmios) são as frequentemente afetadas. As cãimbras podem ser cãimbras de calor, por esforço físico, de origem vascular, metabólica OU neuromuscular. Esse último caso tem a ver, sim, com o abuso de bebidas alcoólicas, chamado de polineurite alcoólica (inflamação ou degeneração de alguns nervos). Ela causa dor, formigamento e cãimbras nos membros inferiores (como você descreveu).
O que acontece é que o frequente uso de bebidas alcoólicas pode causar uma lesão numa parte específica do intestino responsável por absorver vitaminas do complexo B e é exatamente isso que leva à uma degeneração dos nervos da periferia (da parte mais distante, nas extremidades). O médico ideal seria um que tivesse conhecimento de neurologia.
2006-10-26 05:36:43
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Algumas coisas que levam ao aparecimento das cãimbras:
- Má circulação;
- extremo cansaço (excesso de atividade física gera ácido lático nas articulações e este promove o aparecimento de cãimbra);
- Falta de sais minerais (especialmente o potássio);
Sem querer brincar, comer algumas bananas pode ajudar. É uma fruta rica em sais minerais, principalmente potássio.
Mas não deixe de consultar um médico.
Abraço !
2006-10-26 05:04:36
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
deficiÊncia na produção do acido lactio
2006-10-26 16:09:19
·
answer #5
·
answered by anjinha 4
·
0⤊
0⤋