No meu trabalho, eu lido com gerentes de bancos, clientes, bons e maus pagadores. As decisões sobre liberação de crédito são baseadas, principalmente, no perfil do cliente. A pessoa pode ser honesta, organizada, bem-intencionada etc. Mas se o perfil dela, como cliente, não atender aos critérios do banco, o crédito pode ser prejudicado. A competência do gerente tem limite. Existe o gerente da conta, que faz a primeira análise. Se o cliente preencher os requisitos mínimos, existe forte possibilidade de obter o crédito logo de início. Se não, o gerente de conta não tem como (restrição pelo próprio sistema) lberar o crédito. Ainda assim, o cliente pode recorrer ao gerente de agência, que, com maior autonomia, pode liberar o empréstimo. Porém, é preciso que o cliente tenha um passado totalmente ilibado, em relação ao seu perfil de "bom pagador" e é quase necessário ter contraído dívidas no passado e tê-las pago em dia, para ter maior credibilidade. Porém, o risco é SIM do gerente. É interesse do banco emprestar dinheiro, afinal ele, a grosso modo, vive disso. porém é preciso ter garantias de que o retorno será descomplicado. Alguns, para não dizer a maioria, tem seguros que cobrem os casos de inadimplência, que depois recorrem à empresas de cobrança para reaver o dinheiro (e, quase sempre, tomar mais algum da vít...quero dizer, do cliente). No final das contas, o banco nunca sai perdendo. E no final do final das contas, o cliente quase sempre pega empréstimos que não teria que pegar, caso programasse a despesa a médio prazo (claro que existem casos fortuitos, mas são a minoria)
2006-10-26 03:27:24
·
answer #1
·
answered by GreeneyesCat 3
·
1⤊
0⤋
Só comentando o último tópico, se o gerente "forçar a barra" e emprestar sob sua responsabilidade, e o cliente não pagar, quem paga é ele mesmo, e às vezes com a perda do cargo e/ou do próprio emprego.
2006-10-29 07:04:31
·
answer #2
·
answered by miosotis 7
·
0⤊
0⤋
É uma responsabilidade muito grande ser Gerente de um Banco, lidar com dinheiro não é fácil. Acho que se a pessoa chegou nesse cargo é por que tem competência.
Agora quanto a decidir se uma pessoa vai ou não pagar um financiamento ou empréstimo, a decisão deve ser tomada com base nos critérios antes definidos. Se o cliente se encaixar em todos os pré-requisitos estabelecidos pelo banco, não tem por que o gerente não liberar o crédito.
Normalmente essa decisão é tomada com base na movimentação da conta do cliente, seus bens e aplicações, em relação a quantia pedida para empréstimo... Mesmo que o clientes tenha outras formas por fora de pagar esse financiamento, o banco se baseia apenas no que tem cadastrado no seu banco de dados..
O mundo é assim, negócios não podem ser baseados apenas em suposições e intuição.
2006-10-26 10:24:36
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Um gerente de banco avalia o risco de uma operação com base em informações colhidas, dentro do limite da sua alçada. Todos os bancos têm limites de alçada dentro de certos valores e acima do valor estipulado o gerente não tem poder de decisão. Se o gerente julgar que as garantias, incluindo avalista/fiador, não são suficientes, ele não irá deferir a operação.
2006-10-26 10:16:04
·
answer #4
·
answered by ddelund 7
·
0⤊
1⤋
dependendo do cliente do valor da transação ele pode decidir sim
2006-10-26 10:13:58
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Não é que o gerente tenha ou não competência.. Ele deve seguir as ordens que o banco lhe passa.. E automático.. Ele olha no sistema o histórico do cliente e lá já tem as possibilidades que ele pode fazer.. A culpa nesse caso é do banco, que abre possibilidades pequenas para não perder seus lucros..
2006-10-26 10:12:43
·
answer #6
·
answered by Vanyle 6
·
0⤊
1⤋