English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Isso não é possível.
É uma balança se um baixa o outro sobe?
Se voce entende dessas coisas de inflação e tal, me explique, tem como baixar imposto, inflação e juros tudo ao mesmo tempo?
Como?
É que um candidato disse isso em debate, e eu achei um absurdo, mas talvez seja meus conhecimentos que são limitados.
Obrigado pela ajuda.

2006-10-26 02:29:09 · 2 respostas · perguntado por Sad but True 3 em Negócios e Finanças Outras - Negócios e Finanças

2 respostas

É possível sim.
Tudo depende do momento e do planejamento que se deseja.
Quando estamos com o mercado em alta, como agora, baixar impostos ajuda a diminuir preços que ajuda a aumentar o consumo fazendo c que não se perca arrecadação. Arrecada-se uma margem pequena em uma quantidade maior. Quando se diminui impostos e juros num bom momento tb há um aumendo de produção, devido a diminuição de custos. Tudo isso ajuda para manter ou diminuir preços, fazendo com que não haja inflação, aumento de consumo (mais pessoas passam a ter acesso) e continuidade de arrecadação.
Veja que não é, necessariamente, uma balança. Tudo é relativo.
Em um momento errado baixar juros ou baixar impostos pode quebrar o país. Há muito tempo que o mundo vive uma expansão acelerada. Estes ajustes na economia brasileira já deveriam ter sido feitos há muito tempo. Ex: Os juros reais (juros - inflação) ainda são os mais altos do mundo no brasil. Estão na faixa de (13,5% selic - 3,5% inflação) 10% ao ano. No governo anterior terminou em cerca de 12% (18% selic - 6% inflação). Naquela época era necessário os juros nestas condições, pois viviamos em crise (quebra da russia, quebra do méxico, 11 de setembro, etc). Hoje, com poucas ou nenhuma crise e o risco país bem baixo poderiamos baixar bem mais nossas taxas de juros e impostos (o aumento da carga tributária foi recorde nos ultimos anos).
Espero ter ajudado.

2006-10-26 05:12:37 · answer #1 · answered by daltro_junior 2 · 0 0

É possível, sim senhor. Porque não? Você sabe muito bem, que o imposto que pagamos pelo combustível que consumimos é IMORAL. Nos somos auto suficientes. Imagine se pagássemos, 50% do que pagamos hoje por um litro de gasolina. Países pobres como a Colômbia, Venezuela, Bolívia, o preço da gasolina é infinitamente mais barato, menos da metade. Se pagamos menos aqui no brasil, tudo será mais barato, os impostos caem, os fretes também. E ai? compramos a nossa gasolina, mais cara, eles vendem mais barato. Quem paga o pato? Claro que somos nos. Deu pra entender?

2006-10-26 02:37:57 · answer #2 · answered by LÚCIO 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers