English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Gênesis 1:1,2 No princípio criou Deus os céus e a terra. Ora, a terra mostrava ser sem forma e vazia; e havia escuridão sobre a superfície da água de profundeza; e a força ativa de Deus movia se por cima da superfície das águas. (Tradução do Novo Mundo)A maioria das traduções do versículo 2 dizem que "o Espírito de Deus pairava sobre as águas". Mas a sociedade Torre de Vigia tem ensinado a seus seguidores que o Espírito Santo é meramente uma força impessoal a serviço de Deus. Para provar isto a seus ouvintes as testemunhas de Jeová citam este versículo segundo a Tradução do Novo Mundo. Esta é uma situação na qual uma testemunha de Jeová não precisa distorcer as Escrituras para encaixar as doutrinas que aprendeu. O versículo vem pré distorcido em sua própria Tradução do Novo Mundo.A Bíblia repetidamente se refere ao Espírito Santo como tendo atributos pessoais e revela que o Espírito Santo fala (At. 13:2), dá testemunho (João 15:26), fala as coisas que ouve (João 16:13)

2006-10-25 10:53:46 · 12 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

12 respostas

Respeite as diversidades de religião para ser respeitado.

2006-10-25 10:56:10 · answer #1 · answered by Anonymous · 3 0

A palavra hebraica traduzida "espírito" ou "força ativa" é rúahh. Essa palavra ocorre no VT 376 vezes. Em nenhuma Bíblia essa palavra é traduzida em todas as ocorrências pela palavra portuguesa "espírito". Por quê? Porque a palavra hebraica significa basicamente àquilo que é invisível ao homem, mas que está em movimenta. É traduzido nas Bíblias por: (1) vento, (2) força ativa, (3) coração e (4) espírito. O texto de Gên 1:1, 2 é traduzido por uma versão americana como "um vento tempestuoso movia-se pela superfície . . .". Para você entender esse texto o mais importante não é qual palavra o tradutor escolheu para definir o termo hebraico, mas você se perguntar o que o "espírito" de Deus estava fazendo ali sobre a superfície das águas de um planeta desabitado. Boa pesquisa!!!

2006-10-25 11:19:06 · answer #2 · answered by Daniel_Santos 2 · 2 0

como o próprio nome já diz ELE é o ESPIRITO SANTO DE DEUS NA TERRA.

2006-10-25 11:04:21 · answer #3 · answered by eliane p 1 · 1 0

NÃO ELE É UMA PESSOA NA TRINDADE
PAI,FILHO E ESPIRITO SANTO
ESTÁ NA BIBLIA A PALAVRA DE DEUS
JESUS TE AMA
DICAS DE SITES:
WWW.ONGRACE.COM.BR
WWW.IGOSPEL.COM.BR
WWW.SPACEGOSPEL.COM.BR
WWW.TABERNACULONET.COM.BR
JESUS TE AMA

2006-10-27 07:06:57 · answer #4 · answered by Jaqueline 3 · 1 2

A Bíblia afirma a existência do Deus Pai, Deus Filho (Jesus Cristo) e Deus Espírito Santo. II Coríntios 13:13 (ou o 14 em algumas traduções). Jesus ordenou aos discípulos que batizassem "em nome do Pai, e dos Filho, e do Espírito Santo." S. Mateus 28:19.

Aqui segue algumas evidências de que o Espírito Santo é uma pessoa:

1 - Romanos 8:26 - O Espírito Santo Intercede por nós.

2 - I Timoteo 4:1 - O Espírito Santo Fala

3 - Efésios 4:30 - Podemos entristecer o Espírito Santo

4 - Apocalipse 22:17 - O Espírito Santo convida

E naturalmente O Espírito Santo é Espírito.

Ainda que pesquizássemos não penetraríamos nos detalhes deste mistério divino. Todavia, devemos aceitar as evidências reveladas, as quais nos pertence. O mais devemos aceitar pela fé, pois sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6).

2006-10-25 14:16:58 · answer #5 · answered by jovem10 5 · 1 2

Disse então Pedro:Ananias,por que encheu satanás o teu coração,para que mentisse ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno?Não mentiste aos homens,mas a Deus.(Atos 5 :3,4).
Para quem Ananias mentiu.Pedro menciona isto duas vezes:ele mentiu para o Espirito Santo;ele mentiu para Deus.Isto revela que o Espirito Santo é uma pessoa-(Como pode alguem mentir para uma "força")-e que está pessoa é Deus.

2006-10-25 11:28:12 · answer #6 · answered by dilosantos2000 1 · 1 2

Crer no Espírito Santo é, pois, professar que o Espírito Santo é uma das Pessoas da Santíssima Trindade, consubstancial ao Pai e ao Filho, "e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado". É por isso que se tratou do mistério divino do Espírito Santo na "teologia" trinitária.
Aquele que o Pai enviou a nossos corações, o Espírito de seu Filho" é realmente Deus. Consubstancial ao Pai e ao Filho, ele é inseparável dos dois, tanto na Vida íntima da Trindade como em seu dom de amor pelo mundo. Mas ao adorar a Santíssima Trindade, vivificante, consubstancial e indivisível, a fé da Igreja professa também a distinção das Pessoas. Quando o Pai envia seu Verbo, envia sempre seu Sopro: missão conjunta em que o Filho e o Espírito Santo são distintos, mas inseparáveis. Sem dúvida, é Cristo que aparece, ele, a Imagem visível do Deus invisível; mas é o Espírito Santo que o revela.
O símbolo está, pois, dividido em três partes: "Primeiro, fala-se da primeira Pessoa divina e da obra admirável da criação; em seguida, da segunda Pessoa divina e do Mistério da Redenção dos homens; finalmente, da terceira Pessoa divina, fonte e princípio de nossa santificação". Esses são "os três capítulos de nosso selo (batismal)".
A graça do Espírito Santo tem o poder de nos justificar, isto é, purificar-nos de nossos pecados e comunicar-nos "a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo" e pelo batismo.
Mas, se morremos com Cristo, temos fé de que também viveremos com Ele, sabendo que Cristo, uma vez ressuscitado dentre os mortos, já não morre, a morte não tem mais domínio sobre Ele. Porque, morrendo, Ele morreu para o pecado uma vez por todas; vivendo, Ele vive para Deus. Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado e vivos para Deus em Cristo Jesus (Rm 6,8-11).
A justificação é a obra mais excelente do amor de Deus, manifestado em Cristo Jesus e concedido pelo Espírito Santo. Sto. Agostinho pensa que "a justificação do ímpio é uma obra maior que a criação dos céus e da terra", pois "os céus e a terra passarão, ao passo que a salvação e a justificação dos eleitos permanecerão para sempre". Pensa até que a justificação dos pecadores é uma obra maior que a criação dos anjos na justiça, pelo fato de testemunhar uma misericórdia maior.

O Espírito Santo é o mestre interior. Gerando "o homem interior , a justificação implica a santificação de todo o ser:

Como outrora entregastes vossos membros à escravidão da impureza e da desordem para viver desregradamente, assim entregai agora vossos membros a serviço da justiça, para a santificação. (...) Mas agora, libertos do pecado e postos a serviço de Deus, tendes, como fruto, a santificação, e o fim é a vida eterna (Rm 6,19-22)
A graça é antes de tudo e principalmente o dom do Espírito que nos justifica e nos santifica. Mas a graça compreende igualmente os dons que o Espírito nos concede, para nos a associar à sua obra, para nos tornar capazes de colaborar com a salvação dos outros e com o crescimento do corpo de Cristo, a Igreja. São as graças sacramentais dons próprios dos diferentes sacramentos. São, além disso, as graças especiais, chamadas também "carismas", segundo a palavra grega empregada por S. Paulo e que significa favor, dom gratuito, benefício. Seja qual for seu caráter, às vezes extraordinário, como o dom dos milagres ou das línguas, os carismas se ordenam à graça santificante e têm como meta o bem comum da Igreja. Acham-se a serviço da caridade, que edifica a Igreja.

2006-10-25 11:14:38 · answer #7 · answered by Frei Bento 7 · 1 2

como você mesmo falou , tudo isso São traduções que cada um interpreta como acha que é certo , não sei quem esta certo nem quem esta errado , mas cada um é livre de acreditar naquilo que quiser

2006-10-25 11:04:43 · answer #8 · answered by leonardo 6 · 0 1

Bom pelo meu conhecimento o Espírito Santo é uma pessoa da divina Trindade

2006-10-25 10:57:37 · answer #9 · answered by Keka 3 · 0 1

Pessoa da Trintade que atua em nós e atravez de nos.

2006-10-25 11:04:59 · answer #10 · answered by cacau 4 · 0 2

fedest.com, questions and answers