English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Seguindo o RACIOCÍNIO LÓGICO, epliquem a pergunta. É uma pergunta/brincadeira direcionada ao raciocínio, por favor, não venham com ladaínhas bíblicas ou explicações estapafúrdias que qualquer papagaio treinado responde.

2006-10-25 07:49:53 · 30 respostas · perguntado por Flamel 4 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

30 respostas

Provavelmente o judaísmo (primeira religião a acreditar em Deus), foi inventado a partir do Zoroastrismo, a primeira religião monoteísta da história.

Porém, não se sabe se o primeiro líder religioso tentava explicar o mundo ao seu redor, ou se já criava uma religião pensando nela como algo que pudesse ser persuassivo e alienasse o povo para poder unifica-lo e controla-lo.

2006-10-25 07:59:35 · answer #1 · answered by Jeanioz 5 · 0 1

Responder essa pergunta seria uma suposição e não raciocínio lógico.

Diga-me...Você não parece um papagaio treinado quando diz essa pergunta repetida?

2006-10-25 14:51:46 · answer #2 · answered by Anonymous · 2 0

Ok Eduardo, então vejamos.

Vamos raciocinar um pouco.

O próprio Deus, afirma a respeito de sua origem no livro de Salmos 90: 2. : " Antes de nascerem os próprios montes ou de teres passado a produzir como que com dores de parto a terra e o solo produtivo, sim, de tempo indefinido a tempo indefinido, tu és Deus." Traduzindo de maneira bem simples: Deus sempre existiu.

Pergunto: Há lógica nesta afirmação?
Nossa mente não pode compreender isso plenamente. Mas essa nossa incapacidade não constitui uma razão sólida para rejeitá-la.
Considere estes exemplos:

1- O TEMPO :
Ninguém pode indicar um determinado momento em que o tempo começou. E é um fato que, embora a nossa vida termine, o tempo não acaba não é mesmo? Não rejeitamos a idéia de tempo só porque há aspectos a respeito dele que não entendemos plenamente. Antes regulamos a nossa vida por ele.

2- O ESPAÇO :
Os astrônomos não encontram nem começo nem fim do espaço. Quanto mais distante investigam o universo, tanto mais espaço existe. Eles não rejeitam o que a evidência indica; muitos dizem até que o espaço é infinito, ou seja, sem começo nem fim. O mesmo princípio se aplica à existência de Deus.

OUTROS EXEMPLOS:
1-Os astrônomos nos dizem que o calor do sol no seu centro é de 15.000.000 de graus centígrados. Será que rejeitamos essa idéia porquê não podemos compreender plenamente tal intensidade de calor?

2-Os astrônomos dizem ainda que o tamanho da nossa Via-Láctea é tão grande que um feixe de luz viajando a 300.000 quilômetros por segundo levaria 100.000 anos para atravessá-la. Será que a nossa mente avalia realmente essa distância? Contudo, nós aceitamos isso, por que a evidência científica o apóia.

Agora meu caro EDUARDO, (pontos de interrogação), ???????
Eu pergunto: O QUE É MAIS LÓGICO?
Que o universo é o produto de um criador vivo e inteligente? ou que deve ter surgido por mero acaso, de uma fonte sem vida, sem ser guiado por uma inteligência? Alguns adotam este último ponto de vista por que crer no contrário, significaria que teriam de reconhecer a existência de um Criador, cujas qualidades não podem entender plenamente.
Mas, é bem conhecido que os cientistas não entendem plenamente o funcionamento dos genes que estão dentro das células vivas e que determinam como estas células se desenvolverão. Tampouco entendem plenamente o funcionamento do cérebro humano. Contudo, quem negaria que estes ( genes e cérebro humano ) existem? Deveríamos esperar realmente entender tudo a respeito de uma PESSOA que é tão grande, que pôde fazer o universo existir, com todo o seu complexo projeto e seu tamanho estupendo?

Pra finalizar, uma última ilustração:
-Quando vemos uma máquina fotográfica, um rádio ou um computador, entendemos logo que foram produzidos por projetistas inteligentes não é mesmo? Seria então razoável dizer qua coisas muito mais complexas como : o olho, o ouvido e o cérebro humano, não se originaram de um Projetista Inteligente?

É isso ai meu caro Eduardo. Agora espero sinceramente que você use de discernimento e raciocine de forma lógica sobre os pontos que coloquei na resposta à sua pergunta.

Abraços e até a próxima. !!!

2006-10-25 16:05:54 · answer #3 · answered by Dhominus 5 · 0 0

Se somos a semelhança dele, criamos ele.
Logo ele nos criou, e deve ter arrependido com alguns filhos, que duvidam dele.

2006-10-25 15:54:33 · answer #4 · answered by betowicca 6 · 0 0

Deus não existe ele é, leia a Biblia de genesis a apocalipse e entenderas quem é Deus.

2006-10-25 15:17:37 · answer #5 · answered by Eliane g 1 · 0 0

Deus = 1 (um único Deus) e o princípio de tudo
Infinito = a bondade e as obras de Deus
0 = tempo anterior a Deus

Elevando-se todas as obras de Deus a 0 para chegamos ao seu criador e encontraremos o número 1, pois lembrando da matemática todo número elevado a 0 é igual a 1.
Podemos concluir então que Deus é o criador do próprio Deus.

2006-10-25 15:11:10 · answer #6 · answered by Fabio 3 · 0 0

Essa é fácil,

O HOMEM, claro!

Para aliviar a sua necessidade de a tudo explicar, o homem lançou mao de divindades superiores, quer seja o deus trovao, o deus da guerra, o deus cristao, o deus sei la o q. Assim, o que ele nao conseguia uma explicacao logica, tacava logo na conta de deus. Se nao choveu, matou a colheita, foi o deus que ta **** da vida.
Os povos antigos nao se contentavam com um deus, eles tinham logo varios, assim ficava mais facil distribuir as tarefas.

Depois que se criou esse conceito de monopolio divino, um deus só.

2006-10-25 15:09:01 · answer #7 · answered by Carlos S 1 · 0 0

O Homem criou os deuses...quantos o homem ja adorou?? o homem cria deuses a medida de suas necessidades e culturas...os deuses estão com os dias contados...a medida que o homem conhecer melhor a si e ao universo...
mas tudo isso não implica que não exista um criador...mas dai a esse criador ser onipresente e onipotente...a um grande espaço....o mais provavel é que esse criador nem saiba de nossa existencia ou quem sabe ele nem saiba que criou um ou mais universos...afinal ele pode ser tão maior que tudo..que para ele criar universos seria como respirar para nos...natural e involuntario

2006-10-25 15:05:56 · answer #8 · answered by ACA 1 · 0 0

Quando conseguirem explicar de forma lógica pelo menos a existência de Deus vc volta a fazer esta pergunta.

2006-10-25 15:05:38 · answer #9 · answered by Moyses 2 · 0 0

São Tomás de Aquino, considerado o mais sábio dos santos e mais santo dos sábios, dá várias provas filosóficas da existência de Deus. Fica provado que não é uma questão de fé, mas de inteligência. É claro que nunca vamos compreender em toda a sua profundidade pois excede à nossa capacidade. Mas não é absurdo admitir que sempre existiu desde toda a eternidade. Ele não foi criado. O conceito de eternidade para nós é impossivel de compreender. No máximo entendemos o que é imortalidade. Por exemplo, olhamos um granito e vemos que aquilo é tão sólido que poderá durar para sempre. Ou seja, daqui para a frente pode ser eterno. Mas olhando para trás, como explicar que sempre durou e não teve um início, é-nos impossível.

2006-10-25 15:03:01 · answer #10 · answered by Adel 3 · 0 0

Não se tem notícias de nenhum povo, por mais primitivo que seja, em nenhum tempo, que não adore a algum tipo de divindade, ainda que seja a lua, ou o sol, ou uma pedra especial.
Se a adoração, ao que parece, é inerente ao comportamento humano isso tem de ter uma causa.
Agora, não lhe parece lógico pensar que a causa é o próprio Deus, do qual trazemos a essência como suas criaturas e do qual, portanto, sentimos falta e consideramos necessário?

Felicidades pra você

2006-10-25 15:00:55 · answer #11 · answered by Chester 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers