Não se trata de uma religião, para mim isso é uma seita de fanáticos, que deixam uma pessoa morrer sem necessidade. Deveriam ser todos processados por homicídio quando acontecesse um caso de morte por falta de transfusão.
2006-10-25 02:23:58
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋
Esta história de se interpretar a Bíblia é mera conveniência pessoal e de muitas religiões para "tentarem" explicar seus erros, suas falsas crenças, ou SIMPLESMENTE NÃO ACEITAR O QUE DEUS NOS DIZ.
Temos que entender que Deus não precisa de nenhum humano. Decidiu criá-los pelo grande amor que é a sua principal qualidade, e simplesmente para dar prazer a outros de viver (que é tão maravilhoso, que mesmo os que dizem que vão para os céus, que já tem o passaporte afiançado, não querem morrer. Engraçado, não acha ???).
Quanto a questão do sangue, o que está envolvido é - VOCÊ ACEITA DEUS COMO SEU SUPERIOR, COMO AQUELE QUE DEVE SER OUVIDO EM TUDO PARA SEU PRÓPRIO BEM, OU SIMPLESMENTE ACEITA DE DEUS AQUILO QUE LHE CONVÉM ????
Veja se a Bíblia deixa dúvidas se devemos ou não fazer uso do sangue de qualquer maneira - comer, transfundir, etc:
1. Até Noé, o homem era VEGETARIANO, não comia qualquer espécie de carne. Após o dilúvio, Deus permitiu que se comesse carne de animais abatidos, porem com uma condição - Que eles fossem sangrados. Não se poderia comer o animal por exemplo sufocado ou morto por causas naturais, sem que fosse sangrado, até que o seu sangue se esvaisse completamente.
Genesis 9:1-7, nos prova claramente o seguinte:
- Noé foi o segundo pai da humanidade, uma vez que TODOS morreram no dilúvio, com exceção dele e sua familia. Eles tinham que povoar a terra, conforme era da vontade de Deus.
Podiam comer carne, contanto que fosse SEM SANGUE.
Deus Estabelece a santidade do sangue, quando diz que ninguem deverá derramar sangue de forma errada.
Note que naquela ocasião, não existia Israel (que só passou a existir muitos anos após através de Jacó), e portanto Deus estabeleceu esta lei para TODA a descendencia de Noé e sua família, PORTANTO PARA TODA A HUMANIDADE.
Quando Israel foi escolhido como o Povo de Deus e foi estabelecido um pacto com Deus, Ele continuou a reafirmar a santidade do sangue, e que tal NÃO deveria ser tomado em Nenhuma hipótese. Encontrará dezenas de citações neste sentido na Lei.
O que dizer de Jesus e dos seus apóstolos, quando a Lei foi abolida ??? Será que o sangue continuava a ser santo e NÃO deveria ser tomado em hipótese nenhuma ?
Sim. Veja o que diz Atos dos apóstolos 15:28 e 29, quando os apóstolos se reuniram para decidir se ainda era ou não um requisito para o cristão a circuncisão. Transcrevo os versículos:
POIS PARECEU BEM AO ESPÍRITO SANTO E A NÓS MESMOS NÃO VOS ACRESCENTAR NENHUM FARDO ADICIONAL, EXCETO AS SEGUINTES COISAS NECESSÁRIAS: DE PERSISTIRDES EM ABSTER-VOS DE COISAS SACRIFICADAS A IDOLOS, E DE SANGUE, E DE COISAS ESTRANGULADAS, E DE FORNICAÇÃO. SE VOS GUARDARDES CUIDADOSAMENTE DESTAS COISAS, PROPERAREIS. BOA SAÚDE PARA VÓS.
Assim, era uma questão de se ser obediente a Deus, com a vantagem adicional de Mantermos a Boa Saúde se fossemos obedientes.
Não é o sangue o principal vetor de doenças - Aids, Hepatite, Doença de Chagas, e muitas outras ??? Não está certa a Bíblia ???
Muitos dizem que a abstenção do sangue se refere somente ao Comer o sangue. O que é pior, alimentar-se oralmente, ou transfundir o sangue pelas veias ??? Um doente que não pode se alimentar por via oral, qual é a maneira mais eficaz de ser alimentado, não é via venosa ??? (Soro por exemplo).
Finalmente, veja o que Paulo diz ao escrever aos Hebreus 9:18-22, o qual transcrevo:
POR CONSEGUINTE, TAMPOUCO O PACTO ANTERIOR FOI INAUGURADO SEM SANGUE. POIS, QUANDO TODO MANDAMENTO SEGUNDO A LEI TINHA SIDO ANUNCIADO POR MOISÉS A TODO O POVO, ELE TOMOU O SANGUE DE NOVILHOS, E DE BODES, COM AGUA E LÃ ESCARLATE E HIISSOPOE ASPERGIU O PROPRIO LIVRO E TODO O POVO DIZENDO: ESTE É O SANGUE DO PACTO QUE DEUS PRECEITUOU PARA VÓS. E ELE ASPERGIU IGUALMENTE COM SANGUE A TENDA E TODOS OS VASOS DO SERVIÇO PÚBLICO. SIM, QUASE TODAS AS COISAS SÃO PURIFICADAS COM SANGUE, SEGUNDO A LEI, E A MENOS QUE SE DERRAME SANGUE, NÃO HÁ PERDÃO.
O que Paulo queria chamar atenção aqui ?? Que o Sangue é sagrado, e tem um valor tão grande para Deus, que é a única base para perdão de pecados.
Assim, quando Jesus foi sacrificado de uma vez para sempre, derramando o seu sangue; o sangue de Jesus foi tão precioso que de uma vez para sempre, serve de base para o perdão dos nossos pecados junto a Deus.
Assim, o Único sangue que salva verdadeiramente a nossa vida, é o sangue derramado por Jesus.
A pessoa pode até mesmo tentar prolongar a sua vida, desobedecendo a Deus, e no desespero tomar sangue por exemplo. Mas que garantia tem que sobreviverá a este processo, ou por quantos anos mais viverá ???
O que é esta vida em comparação com a vida eterna que nos é prometida por Deus, se tivermos o favor Dele ????
Que o sangue é considerado sagrado, até mesmo os demônios reconhecem isto.
Em algumas religiões espíritas, especialmente as Afro Brasileiras, os ritos de iniciação e pagamento de obrigações, SEMPRE ENVOLVEM DERRAMAMENTO DE SANGUE. Isto é uma grande oposição a Deus, como é próprio do diabo e dos demônios.
EM RESUMO, A BÍBLIA NÃO DEIXA DÚVIDA QUE AQUELE QUE QUER OBEDECER A DEUS, NÃO DEVE FAZER USO DO SANGUE.
Não dá margem a nenhuma outra interpretação.
Agora, se as pessoas aceitam estas verdades, ou se vão "arranjar qualquer desculpa" para justificar seus erros, e acharem que ainda assim fazem a vontade de Deus, aí são outros "quinhentos" ....
2006-10-25 02:23:01
·
answer #2
·
answered by WDR 4
·
1⤊
0⤋
Bom... primeiro vou falar na seguinte ordem.
1ºO que a bÃblia diz.
2ºO que a lei diz
3ºOs riscos
4ºOs tratamentos
1º O que a bÃblia diz? AS Testemunhas de Jeová, que por razões religiosas não aceitam o procedimento (LevÃtico, 17:10-14; Atos 15:28,29).
2º O que a lei diz? Em princÃpio, ninguém pode ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei (Constituição Federal, art. 5°., inciso II). Quem violar tal direito individual comete o crime tipificado no artigo 146 do Código Penal (constrangimento ilegal).
3º Os riscos. Apesar de o sangue doado ser testado para as doenças transmissÃveis conhecidas no momento, existe um perÃodo chamado de janela imunológica em que um doador contaminado por um determinado vÃrus já pode transmitir a doença através do seu sangue; entretanto, os testes realizados na bolsa ainda são negativos. Essa janela imunológica pode acontecer para os vÃrus HIV, HTLV I/II e para os vÃrus da Hepatite C e B. Exemplos disso são dois casos reais de contaminação.
http://www.giv.org.br/noticias/noticia.php?codigo=119
(Bebe pega Aids em transfusao de sangue)
http://www.giv.org.br/noticias2002/0818b.htm
(Doador de sangue contamina crianca de 10 anos com AIDS
somente na 12 tentativa seu exame deu positivo)
4º Tratamentos alternativos
Fluidos: solução de lactato de Ringer, dextran, hidroxietila de amido e outros são usados para manter o volume do sangue, evitando o choque hipovolêmico. Estão sendo testados alguns fluidos que podem transportar oxigênio.
Medicamentos: proteÃnas modificadas geneticamente podem estimular a produção de glóbulos vermelhos (eritropoetina), de plaquetas sanguÃneas (interleucina 11) e de vários glóbulos brancos (GM-CSF, G-CSF). Outros medicamentos reduzem bastante a perda de sangue durante a cirurgia (aprotinina, antifibrinolÃticos) ou ajudam a reduzir hemorragias agudas (desmopressina).
Hemóstatos biológicos: tampões (pads) de colágeno e celulose são aplicados diretamente para estancar sangramentos. Colas e seladores de fibrina podem fechar ferimentos causados por instrumentos perfurantes ou cobrir áreas maiores de tecidos que sangram.
Recuperação sanguÃnea: máquinas recuperam o sangue perdido durante cirurgias ou traumas. O sangue é filtrado e pode retornar ao paciente num circuito fechado. Em casos extremos, podem-se recuperar litros de sangue com esse sistema.
Técnicas cirúrgicas: através do planejamento pré-operatório, incluindo o contato com cirurgiões experientes, a equipe cirúrgica pode evitar complicações. à vital tomar medidas imediatas para estancar hemorragias. Atrasos de mais de 24 horas podem aumentar muito a mortalidade dos pacientes. Dividir cirurgias grandes em várias menores diminui a perda total de sangue.
Instrumentos cirúrgicos: alguns instrumentos a um só tempo cortam e cauterizam os vasos sanguÃneos. Outros podem estancar o sangramento em grandes porções de tecido. Instrumentos de laparoscopia e outros minimamente evasivos permitem que se realizem cirurgias sem a perda de sangue que ocorre em incisões grandes.
Tem muito mais aqui neste site
http://www.watchtower.org/languages/portuguese/library/hb/index.htm
(As transfusões de sangue — quão seguras são?)
http://www.taps.org.br/Paginas/medartigo01.html
(medicina em crise)
http://www.usp.br/agen/repgs/2005/pags/183.htm
(Técnicas de cirurgia sem sangue reduzem transfusões em operações de grande porte)
http://www.terra.com.br/planetanaweb/jornal.htm
(Isto e- on-line Tratamento diferenciado para as testemunhas de Jeová)
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912006000200015&lng=pt&nrm=
(Autotransplante de fÃgado em Testemunha de Jeová portador de hepatocarcinoma)
http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT976701-1664,00.html
(Revista Epoca- Abindo a Cabeca- Cirurgiões operam o crânio de bebê testemunha de Jeová)
http://www.giv.org.br/noticias/noticia.php?codigo=119
(Bebe pega Aids em transfusão de sangue)
http://www.giv.org.br/noticias2002/0818b.htm
(Doador de sangue contamina criança de 10 anos com AIDS).
somente na 12 tentativa seu exame deu positivo)
http://globoreporter.globo.com/Globoreporter/0,19125,VGC0-2703-3131-3-48077,00.html
(Globo Repórter- Rede Globo- Tecnologia a serviço da religião.)
http://cbs2chicago.com/nationalhealth/health_story_114163145.html
(Chicago USA - Hospital diz nao a transfusões de sangue. )Abril/2006) sabia que existem tratamentos eficazes e mais seguros ao uso terapêutico do sangue?
Que estes tratamentos não são divulgados?
Que existe uma chamada "máfia do sangue", que vende TODO o sangue que é doado (eu disse isso mesmo: TODO), aos hospitais, clÃnicas e laboratórios farmacêuticos para a produção de medicamentos.
O sangue que é doado (aos hemocentros) e testado, é vendido aos pronto-socorros do governo, hospitais e laboratórios, e uma bolsa de 0,5 ml de sangue, chega ao destino final, depois de totalmente fracionada, custando mais de R$ 2.000,00.
Planos de saúde de todo o Brasil oferecem tratamentos alternativos ao uso do sangue, basta procurá-los...
se não tem dinheiro para pagá-los, processe o Estado, ele é capaz de autorizar o uso de tratamentos alternativos por força da lei...
Pense bem, é só um caso de informações.
Espero tê-la ajudado, se precisar mais detalhes terei prazer em ajudar.
2006-10-25 03:44:07
·
answer #3
·
answered by Pauloyahoo 4
·
0⤊
0⤋
o mais importante é que todos saibam que isso não faz parte de uma religião e sim de uma SEITA.
Sendo assim são seguidores de seus próprios ensinamentos e não dos ensinamentos de Cristo, seguem o que HOMENS como João Calvino, João Knox, John Smith, John Weley, Joseph Smith, Charles Ruzzel, Charles Parham, Lutero .....
querem que sigam.
São ANTICRISTO.
2006-10-25 02:08:03
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Algumas denominações cristãs, baseiam-se nas leis do antigo testamento bíblico que dizem que o homem não deve se alimentar do sangue humano para adotarem este procedimento.
Acho que a fé das pessoas não pode ser julgada, principalmente elas estando conscientes das conseqüências pessoais de suas decisões. Provavelmente você deve estar correto no entendimento que teve um motivo bem "humano" para que esta lei fosse colocada, provavelmente alguma prática de efetivamente se beber o sangue dos inimigos etc....
Discordo de você em duas coisas:
1 - quando afirma uma coisa que aparentemente é lógica mas depende de fé - " A bíblia tem que ser lida e interpretada, se possível é bom buscar outras fontes" - Depende do que se crê: pois se a pessoa crê que a Bíblia é a palavra de Deus, nada há que se consultar em outras fontes.
2 - você afirma que - " no inicio os apóstolos só pregavam para os judeus, teve aquela passagem que um anjo traz para Pedro todo o tipos de comidas proibidas, a partir dai eles começaram a pregar a todos" - POSSO ESTAR ENGANADO, mas acho que Paulo foi o apóstolo dos Gentios (não judeus) e somente ele desenvolveu seu ministério na divulgação da fé a estes. Os 12 apóstolos (foi escolhido logo depois um outro para substituir a Judas Iscariotes) eram judeus e pregavam aos judeus apenas.
2006-10-25 01:41:35
·
answer #5
·
answered by zpedro2 4
·
0⤊
0⤋
Eh uma questao de interpretacao da Biblia. O judaismo por exemplo prega restricoes ao consumo de carne de porco e a mistura de leite e sangue por conta de interpretacoes do Tora.
As testemunhas de Jeova por exemplo nao aceitam a tranfusao de sangue em alusao a uma interpretacao da Biblia (Genesis 9: 3-4).
Existem batalhas legais no mundo todo sobre essa questao versus o direito a vida, no Brasil por exemplo, a liberdade de culto religioso eh um direito constitucional, assim como o direito a vida.
Livros, leis e qualquer outra questao sujeita a interpretacoes levam a este tipo de duvida.,
2006-10-25 01:28:39
·
answer #6
·
answered by Aylton Souza 1
·
0⤊
0⤋
Porque eles intrepletam a biblia do modo deles... Fazer o que né? Salvação é individual...
2006-10-25 01:21:30
·
answer #7
·
answered by ♫♫♫♫ 2
·
0⤊
0⤋
Por que seria contra as suas tese e ensinamentos!
2006-10-25 01:21:26
·
answer #8
·
answered by Dionathan Ianuch I 1
·
0⤊
0⤋
Falso moralismo...
2006-10-25 01:18:16
·
answer #9
·
answered by Jeanioz 5
·
0⤊
0⤋
Eles preferem morrer por causa de uma interpretação sem fundamentos do q dar primazia pela santidade da vida.
Quem doa não morre e quem recebe, vive... O q o Apóstolo Paulo reafirmou, foi o consumo do sangue como alimento e não como 'remédio'.
Eles preferem desestruturar uma família do q primar pela vida.
O engraçado é q eles violam descaradamente a lei de Deus por fracionarem o sangue. Eu estava lendo uma revistas das TJ sobre o sangue e achei absurdo as declarações deles de dividirem o sangue em seus compostos e um determinado composto eles dizem ser proibido e o outro eles autorizam... vc notou o absurdo disso...? Se colocam no lugar de Deus, como se fossem autorizados a dividir o sangue e dizer o q pode e o q não pode... Sangue é sangue, não importa o componente dele se está separado ou não... São realmente fariseus no seu comportamento... São responsáveis por milhares de mortes assim como foram irresponsáveis qd no passado proibiram a vacina e o transplante de orgãos; milhares morreram por essa regra estúpida e mais tarde ambas as coisas foram liberadas...
2006-10-25 02:31:00
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋