English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-10-24 10:51:57 · 26 respostas · perguntado por Mago 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

26 respostas

Um ótimo livro e muito bem escrito.Acho que é o mais vendido do mundo.

2006-10-24 10:53:36 · answer #1 · answered by Anonymous · 2 0

Acredito sim e acho que qualquer pessoa que ler a biblia vai entender e ver que muita coisa que estamos vendo e vivendo hj está escrito na bíblia. Além de tudo é uma leitura engrandecedora.

2006-10-24 17:57:16 · answer #2 · answered by Dea 3 · 1 0

Para mim a bíblia é mais como um manual para a vida, que contêm ensinamentos que em uma certa época era correto!! Todas aquelas histórias são na verdade para ensinar-nos a sermos bons, e ter um modelo de vida dito honroso e mais humano!!

2006-10-24 17:56:10 · answer #3 · answered by Sinistro 3 · 1 0

Claro!

2006-10-25 08:28:03 · answer #4 · answered by Anahí 3 · 0 0

A bíblia foi escrita em aramaico poucas pessoas no mundo conseguem traduzir está língua...então fica complicado acreditar em tudo que ali está escrito...ela também é muito contraditória...passou por muitas transformações e traduções.

2006-10-24 19:35:40 · answer #5 · answered by Soprano 1 · 0 0

Em 1947, foi feita uma descoberta que apagou de vez qualquer dúvida que pudesse existir quanto à autenticidade do Antigo Testamento. Num lugar chamado Qumrã, na costa noroeste do mar Morto, foram encontrados mais de 400 manuscritos. Entre eles estavam manuscritos de todos os livros do Antigo Testamento, exceto o livro de Ester. Pesquisas históricas e arqueológicas revelaram que, naquele local, havia uma comunidade religiosa, formada por judeus. Ali eles viveram até o ano 68, quando foram perseguidos e destruídos pelo exército romano. Os manuscritos dos livros do Antigo Testamento ali encontrados tinham sido copiados antes do nascimento de Jesus. E o seu conteúdo confere exatamente com os livros que temos hoje. Portanto, o Antigo Testamento é uma obra histórica autêntica.

Quanto ao Novo Testamento, podemos aplicar-lhe alguns testes para averiguar a sua autenticidade. O historiador C. Sander, em seu livro Introduction to Research in English Literary History (Introdução à Pesquisa na História da Literatura Inglesa), aponta três testes de historiografia que são usados para averiguar se uma obra histórica merece crédito. São eles: o teste bibliográfico, o teste da evidência interna e o teste da evidência externa.

O teste bibliográfico examina a transmissão do texto, isto é, a trajetória percorrida por ele até chegar a nós, com o objetivo de averiguar se a obra foi alterada no transcorrer dos anos. Como não dispomos do documento original, temos de examinar as sucessivas edições da obra até chegarmos à edição mais antiga. Quando se trata de obras mais antigas, elas eram escritas à mão e as cópias se chamam manuscritos.

Aplicando este teste ao Novo Testamento, só na língua grega temos cerca de 5.000 manuscritos dos livros que compõem esta parte da Bíblia. Temos 76 papiros, escritos entre os séculos I e VII; 252 manuscritos unciais, isto é, escritos em letras maiúsculas, nos séculos IV a IX; 2.646 manuscritos minúsculos, escritos nos séculos IX ao XV; 1.997 lecionários, isto é, manuscritos com textos selecionados do Novo Testamento para serem lidos nas igrejas. Temos também os manuscritos em outras línguas, chamados de versões. Em latim temos cerca de 10.000 manuscritos conhecidos; em armênio, aproximadamente 2.000; em etíope, cerca de 1.000; temos manuscritos também em siríaco, copta, árabe, persa e outras línguas. Entre manuscritos e fragmentos, temos cerca de 20.000 cópias do Novo Testamento espalhadas por museus e universidades de vários países.

Este número se torna mais expressivo ainda quando comparamos a quantidade de manuscritos do Novo Testamento com a quantidade de manuscritos de outras obras. A obra antiga com maior número de manuscritos conhecidos é a Ilíada, escrita por Homero. Desta obra são conhecidos 643 manuscritos.

O Novo Testamento foi aprovado no teste bibliográfico, pois a grande quantidade de manuscritos conhecidos hoje mostra que a obra não foi alterada no transcorrer dos anos.

O outro teste é o da evidência interna; o seu objetivo é averiguar se aquilo que foi escrito é, realmente, verdadeiro. E para isso procura-se resposta para as seguintes perguntas: Quem escreveu foi testemunha ocular dos fatos? Se não foi testemunha ocular, procurou ouvir quem o foi? Entre os seus primeiros leitores havia pessoas que conheciam pessoalmente os fatos?

Entre os escritores do Novo Testamento, alguns foram testemunhas oculares dos fatos que registraram, como, por exemplo, Mateus e João, que eram apóstolos de Jesus. Outros não foram testemunhas oculares mas procuraram ouvir as pessoas que presenciaram os fatos. Lucas, por exemplo, fez "acurada investigação de tudo desde sua origem".

E entre os primeiros leitores do Novo Testamento estavam pessoas que presenciaram os fatos e, portanto poderiam desmentir qualquer inverdade que fosse escrita. Além disso, os cristãos estavam rodeados de inimigos que, certamente, estavam sedentos por uma oportunidade de desmascarar qualquer mentira que fosse escrita.

A proximidade geográfica e cronológica dos autores e dos primeiros leitores do Novo Testamento com os fatos narrados atesta que o que foi escrito é, de fato, verdadeiro.

O terceiro teste de historiografia é o da evidência externa. Ele procura averiguar a harmonia dos fatos históricos ou científicos citados na obra com o registro de outras obras que retratam o mesmo período e, também, com as descobertas arqueológicas.

Os escritores do Novo Testamento, ao registrar os fatos relacionados com a vida de Jesus e o ministério dos apóstolos, citam lugares, fenômenos físicos, nomes de reis e governantes e fatos históricos daquela época. Comparando tais registros com as informações contidas em outras obras escritas naquela época, todos eles se mostraram verdadeiros.

Portanto, o Novo Testamento foi aprovado também no teste da evidência externa, pois todos os fatos históricos citados nele foram comprovados por outras obras que retratam aquela época ou pelas descobertas arqueológicas. O arqueólogo Joseph Free, em seu livro Archaeology and Bible History (Arqueologia e História Bíblica), afirma que "a arqueologia tem confirmado inúmeros textos que haviam sido rejeitados pelos críticos, dados como não históricos ou contraditórios".

A Bíblia Sagrada possui muito mais evidências de autenticidade do que todas as obras escritas na antigüidade. Se alguém rejeitar a Escritura, por duvidar de sua veracidade, terá de rejeitar também todas as obras antigas.

"EU E A MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR"

2006-10-24 19:31:20 · answer #6 · answered by jovem10 5 · 0 0

A biblia e uma seleção de metaforas e simbolismos espirituais.

Digamos que vc é um espião americano e esta infiltrado nas forças armadas sovieticas afim de descobrir planos inportantissimos, vc não iria chegar em um orelhão e se comunicar com seu pais em linguagem normal pois o aparelho poderia estar grampeado e eles te descobririam. Então qual seria a forma mais adequada pra vc passar o que descobriu? um codigo secreto que somente vc e a outra pessoa com quem está se comunicando saibam entender.
A mensagem biblica precisava chegar incolume até agora no seculo 21 e por isso Deus a codificou de forma que ninguem a não ser uma pessoa especial enviada por ele soubesse decifrar, esta pessoa e o messias...e ja está na terra.

2006-10-24 19:04:39 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

A Bíblia não é um livro qualquer, a Bíblia é o manual para uma vida sã, e o manual para a Salvação. Mas..., você pode até perguntar - Salvar de quê?
O tema central do evangelho cristão é a salvação. O Evangelho proclama que, assim como Deus salvou Israel do Egito e o salmista da morte (Exodo 15.2 e Salmo 116.6), do mesmo modo salvará do pecado es suas consequencias a todos os que confiam em Cristo. Essa salvação do pecado e da morte é obra inteiramente de Deus. "Porque pela graça (Jesus) sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus" (Efésios 2.8). "Ao Senhor Pertence a salvação" (Jonas 2.9).

Quais são as consequencias do Pecado? A Bíblia nos fala, que o SALÁRIO DO PECADO É A MORTE. Essa morte, não só podemos entender como a morte física, como também a morte espiritual.
Obs: Todo aquele que crêr será salvo, mas todo aquele que não crêr será condenado. VAI ENCARAR?

2006-10-24 18:27:54 · answer #8 · answered by Escovabytes 2 · 0 0

sim?pois é nela que nós sabemos o que pode e o que não pode fazer.

2006-10-24 18:16:04 · answer #9 · answered by INDIAZINHA 1 · 0 0

Eu sou o caminho a verdade e a vida, palavras de Jesus. sem a bíblia não teríamos o conhecimento de Cristo hoje, acredito fielmente .

2006-10-24 18:05:53 · answer #10 · answered by questionamento 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers