Isso é resultado de anos e anos de política materialista e capitalista, onde pensamos mais no venha a nós o vosso reino, do que no seja feita a vossa vontade.
2006-10-24 10:31:03
·
answer #1
·
answered by Simone v 09 TDB 6
·
0⤊
0⤋
O apego é um dos grande males da humanidade. Trata-se de uma questão de evolução. Ainda estamos engatinhando. Mas um dia vamos chegar lá, ai todas as maldades nao existirão.
2006-10-24 17:27:31
·
answer #2
·
answered by toatoa 2
·
1⤊
0⤋
O apego ou desapego aos bens vem da maneira como somos criados em nossa sociedade. Acredite ou não, há sociedades em que pouquíssimo valor se dá a isso.
A principal questão, em minha opinião, é como esse apego excessivo aos bens materiais afetam positiva ou negativamente a vida em sociedade e o senso comum de justiça.
Felicidades pra você.
2006-10-24 17:26:21
·
answer #3
·
answered by Chester 6
·
1⤊
0⤋
porque precisamos dele para sobreviver!
agora se vc se refere a acumular bens...aí a coisa muda de figura.
aí cabe uma pergunta: por que acumular tanto, se não levamos nada dos bens materiais?
2006-10-24 17:26:15
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Somos, não. Vc pode ser. Eu não sou
2006-10-24 18:37:09
·
answer #5
·
answered by .TÔ INDO. nÃO EMPURRE 4
·
0⤊
0⤋
Se você visse o ralo que eu dou para comprar as coisas que quero, você entenderia!!!!!!
2006-10-24 17:47:12
·
answer #6
·
answered by Dhraxlu 5
·
0⤊
0⤋
Os bens materiais, infelizmente faz parte de nosso poder aquisitivo e de nosso bem estar pessoal.
Precisamos do suficiente para viver, modestamente, sem luxo, mas necessitamos desses bens.
A liberação dos bens materiais é complexa, exige-se um profundo estudo, desapego, seguido de renuncia.
Faz parte do instinto humano, somos movidos a interesses, pessoais, afetivos, etc.
Abraços!!!
2006-10-24 17:42:48
·
answer #7
·
answered by miauzinho 3
·
0⤊
0⤋
Eu não sou, só me apego ao que necessito ou o que uso para o lazer, mas nada demais.
2006-10-24 17:40:30
·
answer #8
·
answered by Gustavo S 4
·
0⤊
0⤋
Porque o homem natural olha para o desejo da carne,e o espiritual para as coisas de Deus.
2006-10-24 17:39:17
·
answer #9
·
answered by aizul 3
·
0⤊
0⤋
Quanto mais nós compreendemos a Vida Espiritual e a Felicidade Perfeita que nos aguarda, quando atingirmos um estágio mais elevado de evolução, mais diminui em nós o apego às coisas materiais e maior se torna em nós a dedicação à nossa reforma íntima, ao nosso desenvolvimento intelectual, moral e espiritual. Trouxe aqui uma mensagem que exemplifica bem essa questão:
Os Três Amigos do Homem
Toda a milenar batalha do Evangelho na Terra consiste no esforço hercúleo por resgatar o espírito humano da prisão da matéria para a liberdade do espírito. Do vício para a virtude. Do tormento para a suavidade.
A dificuldade da redenção está no fato de que as sensações ligadas à matéria e ao momento que passa produzem prazeres imediatos, enquanto que as alegrias espirituais - conquanto incomparavelmente mais grandiosas - têm que ser cultivadas paciente e heroicamente nos embates do dia a dia.
Infelizmente, vivemos num meio cultural em que tudo parece empurrar-nos, desde a infância, rumo às atitudes do egoísmo individual e grupal, bem como ao imediatismo do aqui e agora. Quase toda a educação consiste em dotar os novos indivíduos para sobreviver e prosperar por si mesmos, tanto quanto possível, dentro de um entendimento pobre do que sejam sobrevivência e prosperidade.
Ao mesmo tempo, o espírito de grei como que aprisiona o ser ao estreito círculo familiar, primeiro ao de sua origem filial, depois ao da família que ele constitui e entende ser do seu dever preservar e projetar o mais longe e alto possível, ainda que à custa de elementares princípios de fraternidade e de solidariedade humanas.
O homem deveria compreender, no entanto, que, peregrinando por este mundo expiatório, não serão somente a comodidade e o contentamento imediatos, nem a projeção social, própria e do círculo de parentesco, que lhe garantirão a felicidade real, mas, ao contrário, quanto mais tenha feito em prol da autodisciplina e do bem dos semelhantes, independentemente de consangüinidade e de interesses outros, é que mais garantirá ventura inalterável.
A propósito dessa eterna disputa entre o material e o espiritual, o imediato e o remoto, vejamos um apólogo lá das terras do oriente, captado por Malba Tahan e constante do seu livro "Lendas do Céu e da Terra", sob o título "Os três amigos do homem":
"Era uma vez um homem que tinha três amigos. A todos dedicava grande interesse e não os esquecia um só momento.
Um dia o homem foi chamado a comparecer ao Tribunal, perante o Grande Juiz.
Assustado, na incerteza do que poderia acontecer, procurou o primeiro amigo e pediu-lhe auxílio.
- Nada posso fazer em teu favor - respondeu o primeiro amigo. Pagarei, apenas, as despesas de tua viagem!
O homem recorreu ao segundo. Este lhe disse:
_ Tenho muito medo desse Juiz que vai decidir sobre teu destino. Só posso levar-te, meu caro, até a porta do Tribunal.
Diante do embaraço em que se achava, apelou o homem para o último amigo que lhe restava.
O terceiro amigo atendeu, sem hesitar, ao pedido do homem: acompanhou-o até a presença do Juiz e esforçou-se, com dedicação e carinho, pela sua absolvição.
Sabem quais são os três amigos do homem?
O primeiro é o Dinheiro: o segundo, a Família e o terceiro, as Boas Ações.
Quando o homem morre e é levado ao Tribunal de Deus, o Dinheiro não o acompanha, apenas pode custear-lhe um féretro mais ou menos pomposo; a Família, compungida, vai levá-lo até o cemitério, passando a olvidar-lhe a memória desde o retorno. As Boas Ações é que vão com ele ao Supremo Julgador e falam alto em seu favor..."
2006-10-24 17:38:46
·
answer #10
·
answered by Antonio Vieira Sobrinho 7
·
0⤊
0⤋
Essa pergunta nos remete ao outro lado da moeda: Por que somos tão desapegados de DEUS. Infelizmente somos muito mais humanos do que Espírito, por isso o luxo e o materialismo ganha da nossa fé em DEUS. Sabemos que só vamos encontrar a felicidade em JESUS, mas nossos olhos continuam fechados até que por uma razão ou outra normalmente pela dor tenhamos que buscar em JESUS nosso socorro. Só assim vamos perceber que tudo que material não valia de nada, apena DEUS nos é necessário.
2006-10-24 17:36:13
·
answer #11
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋