English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Na sua opiniao qual quantos % dos homens ja tiveram relacao com outro homem pelo menos uma vez?

ábado, 7/10/2006 , 07h12
Geral - Rio
O administrador Rogério Freitas, 29 anos, queria doar sangue para o pai de um amigo, que precisava de uma transfusão. Mas ao ser perguntado se tinha feito sexo com outro homem nos últimos 12 meses e responder positivamente, foi recusado no Hemorio. Rogério, que mora há quase dois anos com o namorado, acredita que foi discriminado.

Desde o dia 22 de agosto, voltou a valer a resolução da Anvisa que impõe o questionamento sobre atos sexuais com outros homens nos últimos 12 meses. "Fui sincero nas minhas respostas e me senti discriminado. Fiquei muito mal porque queria ajudar um amigo e não consegui", conta Rogério.


SEM PRECONCEITO
Mariângela Simão, diretora do Programa Nacional de DST/AIDS do Ministério da Saúde, garante que a medida é baseada em estudos e afirma que o ministério combate a homofobia e financia projetos com esse objetivo.
"Há estudos que mostram que o risco relativo de um homem que faz sexo com homem ter HIV é 18 vezes maior do que na população geral. A nossa intenção não é discriminar ninguém, mas proteger os que precisam de doações de sangue", diz Mariângela, acrescentando que outros grupos com "risco aumentado" também não podem doar, como os que fizeram tatuagem ou piercing ou sexo desprotegido com parceiros eventuais nos últimos 12 meses.
Ela explica que, apesar de todo sangue passar por uma série de testes antes de ser transfundido em outra pessoa, há o risco de janela imunológica — quando a pessoa foi infectada pelo vírus, mas o organismo ainda não produziu a quantidade de anticorpos suficiente para ser detectada nos testes. "Hoje, a janela imunológica para o HIV é de 22 dias e varia mais para hepatite. Se um dia tivermos condições de detectar HIV e outras doenças imediatamente, essas restrições serão revistas", diz.

2006-10-24 01:11:30 · 9 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

9 respostas

Muito boa sua pergunta. A população em geral desconhece esse negócio aí de janela imnologica. Mas é muito importante que saibam.
E se não estou enganada, qualquer atividade sexual desprotegida, não necessariamente homossexual, a pessoa não pode doar sangue.
Não é preconceito. Muitos estudos devem ter sido feitos para se chegar a essa proibição.
O cara aí ficou triste porque ele queria ajudar, mas não pensou que poderia ter transmitio o vírus pro amigo, o que não ajudaria em nada.

2006-10-24 01:29:19 · answer #1 · answered by Bia__ 3 · 2 0

Tá certo que não se deve discriminar mas neste caso o Hemocentro precisa se precaver. Um monte de gente não pode doar sangue por N fatores.
Uma vez levei meu noivo para doar sangue pois eu não podia. A recepcionista me olhou com uma cara...disse assim: "Você não vai doar não né?" Eu disse que não pois não tinha 50kg. mas só a cara que ela fez de desprezo (ou pena, sei lá) pela minha magreza fiquei até com medo de voltar lá. Acho que o pessoal de lá só é muito preocupado com as condições do sangue, é só isso. Infelizmente tem que haver esse exagero.

2006-10-24 01:28:49 · answer #2 · answered by ***Mãe da Camila*** 5 · 2 0

O pessoal do hemocentro não deixa de estar certo tentando previnir o risco de a pessoa que está doando o sangue esteja contaminada, porém perguntas orais são muito vagas pois as pessoas podem acabar mentindo e doar sangue mesmo sem saber que tem alguma doença transmissivel.

2006-10-24 01:23:45 · answer #3 · answered by Miss Cherry 6 · 2 0

Cara, isso é assim mesmo, é questão de segurança. Não sou homossexual mas não tenho pré conceito com quem adota essa sexualidade. Mas o lance é esse cara, é uma questão de segurança.

2006-10-24 01:22:19 · answer #4 · answered by Gonca 2 · 2 0

sim

2006-10-24 01:17:38 · answer #5 · answered by anjocps 2 · 2 0

acho correta a posição do hemocentro
se tem risco maior, não será ajuda será castigo.

2006-10-24 01:14:43 · answer #6 · answered by NONAME 1 · 2 0

Caro colega,

Acho que o questionário não tem por função discriminar alguém, mas sim detectar se a pessoa faz ou não parte de grupos considerados "de risco". Então, no questionário da enfermeira, nós temos que contar tudo: se recebemos transfusões, se fizemos sexo sem proteção (seja a relação homo ou heterosexual), se fizemos tatuagens ou colocamos piercings...

O questionário evita que uma pessoa na chamada "janela imunológica" doe sangue e contamine outras pessoas. Sei que parece preconceito, mas não é. É precaução.

Mentir nesse questionário pode ser um ato criminoso.

Agora, se o cara tem relacionamento estável e usa preservativo nas relações, não tem porquê restringir seu desejo de doar sangue (que é um ato supremo de amor pelo semelhante).

Para esses casos, recomendo o seguinte: sabendo de antemão que a janela imunológica do HIV é de 22 dias e que a do vírus da hepatite C é, se não estou enganada, de 3 meses, a pessoa que quer doar sangue pode fazer seus exames antecipadamente (por exemplo, um de hepatite C a 3 meses da doação, e um de HIV 22 dias antes), comportar-se direitinho (nada de fazer piercing ou de transar sem preservativo na véspera) e depois ir lá no hemocentro com os exames antigos em mãos.

Na doação de sangue, esses exames serão refeitos, como contraprova de que o doador realmente não está na janela imunológica.

2006-10-24 01:35:33 · answer #7 · answered by Verbena 6 · 1 0

Acredito que esta postura foi abusiva e extremamente preconceituosa e não entendo como um profissional de saúde teve esta capacidade. Sinto-me indignada. Eu estudo pra ser dentista e sempre escutamos que devemos a aprender a cuidar de pacientes com o vírus HIV e quando temos aula sobre o assunto, percebemos que o maior número de novos casos tem acontecido entre mulheres casadas há um bom tempo e de certa idade, porque seus maridos procuram sexo fora, e não tendo o hábito de usar preservativo, contamina-se e contamina a companheira. Então quando uma senhora, mãe de família, casada há 20 chegar prea doar sangue é pra se aceitar o sangue e não testar? Não, tem que se fazer o teste. Se um homossexual assumido, fiel, cujo companheiro também o é, usam preservativo, fazem teste regularmente, não possue nenhuma IST/DST, tenta doar deve ser rejeitado? Nunca. AIDS, IST/DST, hepatite, qualquer doença desse tipo não escolhe sexo, idade, rosto, preferência sexual, profissão, nada disso. Têm de se fazer o teste e aceitar o sangue apto. Deste molde, vai-se também desencorajar homossexuais assumidos e em ótimo estado de saúde a doar órgãos, evitando salvar a vida de um monte de paciente na fila de espera de transplante só porque a opção sexual é diferente do convencional. Acho abusivo, hipócrita e extremamente ridícula esta posição. Não existe mais grupo de risco pra AIDS, IST ou hepatite C. Existe aqueles que se cuidam e não se cuidam. Só.
Quanto a questão de janela imunológica, só lembrando o que qualquer doador de sangue sabe e é informado, pelo menos no HEMOPE: a primeira doação não é utilizada para fins de doação e sim pra fins de teste e só a partir da 2ª, o sangue do doador começa a ser utilizado. a não ser que o Hemocentro em questão não siga esta regra não há nenhuma possibilidade de usar um sangue em janela imunológica.

2006-10-24 01:32:19 · answer #8 · answered by lianinha 2 · 1 0

se a pessoa tem relação homossexual, ja deveria saber que não pode doar sangue, então porque se mete a querer diar, isso chama-se burrice, ignorancia da brava mesmo

2006-10-24 01:18:05 · answer #9 · answered by Anonymous · 1 0

fedest.com, questions and answers