Até pouco tempo atrás, nós pensávamos que os recém-nascidos pudessem ver muito pouco durante os primeiros meses de vida. Porém, testes melhores e mais sofisticados provaram que esta presunção era incorreta.
Em realidade, recém-nascidos podem ver e distinguir objetos já nas primeiras semanas de vida.
Foco
Os olhos deles não têm grande capacidade de foco, assim a distância ideal para ver um objeto fica entre 20 e 35 centímetros.
Isso é, aproximadamente, a distância em que o rosto da criança fica do rosto da mãe, quando está mamando ao seio.
Cores
A distinção entre cores provavelmente não é muito boa até pelo menos três meses de idade. Essa é a razão pela qual os recém-nascidos tendem a ter maior atração pelo contraste entre o claro e o escuro em vez de por objetos de cores fortes.
Preferências
Outro aspecto interessante da visão de um recém-nascido é que eles têm preferência pela face humana. Na realidade, parece haver uma zona do cérebro dedicada a permitir este reconhecimento facial.
É interessante que os bebês recém-nascidos são atraídos até mesmo por esboços grosseiros de faces humanas. Esse mecanismo de reconhecimento específico facilita o apego entre a mãe e a criança, particularmente durante a amamentação.
Coordenação
Uma desvantagem para a visão do recém-nascido é que os músculos do olho do bebê são ligeiramente fracos e bastante sem coordenação. Assim, embora a visão possa ser desenvolvida o bastante para permitir o reconhecimento de formas e contrastes, os músculos do olho tornam difícil o foco e o seguir estes objetos.
A maioria dos pais está familiarizada com o olhar estrábico que os bebês recém-nascidos parecem ter. Porém, esta coordenação pobre dos olhos, que os impede de se mover como uma unidade, é menos intensa a cada mês que passa.
2006-10-23 17:00:40
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Habilidades Visuais
Ao nascimento, um bebê pode ver luzes e padrões, mas qualquer objeto que esteja além de oito polegadas de distância apresenta-se embaçado. Até mesmo com cinco dias de idade os recém-nascidos preferem olhar para rostos do que para qualquer outra coisa. A visão torna-se gradualmente mais clara e olhos começam a trabalhar em conjunto. A coordenação entre os olhos e as mãos começa a se desenvolver à medida que o recém-nascido começa a seguir com os olhos objetos em movimento e começa a tentar alcançar os objetos, primeiramente por acaso e depois com maior precisão. Por volta das oito semanas de vida, ele começa a focalizar seus olhos nos olhos de seus pais ou de outras pessoas próximas a ele. Diferente de um mundo cinza ao nascimento, o bebê de dois meses de idade pode distinguir algumas tonalidades de vermelho e azul do branco. Aos quatro meses, a visão das cores é semelhante à de um adulto.
Coisas a Fazer
Durante a noite, deixe uma luz acesa no quarto do bebê para que ele ou ela tenham alguma coisa para olhar quando acordarem.
Mude a posição do berço (e a posição do bebê dentro dele) freqüentemente para que a criança possa responder à luz em diferentes direções.
Durante os primeiros dois meses, pendure um móbile claro e colorido fora do berço para variedade e movimento. Quando o bebê completar aproximadamente oito semanas de vida, coloque o mobile sobre o berço.
Mantenha, dentro da área de visão do bebê, objetos que ele possa alcançar e tocar, e que sejam grandes o suficiente para que não possam ser engolidos (aproximadamente oito e doze polegadas).
Enquanto anda pelo quarto, fale para que o bebê possa associar a audição e a visão.
Forneça objetos para o bebê observar, mas não se entusiasme. Folhas impressas em combinação com um grande número de brinquedos pendurados sobre e ao redor do berço podem sobrecarregar um recém-nascido e prejudicar o desenvolvimento visual.
Coloque o bebê de bruços durante cinco a dez minutos de cada vez. Após algumas semanas, aumente a freqüência para que o bebê possa aprender a levantar a cabeça e olhar ao seu redor.
Balance um brinquedo ou chocalho alguns centímetros acima do bebê e lentamente movimente-o para cima e para baixo ou em círculos para encorajar o desenvolvimento das habilidades de rastreamento visual.
Idade: Dos quatro aos seis meses de idade
O controle dos movimentos dos olhos e as habilidades de coordenação olhos-corpo continuam a se desenvolver. O bebê poderá apresentar-se tímido na presença de estranhos, sentir a falta de um dos pais que saiu do quarto ou apresentar-se inquieto em ambientes desconhecidos.
Coisas a Fazer
Pendure um móbile estático, brinquedos ou diversos objetos sobre o berço para o bebê pegar, puxar e chutar.
Permita com que o bebê passe tempo suficiente no chão dos quartos e salas onde os outros membros da família estão presentes. Evite o uso de cercados e berços por horas ininterruptas.
Encoraje o bebê a pegar a mamadeira quando esta estiver chegando perto da boca.
Brinque de bater palmas movimentando as mãos do bebê enquanto canta em voz alta.
Idade: Seis a oito meses de idade
Os olhos devem estar igualmente focalizados. A maioria dos bebês começa a engatinhar, o que ajuda o futuro desenvolvimento da coordenação olhos-mãos-pés-corpo.
Coisas a Fazer
Proporcione um ambiente livre e seguro para que o bebê possa explorar com segurança.
Brinque de esconde-esconde com brinquedos ou com seu rosto para ajudar o bebê a desenvolver a memória visual.
Pegue os brinquedos que o seu bebê derrubou do cadeirão e deixe que ele ou ela repita o processo. Isto ajuda ele ou ela a desenvolver as habilidades necessárias para pegar e atirar objetos.
Idade: Oito a 12 meses
Agora os bebês podem calcular bem a distância e jogar objetos com precisão.
Coisas a Fazer
Dê nome aos objetos enquanto fala para encorajar as habilidades de associação de palavras e desenvolvimento do vocabulário.
Permita que o bebê manipule as páginas de livros de cartolina.
Forneça pequenos objetos, mas não pequenos o suficiente para que possam ser engolidos, para que seu bebê os manipule.
Idade: Um a dois anos
As habilidades de coordenação visual-manual e percepção de profundidade devem estar bem desenvolvidas. Agora é o momento para os pais ajudarem a criança a melhorar e posteriormente desenvolver as habilidades de visão através do uso.
Coisas a Fazer
Role uma bola para frente e para trás para ajudar a criança a seguir objetos com os olhos.
Dê à criança bolas e bloquinhos de construção de todas as formas e tamanhos e até mesmo um zíper. Brincar com pequenos objetos aumenta a coordenação das habilidades motoras delicadas e o desenvolvimento de músculos pequenos.
Permita que a criança monte em um cavalinho de balanço ou brinquedos de quatro rodas e vagões que podem ser montados e empurrados com os pés para fortalecer a coordenação olhos-mãos-pés.
Idade: Dois anos
As crianças desta idade estão altamente interessadas em explorar seu meio ambiente, em olhar e ouvir.
Coisas a Fazer
Leia ou conte histórias para as crianças. Isto estimula a habilidade da criança para enxergar e prepara o caminho para o aprendizado da leitura.
Forneça materiais de desenho e escrita para desenvolver os movimentos manuais visualmente direcionados.
Permita com que a criança passe tempo suficiente brincado ao ar livre.
Forneça saquinhos de feijão ou jogos de argolas, brinquedos de martelar estacas, brinquedos que peçam a classificação de formas e tamanhos, quebra-cabeças e blocos de construção para melhorar as habilidades de coordenação mãos-olhos.
2006-10-24 07:49:37
·
answer #2
·
answered by regina o 7
·
0⤊
0⤋
so depois dos 6 meses. dos 3 meses em diante veem o vulto mais nitido da mae, mas ainda nao perfeito
2006-10-24 03:21:18
·
answer #3
·
answered by gnogni 2
·
0⤊
0⤋
veja bem, eles comecam a enxergar nitidamente apartir do momento que eles abrem os olhos pela primeira vez.
O que acontece na verdade e que pra eles nada faz sentido, e leva certo tempo para assimilar as coisas.
E como se voce fosse colocado no meio de alienigenas e nao tem menor ideia de quem sao, o que fazem... leva um certo tempo para "assimilar os costumes locais".
2006-10-24 00:01:27
·
answer #4
·
answered by Konig 3
·
0⤊
0⤋