English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Por causa das eleições esta questão voltou a tona? Alguns partidos defendem outros repudiam? quem está correto? há um meio termo?

2006-10-23 09:38:09 · 7 respostas · perguntado por Priscix 5 em Negócios e Finanças Empresas

7 respostas

Eu percebo uma grande diferença de gestão entre a empresa estatal e a empresa privada. Aquela é sempre envolvida em um ambiente político propício a negociatase e contratações com base exclusiva em critérios políticos nem sempre corretos para os interesses do negócio. Além disso, os resultados negativos da empresa, acabam sendo camuflados e transferidos para os impostos. Esta, A empresa particular, que não tem como, nem a quem recorrer em caso de desastre financeiro,e tendo ainda que vencer a concorrência com recursos iguais, é administratada com muito mais seriedade e competência, sabendo que o capital investido é vigiado de perto pelos seus acionistas e investidores. Então, enquanto aquela pode causar evasão fiscal,reeditando sucessivos prejuízos para a arrecadação, esta, tem, seguramente melhor estrutura e objetivos mais definidos para o sucesso. No Brasil principalmente, as estatais têm sido muito defendidas por abrigarem cargos e vantagens reservados a apadrinhados do governo.Quando isso acontece, quem perde é o povo e perde também o governo em divisas e arrecadação. Mas, poder-se-ia questionar: Não pode a estatal também adotar o mesmo escopo de seriedade e eficiência? Eu acho que sim. Todavia, há muitas razões para dúvidas e poucas para confiar.

2006-10-23 11:02:14 · answer #1 · answered by Paulo M 2 · 0 0

Depende. Se a empresa estatal está mal administrada, se é um cabide de empregos ou se concorre com a iniciativa privada, SIM! CABE AO ESTADO FISCALIZAR, rigorosamente e PUNIR. Cabe também à sociedade denunciar a má prestação de serviços. PERGUNTO: VOCÊ JÁ ANDOU NO TREM DA CPTM? Aqueles que vão da Júlio Prestes até Presidente Altino e os que vão da Estação da Luz até Osasco? Já imaginou se fossem administrados por uma empresa japonesa? VOCÊ JÁ PERCORREU RODOVIAS ADMINISTRADAS POR PARTICULARES, TIPO ECOVIAS E AS ADMINISTRADAS PELO PRÓPRIO GOVERNO? Numa pagamos pedágios mas temos retorno e nas outras(governo) buracos, má sinalização, falta de policiamento, etc. A MAIORIA DAS PESSOAS USAM CELULAR, TELEFONES FIXOS GRAÇAS À PRIVATIZAÇÃO, HÁ CONCORRÊNCIA ENTRE ELAS. ANTES ERA FILA DE ESPERA E ERAM MUITO CAROS. Cada caso deve ser visto em separado. Só deve ser privatizado o que for melhor para o povo. Se não se privatizar nada teremos cabides de emprego, nepotismo, etc.

2006-10-23 16:57:32 · answer #2 · answered by marcos k 2 · 0 0

As empresas estatais que não geram lucros e só servem pra cabides de empregos devem sim serem privatizadas. Todas as empresas que são de orgãos do governo movidas pelo nosso dinheiro nunca dão lucros, só depois de privatizadas passam a ser empresas lucrativas, pq será?

2006-10-23 16:50:53 · answer #3 · answered by Ivana 5 · 0 0

Tudo tem 2 lados: um bom e um ruim.
O lado bom é que algumas cadeiras deixam de ser cabides. O serviço fica mais rápido e menos burocrático.

O lado ruim é que as pessoas que tinham ações dessa estatal perdem tudo sem ressarcimento.

Me referi ao caso da CRT aqui do RS.

2006-10-23 16:48:59 · answer #4 · answered by Beatles 5 · 0 0

Nem sempre é bom privatizar. Algumas atividades devem continuar sob controle direto do governo brasileiro.

2006-10-23 16:45:20 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Com certeza desde que dê lucros para p país...

2006-10-23 16:42:04 · answer #6 · answered by Terezinha T 3 · 0 0

Se não gostaram da privatização o governo tem poder de te-las de novo.A Vale nunca deu tanto lucro.tem telefone de monte no Brasil.Acho que foi bom.

2006-10-23 16:41:06 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers