English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Na minha opinião é uma doença. Tudo que o fanático vê acha que é do diabo.
Acredito em Deus, sei o que é certo e o que não é, estou sempre aberto à novas discursões, mas não me venha com fanatismo e nem idolatria que eu dou corte! Rsrsr. Mas, o que você acha sobre o assunto?

2006-10-22 12:13:40 · 23 respostas · perguntado por "]["|-|0/\/\ 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

23 respostas

EU CONSIDERO UMA ME.RDA !!!

.

2006-10-22 13:15:54 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Qualquer tipo de fanatismo é ruim, não só o religioso. Haja visto o que acontece a séculos no Oriente Médio, numa demonstração de intolerância religiosa que em nada se assemelha aos ensinamentos de seus profetas. Em nome de Deus, de Jeová e de tantos outros seres Divinos cultuados, a humanidade tem se atirado em guerras insanas e destruidoras.

2006-10-22 12:29:35 · answer #2 · answered by luaprata2002 2 · 1 0

A questão do diabo para um fanático nada mais é do q a mera projeção de seus desejos reprimidos ou culpas inconfessáves.
É mais fácil jogar a culpa nele do que assumir as proprias deficiências. Fica cômodo e a pessoa se livra do mal estar, afinal: foi o diabo.
Porem e uma livração provisória, pq o cerne do problema não foi atacado, não foi vencido. E mais dia menos dia volta, e para exorcizar o sujeito apela pro fanatismo, como forma de negar novamente a culpa e perder sua identidade em meio a identidade geral do grupo ao qual se associa, perde a opinião pessoal em detrimento da opinião geral e sai por ai atacando os outros que não comungam com suas "ideias".

2006-10-22 12:29:22 · answer #3 · answered by Frei Bento 7 · 1 0

Correto. Todo fanatismo nos é prejudicial. Num de seus livros - " O Caminho do Meio " - o escritor espírita Herculano Pires, nos diz : " Não queiras , nunca ,ser divino nem satânico , procura apenas ser humano! "

2006-10-22 12:25:59 · answer #4 · answered by STAN 7 · 1 0

Tudo que eh fanatismo nao eh bom

2006-10-22 12:19:02 · answer #5 · answered by Cigana 5 · 1 0

Tenho a mesma opinião que você, pois acho que fanatismo é uma grande bobeira (para não falar outra coisa).

2006-10-22 12:18:36 · answer #6 · answered by Cmte. PT-FYX 3 · 1 0

todas religioes levam ao fanatismo!

por isso nao curto nenhuma delas!

e sou "pagão"...

2006-10-22 12:18:27 · answer #7 · answered by Paulo Henrique 6 · 1 0

O fanatismo tanto religioso quanto o fanatismo por qualquer outra coisa ou pessoa é pecado.
Pois o fanatismo não passa de religiosidade, ignorância.

2006-10-23 06:56:37 · answer #8 · answered by Vida 3 · 0 0

O fanatismo religioso , na minha opinião é a pior doença do ser humano. Êle fica enquadrado num tipo de visão radical que o faz sentir-se o "rei da cocada preta". É detestável ouvi-lo se expressar de forma "santificada", querendo converter todo ser que cruze o seu caminho! Neste fanatismo doido êle mata e morre, por causas que nem sequer são merecedoras de tais loucuras. Mas nada pode ser feito para mudar isto ,pois a consciência dêle não está desenvolvida o suficiente para aceitar outra coisa que não seja o objeto de seu fanatismo.

2006-10-22 16:31:37 · answer #9 · answered by massafera transferida fiel 2 · 0 0

Doença mental. Mas também existe o fanatismo anti-religião, fanatismo anti-cristo, fanatismo anti-deus, fanatismo anti-judeu, etc. Existem várias formas de fanatismo. Defender uma crença não significa atacar outra.

2006-10-22 16:09:13 · answer #10 · answered by Fábio H. 3 · 0 0

Olá!!
Eu também acho que isso pode ser uma patologia, porque a gente percebe que eles se convenceram que aquilo que o lider deles falou é a expressão da verdade, sem sequer tentar utilizar a razão e o discernimento para
tirar conclusões próprias, se apegam em interpretações da Biblia ao pé da letra, sendo que a mesma já foi muito .
deturpada no decorrer do tempo, traduções equivocadas, e várias outras diferenças de interpretação do aramaico para as outras diversas linguas. Também sou adepta de filosofia religiosa cristã , mas jamais insistimos em impor nossa fé aos outros, aceitamos o livre arbítrio de cada um e respeitamos a religião dos outros. " Não fazer aos outros o que não queres que te façam". Estou enviando esse artigo que achei bem interessante sobre oassunto:

O indivíduo fanático ocupa o lugar de escravo diante do senhor absoluto, que, pode ser uma divindade, um líder mundano, uma causa suprema ou uma fé cega. O fanatismo é alimentado por um sistema de crenças absolutas e irracionais que visa servir à um ser poderoso empenhado na luta contra o mal. Ou seja, o fanático acha que pode exorcizar pessoas e coisas supostamente possuídas pelo demônio , "combater as forças do Mal" ou "salvar a humanidade" do caos.
O fanatismo parece surgir de uma estrutura psicótica. O fato do sujeito se ver como o único que está no lugar de certeza absoluta, de "ter sido escolhido por Deus para uma missão "x", já constitui sintoma suficiente para muitos psiquiatras diagnosticarem aí uma loucura ou psicose..
Psicopatologia do fanatismo
Do ponto de vista psicopatológico, todo fanatismo parece ter relação com a fuga da realidade. A crença cega ou irracional parece loucura quando se manifesta em momentos ou situações específicas, porém se sua inteligência não está afetada, o fanático aparentemente é um sujeito normal. No entanto, torna-se um ser potencialmente explosivo, sobretudo se o fanatismo se combinar com uma inteligência tecnologicamente preparada. Fanático inteligente é um perigo para a civilização. O terrorismo, por exemplo, que atua com a única meta de destruir inimigos aleatórios é realizado por indivíduos fanáticos cuja inteligência é instrumentada apenas para essa finalidade.

Todo fanático é intolerante.

O fanatismo é a intolerância extrema para com os diferentes. Um evangélico fanático é incapaz de diálogo e respeito para com um católico ou um budista. Um fanático de direita não quer diálogo com os de esquerda. Organizações como a Ku Klux Klan são intolerantes igualmente com negros adultos, mulheres e crianças. Por isso se diz que há em cada fanático um fascista camuflado, pronto para emergir em atos de exclusão e eliminação.

2006-10-22 15:21:50 · answer #11 · answered by jussylara 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers