Não adianta ser educado aqui...logo vc vai receber coices
Boa Tarde
2006-10-22 06:02:43
·
answer #1
·
answered by Ademar 3
·
0⤊
0⤋
Boa tarde .
Vc tem a vida contemplativa vivida principalmente na tradição crsitã mas tb ela existe na tradição oriental, principalmente no budismo. Como sou cristão, posso te dar informações sobre as nossas.
A vida contemplativa no cristianismo, se iniciou ainda nos tempos pos apostólicos, através dos chamados padres do deserto, aqueles primeiros critsãos q se retiravam do mundo para ter uma experiencia pessoal com Deus, através da solidão e da oração constante. A presença de Deus em suas vidas.
O termo, Padres do Deserto inclui um grupo influente de eremitas e cenobitas do século IV que se estabeleceram no deserto egípcio. As origens do monaquismo oriental se encontram nessas ermidas primitivas e comunidades religiosas. Paulo de Tebas é o primeiro eremita do qual se tem notícia, a estabelecer a tradição do ascetismo e contemplação monástica e Pacômio de Tebaida é considerado o fundador do cenobitismo, do monasticismo primitivo. Ao final do terceiro século, contudo, o venerado Antão do Egito orienta colônias de eremitas na região central. Logo, ele se torna o protótipo do recluso e do herói religioso para a Igreja oriental - uma fama devida em grande parte à vasta louvação na biografia de Atanásio sobre ele. Esses primitivos monásticos atrairam um grande número de seguidores aos seus retiros austeros, através da influência de sua simples, individualista, severa e concentrada busca pela salvação e união com Deus. Os Padres do Deserto eram frequentemente solicitados para direção espiritual e conselho aos seus discípulos. Suas respostas foram gravadas e colecionadas num trabalho chamado "Paraíso" ou "Apotégmas dos Padres".
No Ocidente, quem é considerado o Pai da vida contemplativa é São Bento, de Nursia, que o Papa Paulo VI proclamou padoreiro da Europa .
A tradição diz que São Bento viveu entre 480 e 547, embora não se possa afirmar com certeza que essas datas sejam historicamente acuradas. Seu biógrafo, São Gregório Magno, papa de 590 a 604, não registra as datas de seu nascimento e morte, mas se refere a uma Regra escrita por Bento. Há discussões com relação à datação da Regra, mas parece existir um consenso de que tenha sido escrita na primeira metade do século VI.
São Gregório Magno, apresenta Bento como modelo de santo que foge da tentação para levar uma vida de atenção à presença de Deus. Através de um esquema equilibrado de vida e oração, Bento chegou ao ponto de se aproximar da glória de Deus. Gregório narra a visão que Bento teve quando sua vida chegava ao fim: "De súbito, na calada da noite, olhou para cima e viu uma luz que se difundia do alto e dissipava as trevas da noite, brilhando com tal esplendor que, apesar de raiar nas trevas, superava o dia em claridade. Nesta visão, seguiu-se uma coisa admirável, pois, como depois ele mesmo contou, também o mundo inteiro lhe apareceu ante os olhos, como que concentrado num só raio de sol" (cap. 34). São Bento, o monge por excelência, levou um tipo de vida monástica que o conduziu à visão de Deus.
Este é o ideal da vida contemplativa, ver Deus através da "vida escondida". Renunciando-se a si mesmo, tomando sua cruz de cada dia e seguindo Jesus. É contemplar segundo a experiencia que Cristo teve tantas vezes contada nos evangelhos, a experiencia da vida no deserto, de procurar livremente a tentação para vence-la, de se retirar para um local sozinho e orar ao Pai e dialogar com ele, é sobretudo atender a Jesus quando Ele nos pede, " Vigiai e orai", para que quando Deus nos surpreender, nos encontre em comunhão com Ele.
Se vc se sente atraido pela vida contemplativa, ou mesmo procura informações sobre ela, te sugiro procurar um Mosteiro Beneditino e conversar com os monges, vc terá uma visão pessoal de quem a vive e poderá obter respostas mais importantes sobre sua duvida.
Paz e Bem.
2006-10-22 14:15:03
·
answer #2
·
answered by Frei Bento 7
·
1⤊
0⤋
Apesar de achar a vida contemplativa de certa forma fascinante, eu não me vejo abraçando esse caminho. Acho que o louvor e adoração a Deus podem ser feitos de forma mais dinamica, portanto, eu gostaria de pelo menos separar um momento diario,semanal, mensal ou quem sabe anual para isso, mas no momento estou conseguindo somente um semanal; mas como eu praticamente fico me questionando em relaçao a Ele todo o tempo acredito que tenho uma vida contemplativa mesmo nao estando enclausurado.
2006-10-22 14:27:50
·
answer #3
·
answered by Oraculo 2
·
0⤊
0⤋
A Vida Contemplativa é de vital importância para a conquista da serenidade e da paz interior, bem como para o conhecimento de si mesmo. É também fundamental para o conhecimento das relações entre o Eu, o Mundo e o Sagrado.
2006-10-22 14:00:25
·
answer #4
·
answered by tubalcain1733 7
·
0⤊
0⤋
Vida contemplativa, é um grau de conhecimento e evolução que todo ser vivo deveria se esforçar para desenvolver, a oração permanente é a ferramenta para esse estado de espirito, e todo ser é capaz de desenvolver , acredito eu embora não damos o devido valor a uma vida contemplativa, ela exige certas renuncias, auto controle , disciplina, enfim vai haver uma metamorfose em vc e tudo em sua volta se transformará, no mundo deveria ter mais seres contemplativos acredito que o mundo não seria o que está e mudaria até o seu rumo isto é se o criador permitir pois tudo depende de sua vontade e de seus designios, pois tudo a ele o pertençe inclusive o destino do universo
2006-10-22 13:11:28
·
answer #5
·
answered by ARAUTO DAS ARTES 2
·
0⤊
0⤋
Vida Contemplativa
657. Têm, perante Deus, algum mérito os que se consagram à vida contemplativa, uma vez que nenhum mal fazem e só em Deus pensam?
“Não, porquanto, se é certo que não fazem o mal, também o é que não fazem o bem e são inúteis. Demais, não fazer o bem já é um mal. Deus quer que o homem pense Nele, mas não quer que só Nele pense, pois que lhe impôs deveres a cumprir na Terra. Quem passa todo o tempo na meditação e na contemplação nada faz de meritório aos olhos de Deus, porque vive uma vida toda pessoal e inútil à Humanidade e Deus lhe pedirá contas do bem que não houver feito.”
2006-10-22 15:55:03
·
answer #6
·
answered by Antonio Vieira Sobrinho 7
·
0⤊
2⤋