Não são 4 histórias diferentes, mas iguais. São 4 narrativas diferentes dos mesmos fatos, sobre a mesma pessoa. Eu digo: Eu gosto de café com leite; você diz: eu gosto de leite com café; outro diz: eu gosto de leite e café; e ainda outro diria: eu gosto de cafe leitoso. Qual a diferença? Que deturpação houve no fato de gostarmos de café e leite. Nenhuma! Notou? Assim foi com os Evangelhos. As diferenças das narrativas não alteram o conteúdo histórico e seu valor espiritual para nossas vidas. Isso ocorreu porque por exemplo: Mateus escreveu para os Judeus e deu enfâse ao reinado messiânico de Jesus; Marcos escreveu para os romanos e destacou o poder de Jesus sobre as hostes da maldade; Lucas escreveu para os gregos e destacou o poder curador de Jesus; e João escreveu para todos destacando a Divindade de Jesus. Ok? Espero ter contribuido de alguma forma.
2006-10-25 13:51:43
·
answer #1
·
answered by jvcrdb 7
·
0⤊
0⤋
Porque não havia um repórter lá registrando passo a passo a vida de Jesus. Cada evangelho (Mateus, Marcos, Lucas e João) eram comunidades diferentes que, através da tradição oral, passaram os conteúdos da história de Jesus para a tradição escrita mais tarde.
2006-10-22 11:02:15
·
answer #2
·
answered by Ytse K 1
·
2⤊
0⤋
Por que ele não deixou escrita a sua bibliografia... Ele foi escrita muitos, e bota muitos anos, depois baseada em documentos (textos entre outras coisas) da época em que viveu e algumas histórias que eram contadas de geração em geração. Assim cada religião cristã acreditou no que achou mais correto.
2006-10-22 11:04:57
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Pq a biblia foi escrita por varias pessoas!!!
Enton, cada uma tem a sua visão sobre Jesus!!!
E tambem cada um viveu parte de tempo com ele, as pessoas naum estavam presentes ao lado de Jesus todo tempo!!!Entaum, cada um tem uma história!!!
Mas se vc ler, vc vai perceber q uma se encaixa n aoutra!!!
Basta ler!!!!
:)
2006-10-22 11:04:23
·
answer #4
·
answered by Lorena Araújo 3
·
1⤊
0⤋
Porque cada uma das 4 Hitórias é contada
por um pessoa diferente, por um Apóstolo diferente:
Mateus, Marcos, Lucas e João.Cada um
contou do seu próprio ponto de vista.
2006-10-22 11:03:00
·
answer #5
·
answered by Jeanine M 1
·
1⤊
0⤋
Na Bíblia os evangelhos não são conflitantes quando falam da vida de Jesus. São complementares e narram a vida de Jesus do ponto de vista dos seus autores.
2006-10-22 11:02:03
·
answer #6
·
answered by verita 4
·
1⤊
0⤋
pois muitas pessoas gostam de se sobresair e contar algo diferente para chamar a atenção do público
2006-10-22 10:59:10
·
answer #7
·
answered by dagocan2004 1
·
1⤊
0⤋
Quem conta um conto aumenta um ponto
2006-10-22 10:54:58
·
answer #8
·
answered by Thiago D 3
·
1⤊
0⤋
O bom escritor é aquele que visa em primeira instância convencer através dos seus escritos, o que é interessante ao seu público-alvo. Foi o que aconteceu com os escritores da biografia de Jesus Cristo. Assim, não são quatro Hitórias diferentes, mas são quatro angulos, com a percepção diferente de cada escritor.
Consideramos o seguinte.
Mateus escreveu para os judeus com o propósito de provar que Jesus era de fato o Messias tão esperado da nação de Israel,
é por isso que o livro começa com a geneologia de Jesus, isso se deve ao fato que os Judeus sabiam que Jesus viria da linhagem de Israel, por que assim profetizaram os profetas do Antigo Testamento. Neste livro Jesus é apresentado como O REI DOS JUDEUS.
Marcos escreveu para os Romanos, o livro já não dá enfase a geneologia de Jesus, visto que isso não tinha importância ao público romano, neste livro Jesus é apresentado como O SERVO.
Lucas escreveu para o público gentio, mais precisamente a um certo Teófilo, um gentio convertido ao cristianismo. Nesse livro Jesus é apresentado como o Filho do homem. Aquele que embora fosse Deus, veio como homem para salvar e buscar todo o que se havia perdido ( judeus e gentios).
João escreveu para um público mais espiritual, que era a igreja, ou seja, todos os cristão, é por isso que ele começa o livro querendo provar que o Logos (verbo) era Deus, como ele escrevia para um público espiritual, ele enfatizou a divindade de Jesus. O livro apresenta Jesus como o Verbo de Deus.
Como foram quatro escritores que escreveram a biografia de Jesus, é óbvio que algumas coisas relatadas em um livro não foram escritas em outro, isto por uma questão de informação ou por que o autor achou que não seria importante passar a mesma informação ao seu público-alvo, e também pela percepção individual de cada autor.
Até hoje isso é muito comum na literatura biográfica, ou em qualquer descrição, já li a biografia de algumas personalidades por escritores direntes com percepção diferentes.Isso não invalida os escritos do autor mas é uma questão de considerar a percepção de cada um.
Edy Lira
2006-10-22 13:00:37
·
answer #9
·
answered by Edy Lira 2
·
0⤊
0⤋
Olha, na verdade fica dificil lhe explicar isso em poucas linhas, talvez fosse recomendado você fazer um curso de teologia, porém vou tentar lhe explicar em poucas palavras:
Os quatro evangelhos foram escritos por quatro apóstolos de Jesus, obviamente, no entanto, cada um faz uma abordagem diferente, ou seja apresenta Jesus de uma forma.
Mateus, mostra a genealogia de Jesus Cristo;
Marcos, apresenta como introdução aquilo que havia sido dito mais ou menos 700 anos antes de Cristo, por intermédio de Isaias, o Profeta Messianico;
Lucas, já procura enfocar a inteligência e a própria filosofia de vida, transmitida por Jesus , dizendo alguns que a versão dele era para os gregos, pais da filosofia;
João, por sua vez, procura apresentar Jesus para o povo Judeo, de forma a demostrar sua origem como o verbo (a palavra), que verbo e estava com Deus e o vergo era Deus. Que todas as coisas foram feitas por Ele 9jesus) e sem Ele nada do que foi feito, se fez.
Olha!!! Uma coisa posso lhe dizer existe harmonia entre os quatros evangelhos, apesar dos enfoques partindo de ângulos diferentes, tudo concorre para o mesmo objetivo que é apresentar as boas novas.
2006-10-22 11:29:12
·
answer #10
·
answered by alcirflorentino 7
·
0⤊
0⤋