Enfermagem é a arte de cuidar e também uma ciência cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de modo integral e holístico. Desenvolvendo autonomamente ou em equipe atividades de promoção e proteção da saúde e prevenção e recuperação de doenças. O conhecimento que fundamenta o cuidado de enfermagem deve ser construído na intersecção entre a filosofia, que responde à grande questão existencial do homem, a ciência e tecnologia, tendo a lógica formal como responsável pela correção normativa e a ética, numa abordagem epistemológica efetivamente comprometida com a emancipação humana e evolução das sociedades.
Enfermagem é uma ciência humana, de pessoas e de experiências com campo de conhecimento, fundamentações e práticas do cuidar dos seres humanos que abrangem do estado de saúde aos estados de doença, mediada por transações pessoais, profissionais, científicos, estéticos, éticos e políticas. A enfermagem tem entre suas metas a preocupação de realizar ou evitar as tensões biofísicas e psicossociais das pessoas que ingressam no sistema de atendimento da saúde. Para cumprir essa meta, é preciso perceber e saber reconhecer tanto as tensões biofísicas quanto as tensões psicossociais. Nos dias de hoje a enfermagem pode ser definida, enquanto ação social como uma atividade a ser realizada por pessoas que cuidam da vida, da doença, da morte e do meio ambiente. As atuações se dão proteção da saúde, promoção da saúde no campo de, prevenção, na área curativa na reabilitação, no campo das atividades de investigação epidemiológica, sociológica, administrativa e demográfica, e finalmente na área de ensino de enfermagem, realiza-se a formação, preparação prática e aperfeiçoamento e seu pessoal (LIMA M.J., 1994).
Em seus primórdios tinha estreita relação com a maternidade, e era exclusivamente feita por mulheres. A enfermagem moderna começou a se desenvolver no século XIX, através de Florence Nightingale. Que estruturou seu modelo de assistência depois de ter trabalhado no cuidado de soldados durante a guerra da Criméia. A Enfermagem tem atualmente uma linguagem própria, constantemente atualizada e editada pelo Conselho Internacional de Enfermeiros ( ICN ), designada por Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem ( CIPE ). Esta classificação guia os enfermeiros na formulação de diagnósticos de enfermagem, planejamento das intervenções e avaliação dos resultados sensíveis aos cuidados de enfermagem
2006-10-22 03:14:26
·
answer #1
·
answered by Carlos C 2
·
0⤊
0⤋
Sim, Enfermagem, e por que não? A Enfermagem, além de ciência bem fundamentada, discutida e aprimorada continuamente, é uma arte que exige dom, dedicação, e amor. Ser enfermeiro significa valorizar a vida e cuidá-la em todos os seus aspectos, transcendendo o processo saúde doença e indo além, percebendo o indivíduo como um todo.
2006-10-22 03:51:16
·
answer #4
·
answered by a_enfermeira 2
·
0⤊
0⤋