Sábado, 7/10/2006 , 07h12
Geral - Rio
O administrador Rogério Freitas, 29 anos, queria doar sangue para o pai de um amigo, que precisava de uma transfusão. Mas ao ser perguntado se tinha feito sexo com outro homem nos últimos 12 meses e responder positivamente, foi recusado no Hemorio. Rogério, que mora há quase dois anos com o namorado, acredita que foi discriminado.
Desde o dia 22 de agosto, voltou a valer a resolução da Anvisa que impõe o questionamento sobre atos sexuais com outros homens nos últimos 12 meses. "Fui sincero nas minhas respostas e me senti discriminado. Fiquei muito mal porque queria ajudar um amigo e não consegui", conta Rogério.
SEM PRECONCEITO
Mariângela Simão, diretora do Programa Nacional de DST/AIDS do Ministério da Saúde, garante que a medida é baseada em estudos e afirma que o ministério combate a homofobia e financia projetos com esse objetivo.
"Há estudos que mostram que o risco relativo de um homem que faz sexo com homem ter HIV é 18 vezes maior do que na população geral. A nossa intenção não é discriminar ninguém, mas proteger os que precisam de doações de sangue", diz Mariângela, acrescentando que outros grupos com "risco aumentado" também não podem doar, como os que fizeram tatuagem ou piercing ou sexo desprotegido com parceiros eventuais nos últimos 12 meses.
Ela explica que, apesar de todo sangue passar por uma série de testes antes de ser transfundido em outra pessoa, há o risco de janela imunológica — quando a pessoa foi infectada pelo vírus, mas o organismo ainda não produziu a quantidade de anticorpos suficiente para ser detectada nos testes. "Hoje, a janela imunológica para o HIV é de 22 dias e varia mais para hepatite. Se um dia tivermos condições de detectar HIV e outras doenças imediatamente, essas restrições serão revistas", diz.
http://www.grandefm.com.br/news/news.asp?NewsID=154194
2006-10-21
16:15:33
·
14 respostas
·
perguntado por
Anonymous
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
mas como vao conseguir proibir gays casados com mulheres que se disfarcam de heteros, existem milhoes deles...
o mundo ta virando gay, e agora?
2006-10-21
16:16:51 ·
update #1
NÃO É PRECONCEITO, como eles tem relações com vários parceiros, são mais propensos a terem doenças que o exame normal de sangue não detecta.
Em todo formulario de Doação de sangue pergunta isto se vc tem relações com vários parceiros.
2006-10-21 16:24:56
·
answer #1
·
answered by South JP 4
·
0⤊
0⤋
Prezado,
Apesar da nossa sociedade estar caminhando para o liberalismo total, existe algumas pecularidades das quais não podemos nos furtar. Qualquer procedimento médico que você venha a fazer, existe a necessidade do preeenchimento de um questionário, que serve para saber seu histórico médico.
Mas o que tem a ver homossexualismo com doação de sangue? Existe um grupo de doadores que denomina-se "grupo de risco", esse grupo consiste em homossexuais, usuários de drogas injetáveis, prostitutas, pessoas consideradas promiscuas, etc... Desta forma, mesmo o sangue doado passsando por uma série de exames para saber se é "sadio", existe um período em que o HIV não aparece ainda no organismo. E infelizmente o homossexualismo ainda esta ligado ao fator de promiscuidade, mesmo sabendo que muitos dos homossexuais são pessoas decentes, existe um moralismo social muito grande.
2006-10-21 23:37:26
·
answer #2
·
answered by Carlos C 2
·
1⤊
0⤋
Também acho errado, o preconceito dos "falsos puritanos" é um absurdo! Mas devem fazer o teste, pois infelizmente existem muitas pessoas irresponsáveis que não se preocupam em se previnir e no futuro, pode prejudicar pessoas...
Mas o teste do sangue não deve ser visto como critério de discriminação e sim de prevenção, pois no sangue de gays, lésbicas... hetero... pode ter alguma doença como Hepatite...
Uma amiga minha hj tem hepatite...
Penso que as pessoas devem respeitar as outras do jeito que são.
Gays, lésbicas, simpatizntes, heteros.... o importante é SER FELIZ!!!
2006-10-21 23:46:26
·
answer #3
·
answered by ☆Kakauzinha☆ 5
·
0⤊
0⤋
Não confundir prevenção com discriminação.
Agora virou moda todo mundo achar que está sendo discriminado!
Quando se opta por doar sangue, imagina-se que o doador tenha consciência dos pré requisitos e requisitos para doação.
A transfusão de sangue é segura?
A prática de selecionar criteriosamente os doadores, bem como as rígidas normas aplicadas para testar, transportar, estocar e transfundir o sangue doado, fizeram dele um produto muito mais seguro do que já foi anteriormente.
Apenas pessoas saudáveis e que não sejam de risco para adquirir doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, como Hepatites B e C, HIV, Sífilis e Chagas, podem doar sangue. Antes de toda doação, o candidato é submetido a um teste de anemia, à aferição de seus batimentos cardíacos, pressão arterial e temperatura e respondem a um questionário onde é lhe perguntado detalhadamente questões sobre a sua saúde e sobre seu comportamento. Somente após essas etapas é que o candidato estará aprovado para a doação de sangue. Todo o sangue doado será rigorosamente testado para as doenças passíveis de serem transmitidas pelo sangue.
Importante: Se você é usuário de droga intravenosa, tem múltiplos parceiros sexuais, acha que sua saúde ou comportamento podem colocar em risco a vida de quem for receber seu sangue, ou sua real intenção é de apenas realizar o teste para o vírus HIV, NÃO DOE SANGUE, procure os Centros de Testagem e Aconselhamento.
Apesar de o sangue doado ser testado para as doenças transmissíveis conhecidas no momento, existe um período chamado de janela imunológica em que um doador contaminado por um determinado vírus já pode transmitir a doença através do seu sangue; entretanto, os testes realizados na bolsa ainda são negativos. Essa janela imunológica pode acontecer para os vírus HIV, HTLV I/II e para os vírus da Hepatite C e B. Por essa razão, se você pertence a alguma das situações acima, deve ser honesto no questionário e não doar sangue, pois você pode estar no período de janela imunológica. DA SUA HONESTIDADE DEPENDE A VIDA DE QUEM VAI RECEBER SEU SANGUE.
2006-10-21 23:38:27
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Realmente é uma discriminação,msm porq o sangue é analisado antes da transfusão.
2006-10-21 23:31:33
·
answer #5
·
answered by eu 5
·
0⤊
0⤋
Eu entendi o porquê...
Imaginem, homem é bixu safado, só pensa em sexo e quando acha uma mulher ja quer logo sexo, ja a mulher demora mais para ir para a cama...
Imaginem quando o caso é só entre homens, mesmo sendo gays, ainda são homens!E ir para cama com outro homem é um pulo, e por isso a possibilidade de alguem que transou com um cara que transou com você ter HIV é muito grande...
Mas no caso da doação com certeza tem PRECONCEITO no meio, o ideal é que todos se cuidem USEM CAMISINHA, tanto gays como heteros !
2006-10-21 23:28:20
·
answer #6
·
answered by Fazendo a minha parte ! 4
·
0⤊
0⤋
Porque as pessoas têm medo disso ser genético meu filho
2006-10-21 23:26:07
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
Nossa.
2006-10-21 23:23:13
·
answer #8
·
answered by Robson L 5
·
0⤊
0⤋
que situação e essa
2006-10-21 23:22:25
·
answer #9
·
answered by paceyr 7
·
0⤊
0⤋
É que eles têm o sangue muito fresco...
2006-10-21 23:18:46
·
answer #10
·
answered by ▒▒ Da Terra ▒▒ 7
·
0⤊
0⤋