Geralmente quando os cristãos evangélicos citam Efésios 2.15 e Colossenses 2.14 como prova de que a lei mosaica juntamente com o sábado foi cravada na cruz, os adventistas contrapõe dizendo que o sábado semanal não é uma ordenança por isso não pode ser abolido.
Podemos colher um exemplo desse tipo de argumentação em escritos que fazem apologia ao sábado. A título de ilustração temos os escritos de Arnaldo B. Christianini; tentando refutar o argumento de que a lei e os sábados de Colossenses 2.14-16 eram meros sábados cerimoniais. Christianini construiu sua argumentação da seguinte maneira:
"Nem a palavra 'lei' também sequer é mencionada nos textos, mas apenas uma cédula de ordenanças. Sabemos que o preceituário cerimonial consistia de extensas instruções ritualísticas.a que os judeus ficavam obrigados. Um autêntico 'escrito de divida".
Veja que ele tenta resolver o problema por explorar a tese da chamada lei cerimonial. O escrito de dívida, segundo ele, referia-se apenas a essa lei. Seguindo esta premissa ele passa então a demonstrar o significado da palavra "ordenanças" e sua natureza, vejamos:
"- como reza outra tradução. "Ordenanças são meras prescrições litúrgicas, e isto não se aplica à lei moral. Compare-se com Hebreus 9:1.Ordenança 'é um rito religioso ou cerimônia ordenada por autoridade divina ou eclesiástica" define, com propriedade, o autorizado Standard Dictionary." (Subtilezas do Erro, pág. 120)
E prossegue dizendo:
"O contexto esclarece alguma coisa do conteúdo desta "cédula de ordenanças". Alguns dos seus itens se acham exarados no versículo 16, ligado aos versículos anteriores pela conjunção "portanto". Lemos que aí consta comer, beber, festividades. Lua nova e sábados prefigurativos. tudo averbado de "sombras de coisas futuras". Ora, resta verem qual código constavam tais exigências ritualistas e festivais. Consultemos o decálogo. Examinemos-lhe os preceitos. Há nele algum mandamento sobre o comer e o beber? E sobre os dias de festa e a Lua nova? Não! Nele só há preceitos morais e éticos." (ibdem)
E conclui triunfalísticamente: "Nenhuma 'ordenança', portanto." (Subtilezas do Erro, pág. 120)
Perceba que sua conclusão o leva a admitir que o sábado do decálogo não pode ser uma ordenança.
Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derribando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças..." Efésios 2:14,15 -
É preciso ter presente que o texto em apreço fala de "A Lei dos Mandamentos", que consistia em ordenanças. Ordenanças são leis e estatutos ou como diz o texto "Lei dos Mandamentos" especialmente no que concerne aos dias de festa, luas novas e sábados (semanal), com suas solenidades específicas de comemoração. Além disso, devemos considerar que o texto de Colossenses 2.14 fala que a cédula que era contra nós, nas suas ordenanças, não podia ser ligada somente a cerimônias e rituais, pois estas foram estabelecidas a favor dos homens, vejamos:
"Porque todo sumo sacerdote tomado dentre os homens é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados, podendo ele compadecer-se devidamente dos ignorantes e errados, porquanto também ele mesmo está rodeado de fraqueza.E por esta razão deve ele, tanto pelo povo como também por si mesmo, oferecer sacrifício pelos pecados." (Hebreus 5.1-3).
"Guardareis, pois, os meus estatutos e as minhas ordenanças, pelas quais o homem, observando-as, viverá. Eu sou o Senhor." (Levítico 18.5)
"Que minha alma viva, para que te louve; ajudem-me as tuas ordenanças." (Salmo 119.175)
"andando nos meus estatutos, e guardando as minhas ordenanças, para proceder segundo a verdade; esse é justo, certamente viverá, diz o Senhor Deus" (Ezequiel 18.9)
"E dei-lhes os meus estatutos, e lhes mostrei as minhas ordenanças, pelas quais o homem viverá, se as cumprir." (Ezequiel 20.11)
O que era contra nós? Paulo diz que era a cédula de dívida. Onde estava esta cédula de dívida? No decálogo. Ele nos fazia devedores.
Diz certa obra teológica: "Do modo como essa parede no templo era uma barreira física entre judeus e gentios, assim a lei mosaica dos mandamentos na forma de ordenanças (15) constituía o elemento significativo em sua separação moral (e também na separação entre os homens e Deus). Mas, quando Cristo foi crucificado, o véu do templo se rasgou em dois, o que representa o fim das ordenanças legais como sistema de vida do crente, e possibilitou acesso direto a Deus, tanto para os judeus como para os gentios (cfr. vers. 18 com Hb 10.19). Note a passagem paralela em Cl 2.14, onde a mesma idéia se expressa em termos diferentes." (Novo Comentário da Bíblia - ed. Vida Nova)
"tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças , o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz" (Revista e Atualizada)
"Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz." (Revista e Corrigida)
"e anulou a conta da nossa dívida, com os seus regulamentos que nós éramos obrigados a obedecer. Ele acabou com essa conta, pregando-a na cruz." (Nova Tradução na Linguagem de Hoje)
"havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz." (Revista e Corrigida - 1995)
"tendo cancelado o escrito de dívida que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o inteiramente, cravando-o na cruz" (Tradução brasileira)
"Cancelando o documento escrito contra nós, cujas prescrições nos condenavam. Aboliu-o definitivamente, ao encravá-lo na cruz" (Versão católica - Monges Maredsous)
2006-10-22 10:05:23
·
answer #1
·
answered by horaagora 5
·
0⤊
0⤋
O sábado é Perpetuo____
Notem que em Levítico. 24:8 têm a mesma linguagem que diz:"Em cada sábado, Arão os porá (as ofertas) em ordem perante o Senhor, continuamente,da parte dos filhos de Israel,por aliança PERPÉTUO."
Como poderia aqueles que dizem que o sábado semanal teve o seu fim, se a própria bíblia diz que seria uma observância perpétua? As evidencias estão aí,e agora?
Mas vamos a explicação !
Veja outro erro de tradução na bíblia sangrada João Ferreira de Almeida sob a palavra “perpétua”.
O que significa a palavra perpétua?
Perpétuo é algo que é eterno, para sempre, correto?
Certo!
Vejamos mais um outro erro de tradução,pegue a sua bíblia SANGRADA João Ferreira de Almeida e abra em Êxodo.31:16,17 que diz.“Guardarão, pois o sábado os filhos de Israel, celebrando o sábado nas suas gerações por concerto [pacto] perpétuo. Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre ”
______Assim segundo esta tradução errada,a observância do sábado semanal seria eterna!
Mas palavra hebraica vertida aqui “perpétuo” em João Ferreira de Almeida é ‛oh•lám, que significa basicamente um período de tempo que, do ponto de vista do presente, é indefinido ou escondido da vista, mas de longa duração.
Que pode significar para sempre, dependendo do contexto, mas não necessariamente.Vejamos outras evidências desta mesma palavra hebraica em outras passagens bíblicas.
Por exemplo, em Números 25:13, a mesma palavra hebraica(Oh-lam)aparece e se aplica ao sacerdócio aronico, que mais tarde terminou, segundo Hebreus 7:12.
Outro exemplo,desta mesma palavra ‛oh•lám também aparece em Êxodo.40:15 em Números.25:13 se aplicando ao sacerdócio de Israel mas que mais tarde teve o seu fim segundo Hebreus.7:11,12-24 e Hebreus.10:1
“Todo varão, entre os filhos de Arão comerá dela [manjares]:estatuto perpétuo...”Levitico.6:18,22
Leia também Levitico.7:34,36/Levitico.16:29-34
_______ Qual é o perigo destas versões errôneas?
É por causa destas versões erradas que algumas seitas evangélicas se apóiam na guarda de um sábado semanal.
Assim sendo se fossemos dar créditos a estas versões ao pé da letra ainda estaríamos praticando sacrifícios de animais, praticando a lei da oferta de manjares no fogo [Levítico.6:18,22],oferecendo gordura de animais em sacrifícios[Levítico.7:34-36]
Festejando as festas anuais das expiações [Levítico.16:29-34]Oferecendo pães e doze bolos para o senhor como estatuto perpétuo[Levítico.24:5-8] e o sacerdócio de Finéias,nem Cristo teria posto fim[Números.25:10-13,compare com Romanos.10:4]...
“Então o Senhor falou a Moisés,dizendo:Finéias,...e a sua semente depois dele,terá o concerto do sacerdócio perpétuo...”Números.25:10
Assim vemos que esta versão das Escrituras sangradas é totalmente contraditória do inicio ao fim.
A Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas faz com que a Bíblia se torne viva em linguagem facilmente entendível. Ela tem mais de 1.400 páginas, e vem equipado com concordância, apêndice e mapas. Assim vemos o quanto somos agraciados com uma tradução da bíblia que realmente traz coerência e clareza.
A Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas é realmente em muito superior as outras versões da bíblia!
Mais importante que Ter uma lei do Senhor par condenar o pecado é Ter o Senhor, cheio de graça e amor, salvando o pecado, libertando e dando a condição para se viver nele, em novidade e santidade de vida.
O SÁBADO FAZ PARTE DA LEI E ESTA FOI TOTALMENTE ABOLIDA POR CRISTO.
Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, Na sua carne DESFEZ a inimizade, isto é, a lei dos MANDAMENTOS, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz .Efésios 2:14-15
Havendo RISCADO a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. (Colossenses 2:14)
Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade (Hebreus 7:18)
Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar. (Hebreus 8:13)
Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo. (Hebreus 10:9)
O que está evidente nos textos acima citados? Ao cumprir Cristo a Lei, esta foi por ele: Desfeita
Riscada
Tirada de nosso meio
Cravada no madeiro
Ab-rogada
Acabada por envelhecer
Tirada para dar lugar à graça
NO NOVO CONCERTO, SOB O QUAL ESTAMOS, NÃO EXISTE MANDAMENTO PARA GUARDAR O SÁBADO, EMBORA ENCONTREMOS TODOS OS OUTROS DO DECÁLOGO.
Mandamento
Antigo Testamento
Novo Testamento
1.º
Êxodo 20:2-3
I Coríntios 8:4-6;Atos 17:23-31
2.º
Êxodo 20:5,6
I João 5:21
3.º
Êxodo 20:7
Tiago 5:12
4.º
Êxodo 20:8-11
? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
5.º
Êxodo 20:12
Efésios 6:1-3
6.º
Êxodo 20:13
Romanos 13:9
7.º
Êxodo 20:14
I Coríntios 6:9-10
8.º
Êxodo 20:15
Efésios 4:28
9.º
Êxodo 20:16
Colossenses 3:9;Tiago 4:11
10.º
Êxodo 20:17
Efésios 5:3
Em nenhum lugar do Novo Testamento encontramos qualquer texto que ensine o que o cristão deve guardar o Sábado como mandamento e que, uma vez quebrado, traga condenação da parte do Senhor.
http://www.jw.org/pt/busca/?q=s%C3%A1bad...
ANTES DO CONCERTO DO SINAI DEUS NÃO ORDENOU A NINGUÉM QUE GUARDASSE O SÁBADO.
A ÚNICA Lei dada por Deus ao homem a princípio foi a que está inserida em Gênesis 2:16-17:
E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Quando o Senhor chamou Abraão e lhe anunciou o Evangelho da salvação, o qual viria a ser revelado de maneira mais ampla e clara com a vinda de Jesus, nada lhe comunicou quanto à necessidade de se guardar o Sábado, ou mesmo a "Lei de Moisés", como algo necessário para se obter a salvação, conforme registrado em Gálatas 3:8.
“Ora, tendo a Escritura prevista que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti”.
O SÁBADO ERA UM PACTO ENTRE DEUS E OS ISRAELITAS. ERA BILATERAL. SÓ TERIA VALIDADE COM A ACEITAÇÃO E O CUMPRIMENTO DE AMBAS AS PARTES.
“Chega-te tu, e ouve tudo o que disser o SENHOR nosso Deus; e tu nos dirás tudo o que te disser o SENHOR nosso Deus, e o ouviremos, e o cumpriremos”. (Deut. 5:27)
2015-08-31 15:59:51
·
answer #2
·
answered by ? 7
·
1⤊
0⤋
Meu, cala a boca, e vê se para de encher o saco com perguntas imbecis, religião não se discute, cada um crê naquilo que acha melhor para si.
2006-10-21 15:15:06
·
answer #3
·
answered by altair u 3
·
1⤊
0⤋
e pecado quando nao te pagam.
2006-10-21 15:05:03
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Gênesis 2:2-3:
E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito.
E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.
E, havendo Deus terminado no dia SÉTIMO a sua obra.
Todo o trabalho de Jesus era santificado, e para a honra do Pai !!!
Jesus tudo pode e, mesmo assim não contrariou o mandamento do Sábado. Todo o Seu trabalho era para o Pai.
Deus Pai fez o Universo por intermédio de Jesus Cristo, assim como Deus Pai fez os milagres de cura por intermédio do Filho:
Hebreus 1:2 nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo.
2006-10-21 17:20:50
·
answer #5
·
answered by Francisco Octavio 2
·
0⤊
0⤋
É pecado sim! Sábado é dia de praia e não de trabalho!
2006-10-21 16:32:35
·
answer #6
·
answered by Sissil 2
·
0⤊
0⤋
Deus criou tudo em sete dias. No sétimo dia Ele "descansou" para, juntamente com o casal, comemorar a criação. O sétimo dia, o sábado, Ele santificou.
Quando Deus escreveu com seu dedo a Lei Moral dos Dez Mandamentos ao povo israelita, o sábado lá estava no quarto mandamento (Êxodo 20), relembrando que "em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou..."
O sábado é um memorial da criação.
Guardar o sábado é reconhecer que Deus é o Criador e não outro.
Jesus guardou o sábado (Lucas 4:16 - Marcos 1:21). O ato de Jesus curar no sábado não implica trabalhar no sábado. Os judeus criaram tantas regras para o sábado que ele virara um fardo. É lícito, é permitido fazer bem no sábado.
"O sábado foi feito por causa do homem e não o homem por causa do sábado." Muitos confundem esta passagem como uma autorização para trabalhar no sábado. O homem precisava do sábado, não só para descansar, mas para reconhecer e adorar o Deus criador do sábado.
Os Adventistas do Sétimo Dia não vêem o sábado como um fardo, da forma como os judeus o viam. No sábado, não há nenhum impedimento para fazer o bem. Só não se envolve com assuntos que são de seu próprio interesse. Foi Deus, e não outro, que disse que não se deve trabalhar nesse dia, nem o empregado, nem o forasteiro das suas portas para dentro.
Você pode e deve adorar a Deus em qualquer dia, mas esse mesmo Deus foi quem separou o sábado para isso. "... daí a Deus o que é de Deus." (Mateus 22:21)
"Jesus é Senhor do sábado.", logo, o sábado é o dia do Senhor.
O homem pode criar a religião que quiser, mas aquele que não seguir a religião da Bíblia poderá ter a surpresa naquele dia de que "não vos conheço". Mesmo assim, Deus continua não fazendo acepção de pessoas. Todos que forem a Ele serão recebidos, mas daí em diante, se quiserem, terão de fazer a Sua vontade por amor.
Mateus 7:21 "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres?
23 Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.
24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha.
25 E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha.
26 Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.
27 E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda."
O sábado é o único mandamento que inicia como "Lembra-te...", pois Deus sabia que os cristãos haveriam de esquecê-lo.
Daniel 7:25 diz que haveriam de mudar os tempos e a lei. Por isso, hoje muitos "guardam" o domingo.
O que é pecado? "É a transgressão da Lei." (I João 3:4). Que lei? A Lei de Êxodo 20.
A única lei que foi abolida foi a lei cerimonial, que nada tem a ver com a Lei Moral dos Dez Mandamentos da Bíblia (não a do catecismo).
Disse Jesus:
João 14:15 "Se me amardes, guardareis os meus mandamentos."
2006-10-21 16:07:48
·
answer #7
·
answered by Amigo 3
·
1⤊
1⤋
não; trabalhar no sabado não é pecado!
a lei e os profetas existiam, para mostrar ao povo hebreu,
que eles eram pecadores e portanto necessitavam de um sacrificio (a vinda e morte de jesus), depois disso e até hoje, os cristãos que exercem fé no sangue resgatador de jesus, tem a chance de serem consideradas "justas" aos olhos de Deus(salm 37;29) e lembre-se o próprio jesus e os apóstolos pregavam (trabalhavam de porta em porta no sabado)
2006-10-21 15:36:25
·
answer #8
·
answered by bartneo s 1
·
0⤊
0⤋
a historia do pecado foi criado para ser igual uma lei.
o povo cumpre pq senao é castigado. agora quem tá lá em cima passa por cima das leis.
vc acredita em inferno? pois se isso existir, pode ter certeza q nós nao iremos pra ele, quem ira será os poderosos q controlam nossas vidas e levam bilhoes de pessoas as condiçoes de miseria em nome do poder.
agora trabalhar ao sabado, se masturbar, falar palavrao, isso nao faz mal a ninguem.
2006-10-21 15:16:57
·
answer #9
·
answered by andre_fodα 5
·
0⤊
0⤋
PECADO E NÃO TRABALHAR !
2006-10-21 15:16:31
·
answer #10
·
answered by porque não tem para onde ir ! 2
·
0⤊
0⤋