Os sintomas do Diabete são decorrentes do aumento da glicemia e das complicações crônicas que se desenvolvem a longo prazo.
Os sintomas do aumento da glicemia são:
sede excessiva
aumento do volume da urina,
aumento do número de micções
surgimento do hábito de urinar à noite
fadiga, fraqueza, tonturas
visão borrada
aumento de apetite
perda de peso.
Estes sintomas tendem a se agravar progressivamente e podem levar a complicações severas que são a cetoacidose diabética (no DM tipo I) e o coma hiperosmolar (no DM tipo II).
Os sintomas das complicações envolvem queixas visuais, cardíacas, circulatórias, digestivas, renais, urinárias, neurológicas, dermatológicas e ortopédicas, entre outras.
Sintomas visuais:
O paciente com DM descompensado apresenta visão borrada e dificuldade de refração. As complicações a longo prazo envolvem diminuição da acuidade visual e visão turva que podem estar associadas a catarata ou a alterações retinianas denominadas retinopatia diabética. A retinopatia diabética pode levar ao envolvimento importante da retina causando inclusive descolamento de retina, hemorragia vítrea e cegueira.
Sintomas cardíacos:
Pacientes diabéticos apresentam uma maior prevalência de hipertensão arterial, obesidade e alterações de gorduras. Por estes motivos e, principalmente se houver tabagismo associado, pode ocorrer doença cardíaca. A doença cardíaca pode envolver as coronárias, o músculo cardíaco e o sistema de condução dos estímulos elétricos do coração. Como o paciente apresenta em geral também algum grau de alteração dos nervos do coração, as alterações cardíacas podem não provocar nenhum sintoma, sendo descobertas apenas na presença de sintomas mais graves como o infarto do miocárdio, a insuficiência cardíaca e as arritmias.
Sintomas circulatórios:
Os mesmos fatores que se associam a outras complicações tornam mais freqüentes as alterações circulatórias que se manifestam por arteriosclerose de diversos vasos sangüíneos. São freqüentes as complicações que obstruem vasos importantes como as carótidas, a aorta, as artérias ilíacas, e diversas outras de extremidades. Essas alterações são particularmente importantes nos membros inferiores (pernas e pés), levando a um conjunto de alterações que compõem o "pé diabético". O "pé diabético" envolve, além das alterações circulatórias, os nervos periféricos (neuropatia periférica), infecções fúngicas e bacterianas e úlceras de pressão. Estas alterações podem levar a amputação de membros inferiores, com grave comprometimento da qualidade de vida.
Sintomas digestivos:
Pacientes diabéticos podem apresentar comprometimento da inervação do tubo digestivo, com diminuição de sua movimentação, principalmente em nível de estômago e intestino grosso. Estas alterações podem provocar sintomas de distensão abdominal e vômitos com resíduos alimentares e diarréia. A diarréia é caracteristicamente noturna, e ocorre sem dor abdominal significativa, freqüentemente associado com incapacidade para reter as fezes (incontinência fecal).
Sintomas renais:
O envolvimento dos rins no paciente diabético evolui lentamente e sem provocar sintomas. Os sintomas quando ocorrem em geral já significam uma perda de função renal significativa. Esses sintomas são: inchume nos pés (edema de membros inferiores), aumento da pressão arterial, anemia e perda de proteínas pela urina (proteinúria).
Sintomas urinários:
Pacientes diabéticos podem apresentar dificuldade para esvaziamento da bexiga em decorrência da perda de sua inervação (bexiga neurogênica). Essa alteração pode provocar perda de função renal e funcionar como fator de manutenção de infecção urinária. No homem, essa alteração pode se associar com dificuldades de ereção e impotência sexual, além de piorar sintomas relacionados com aumento de volume da próstata.
Sintomas neurológicos:
O envolvimento de nervos no paciente diabético pode provocar neurites agudas (paralisias agudas) nos nervos da face, dos olhos e das extremidades. Podem ocorrer também neurites crônicas que afetam os nervos dos membros superiores e inferiores, causando perda progressiva da sensibilidade vibratória, dolorosa, ao calor e ao toque. Essas alterações são o principal fator para o surgimento de modificações na posição articular e de pele que surgem na planta dos pés, podendo levar a formação de úlceras ("mal perfurante plantar"). Os sinais mais característicos da presença de neuropatia são a perda de sensibilidade em bota e luva, o surgimento de deformidades como a perda do arco plantar e as "mãos em prece" e as queixas de formigamentos e alternância de resfriamento e calorões nos pés e pernas, principalmente à noite.
Sintomas dermatológicos:
Pacientes diabéticos apresentam uma sensibilidade maior para infecções fúngicas de pele (tinha corporis, intertrigo) e de unhas (onicomicose). Nas regiões afetadas por neuropatia, ocorrem formações de placas de pele engrossada denominadas hiperceratoses, que podem ser a manifestação inicial do mal perfurante plantar.
Sintomas ortopédicos:
A perda de sensibilidade nas extremidades leva a uma série de deformidades como os pés planos, os dedos em garra, e a degeneração das articulações dos tornozelos ou joelhos ("Junta de Charcot").
2006-10-21 04:19:43
·
answer #1
·
answered by vivi 2
·
0⤊
0⤋
1
2016-05-17 15:08:59
·
answer #2
·
answered by Latasha 3
·
0⤊
0⤋
Muita sede, muita fome, muita urina, e cansaço.
2006-10-22 05:09:55
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
muita sede... tem pessoas a beber até 5lt de água por dia!!!
2006-10-22 04:46:53
·
answer #4
·
answered by Sónia S 2
·
0⤊
0⤋
além disso vc tem muita sede,dor nas pernas,ha algum caso na familia?se ,sim é bom procurar um endocrinologista.
2006-10-21 08:51:24
·
answer #5
·
answered by Mariana S 2
·
0⤊
0⤋
vc tem q ir ao médico, os sintomas sã; muita sede , demora na cicatrização vontade de fazer muito xixi, emagrecimento ou aumento de peso (depende da diabete), enfim, vc precisa ir ao médico amiga, pois com saúde não se brinca, e se vc tiver essa doença tem q ter muitos cuidados, ñ pode usar qualquer meia, não pode fazer unha, ñ pode comer qualquer coisa...
2006-10-21 03:38:38
·
answer #6
·
answered by nanda 3
·
0⤊
0⤋
a melhor coisa q vc deve fazer pra saber se eh ou nao diabetes eh procurar um medico e fazer exame, pq existem varias doencas com o mesmo sintoma e achar que eh uma e se auto medicar pode prejudicar ainda mais!!
2006-10-21 03:34:19
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
sede e vontade de comer doce
2006-10-21 03:32:00
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Muitos sentem bastante sono,vontade de tomar bastante agua e ficam urinando com muita freqüência.
2006-10-21 03:28:19
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Qdo minha mãe começou a ter sintomas de diabetes, além disso q vc comentou, ela começou a sentir muitas dores nas pernas e qualquer batidinha q ela desse aparecia uma hematoma roxa na pele.
Procure um médico. Talvez seja.
2006-10-21 03:27:42
·
answer #10
·
answered by J. O' Neal 3
·
0⤊
0⤋