Sou empresário (de pequeno para médio porte). Lhe darei a resposta sob meu ponto de vista.
Fico tremendamente impressionado em conversas com amigos que trabalham na iniciativa privada, que é esperado que tenham turnos de 12hs por dia sem reclamar ou ter direito a hora extra. Invasão da vida privada e destruição das relações familiares não são relevantes.
Se vc ler as revistas de negócios, isso não é transparente, na verdade as empresas vendem uma imagem oposta a essa.
Ora, está provado que excesso de trabalho é uma mistura de desorganização com falta de disciplina, além de causar, a médio prazo, danos às pessoas e à empresa, sob o enfoque de produtividade.
Acho que as pressões de curto prazo são muito fortes e os "líderes" se vêem compelidos a resultados rápidos, ainda que comprometendo o futuro do negócio.
Também acho que o mercado relativamente ruim de emprego na Brasil favorece essa situação. Não entrarei em detalhes das causas, mas certamente itens como a ineficiência do estado, baixo nível de escolaridade e pouca cultura capitalista do país influenciam para que não hajam mais empregos.
Quanto ao problema das empresas desejarem pessoas parecidas, pense do programa de TV "O Aprendiz" - é muito ridículo! É a padronização completa, com direito a shows de arrogância e humilhação. É a venda da imagem do executivo "perfeito", que "colou" na população. Ou seja é moda mesmo!
Eu até entendo que empresas não possam ter figuras contestadoras em excesso, para não prejudicar as operações do dia a dia, mas é óbvio que se exagera nessa busca de padrão, quando a riqueza está na diversidade. Mas isso, companheiro, requer uma chefia inteligente e auto-confiante, além de bem preparada; quantos líderes podem dizer que preenchem esses requisitos?
Se servir de alento, ainda existem empresas que procuram o humano dos seres, mas a concorrência brutal, sem regras e baseada apenas na força bruta da alavancagem de capital está, cada vez mais, acabando com esse espaço. Esse, aliás, é outro aspecto - cada vez mais os empreendedores dependem de fundos geridos por pretensos "empresários" que nada mais são do que gestores financeiros; essa equipe e seus investidores não desejam construir nada e, apenas, em curto prazo, retornar o capital. A receita é simples: "ferre-se o futuro, a concorrência e os empregados e seus direitos. Vamos retornar esse dinheiro e partir para a dominação do mercado".
Cabe a nós, de alguma forma, chegarmos ao mundo mais justo. A eficiência do capitalismo com a justiça do socialismo.
Um abraço.
2006-10-20 17:57:40
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
quando você for ao mercado de trabalho, e antes de exigirem de você algum tipo de negativa (cartório, judicial, spc, serrasa, bons antecedentes) você PRIMEIRO exegir negativas de tributos estaduais, federais e muncipais, INSS do empregador e PRINCIPALMENTE DO RECRUTADOR o bicho muda.
pode,s crer é muita palhaçada para pouco salário, SEM ESSA DE benefícios assessorios como PLANO DE SAÚDE, VALE TRANSPORTE E REFEIÇÃO
2006-10-20 14:31:55
·
answer #2
·
answered by alceu 7
·
0⤊
0⤋
Quando você for um empreendedor você saberá.
2006-10-20 23:47:48
·
answer #3
·
answered by C E 3
·
0⤊
0⤋
Posso te garantir uma coisa: mesmo as pessoas com os melhores currículos, acabam tendo dificuldade no trabalho diário. O selecionador tenta minimizar os problemas que ele poderá ter depois de ter contratado o funcionário (até porque ele paga impostos sobre o contratado). Sendo assim, toda essa burocracia para contratar alguém, o que não garante em nada o desempenho dele como profissional. Eu não sou chefe, sou empregada, mas já vi mta gente chegar aqui no trabalho, falar que faz isso, aquilo e não saber na prática m.e.r.d.a nenhuma, sabe? Isso é um perigo. Acho que as empresas estão assim porque a palavra da pessoa não vale nada, nem um diploma vale mta coisa ultimamente. Porque tem mta faculdade por aí que finge que ensina e o aluno finge que aprende. É triste, mas é a real. Se vc está tentando um emprego: boa sorte!
2006-10-20 15:05:13
·
answer #4
·
answered by invisivel_aos_olhos 4
·
0⤊
0⤋
E' que a demanda esta' maior que a oferta , espere os juros baixarem mais e ficar possivel fazer investimento.
2006-10-20 14:39:05
·
answer #5
·
answered by azul 3
·
0⤊
0⤋
Bem vindo à falta de empregos. Como há pouca oferta os ofetantes podem se dar a esse luxo.
Vamos tentar mudar essa situação no 2° turno colocando alguém que diminua a carga tributária das empresas permitindo aumento no número de empregos
2006-10-20 14:36:47
·
answer #6
·
answered by fox18cm 6
·
0⤊
0⤋