A religião católica é tão interessante quanto qualquer outra. Tem grandes virtudes, ensinamentos morais..
Acho que ela peca quando colocar dogmas e costumes passarem por cima da religiosidade.
Como a maioria dos brasileiros, nasci católico e fui batizado, frequentei catequese mas abandonei antes de tomar a comunhão.
2006-10-20 07:21:06
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A igreja católica está muito bem fundamentada na palavra de Deus. Mas não nego q tem alguns erros, mas nada q nos impeça da salvação.
Quero ver é uma outra igreja qq ser perfeita. Todas erraram e tem erros, até pq, são conduzidas por homens. Se alguém achar q a sua não tem erros, q jogue a primeira pedra e verá q seu telhado tb é de vidro...
2006-10-20 15:55:54
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Todos nós falamos do catolicismo, como algo que faz parte do nosso quotidiano, uns para aprovar, outros para criticar. Falamo sobretudo a partir de uma realidade muito nossa, muito brasileira, onde , tanto a amor pela Igreja como o contrario, decorre essencialmente da nossa postura diante dela. O catolicismo é catolico, é universal, é aculturado, é sim sincretizado. É o resultado de 2 mil anos de vida, de historia, onde ele tanto influenciou qto foi influenciada pelo mundo e pela sociedade na qual se insere.Essa simbiose tão propria do catolicismo, decorre de sua natureza aberta, de não se fundamentar apenas na escritura( mas sobretudo nela). Mas tb na tradição e no magistério. E é este magistério q tanto incomoda os que não comungm conosco. talvez por não terem a base doutrinaria oriunda de um Agostinho ou de um Tomaz de Aquino, para so falar dos grandes. Sim, porque cumprir o mandado do Senhor de "ide e anunciai o Evangelho", não significa, ir e abrir o evangelho, ler versiculos e depos ir embora.
não, é ir , ler e interpretar. Portanto se todos interpretam, qual o problema com o magistério, de certo os protestantes tambem o têm. A diferença é q o nosso se baseia numa patristica impecável, em escritos e ensinamentos q remontam à era apostólica, vigorosa e testemunhal, e produzida a partir da perseguição e do martirio daqueles tempos iniciais. A dos protestantes se baseia em escritos e ensinamentos que remontam no maximo ao seculo 16.
A simbiose cultural catolico romana tambem tem seu lado mau.
A intimidade promisicua com o poder gerou monstruosidades nada cristãs. Mas Deus sempre a sustentou, afinal proclamamos e cremos na verdade expressa em Mateus 16, que nos é mais clara que a manha de sol. Para cada mau exemplo Deus suscitou 10 bons exemplos, e a Sua misericordia fez a Igreja trafegar pelos séculos, santa e pecadora, portanto merecedora da graça de Deus.
Já faz muito, entretanto, que a Igreja Católica tenha provado não ser ela uma invenção de seu tempo: é a obra de seu Criador, e continua sendo capaz de viver o mesmo em sua velhice como em sua primeira juventude.
E seus inimigos, no mais profundo de suas almas, perderam já a esperança de vê-la morrer algum dia.
2006-10-20 14:45:34
·
answer #3
·
answered by Frei Bento 7
·
1⤊
0⤋
gosto muito da igreja católica, e é a opinião de quem sempre viveu praticando seus ensinamentos, desde criança estou nela e não desejo desviar meu caminho.
2006-10-20 14:41:47
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
depois de cristo, entramos no período denominado patrícios, onde os padres dominaram literatura da época, depois veio a idade média, talvez seja este período o mais terrível, onde muitos demônios tentaram destruir a igreja, mais os bons venceram, muitos padres foram queimados nas fogueiras, mais no final os bons venceram, teve alguns que preferiram abandona-la em vez de lutar contra o mau, que a atacava naquela época.
Podemos afirma se existe o cristianismo foi porque a igreja católica se manteve na fé, e hoje somos milhões, e te digo é a primeira e a verdadeira igreja de Cristo.
Não olhei os nossos pecados mais a fé que anima a nossa Igreja
2006-10-20 14:24:47
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
sou católico desde de sempre, acho que há problemas, mas não invalidam a religião crista.
2006-10-20 14:24:37
·
answer #6
·
answered by CLAUDIO TELES 5
·
1⤊
0⤋
Bento já falou tudo
2006-10-20 22:25:55
·
answer #7
·
answered by verita 4
·
0⤊
0⤋
A coisa errada que acho nela é, de os padres e bispos da igreja mentirem para seus seguidores sobre as imagens que eles adoram, pois a bíblia condena os adoradores de imagens feitas por mãos do homem de barro, ferro, ouro, etc... A Bíblia díz que devemos adorar somente a Deus e que tais pessoas não entrarão no Reino de Deus e que serão lançadas no lago de fogo e enxofre para a vida eterna.
2006-10-20 14:29:03
·
answer #8
·
answered by marcos z 1
·
1⤊
1⤋
Sou católico por convicção. Estudei muito a Bíblia 18 anos (não sou padre ou religioso) e sua doutrina é muito bem fundamentada na Bíblia. Ela pode ter seus erros. Muitos delas eu mesmo combato como leigo engajado. Mas as outras confissões cristãs também os tem (conheço várias, como a Luterana, a Presbiteriana, a Batista, a Adventista, a Sara Nossa Terra, a Testemunha de Jeová, a espirita, etc). Continuo como católico por um simples motivo. Vejo na igreja o E.S. atuando nela como Jesus prometeu! Onde? Nos erros que ela comete! Pois por mais que os homens que fazem parte da igreja católica já erraram e continuam errando, eles não conseguem destruí-la. Por isso, como Santo Agostinho, prefiro errar com a Igreja do que acertar sozinho. Se errar com a Igreja o erro será dos pastores e Deus vai perdoar - inclusive porque valorizará a humildade de colocar o serviço acima de minha opinião pessoal, tal qual ele mesmo ensinou.
2006-10-20 14:24:19
·
answer #9
·
answered by Lilinho 3
·
1⤊
1⤋
Conheço a Igreja Católica a fundo, pois já fui membro dela e já pesquisei mto sobre ela. Comparando seus textos doutrinários (catequeses) com a Bíblia, chega-se a conclusão de que a Igreja Católica não pode ser considerada cristã, pois está afundada em paganismos. É um falso cristianismo misturado a conceitos pagãos.
2006-10-20 14:18:45
·
answer #10
·
answered by Jean J7T 3
·
2⤊
2⤋