Há registros de práticas mágicas em diversas épocas e civilizações. Supõe-se que o caçador primitivo, entre outras motivações, desenhava sua presa na parede da caverna antevendo o sucesso da caça. Adquiriu o ritual de enterrar os mortos. Nomeou as forças da natureza que (provisoriamente) desconhecia, dando origem à primeira tentativa de compreensão da realidade, o que chamamos de mito.
Segundo o Novo Testamento bíblico, por exemplo, são três Magos os primeiros a dar as boas vindas ao Messias recém-nascido. No Velho Testamento, há a disputa mágica entre Moisés e os Magos Egípcios. Nos Vedas, no Bhagavata-Gita, no Alcorão, nos diversos textos sagrados existem relatos similares.
Praticamente todas as religiões preservaram suas atividades mágicas ritualísticas, que se confundem com a própria prática religiosa - a celebração da Comunhão pelos católicos, a incorporação de entidades pelos médiuns espíritas, a prece diária do muçulmano voltado para Meca ou ainda o sigilo (símbolo) do Orixá riscado no chão pelo umbandista.
Os antigos acreditavam no poder dos homens e que através de magia eles poderiam comandar os deuses. Assim, os deuses são, na verdade, os poderes ocultos e latentes na natureza.
Durante o período da Inquisição, os magos foram perseguidos, julgados e queimados vivos pela Igreja Católica, pois esta acreditava que a magia estava relacionada com o diabo e suas manifestações.
A magia, segundo seus adeptos, é muitas vezes descrita como uma ciência que estuda todos os aspectos latentes do ser humano e das manifestações da natureza. Trata-se assim de uma forma de encarar a vida sob um aspecto mais elevado e espiritual. Os magos, através de diversas atividades místicas e de autoconhecimento, buscam a sabedoria sagrada e a elevação de potencialidades do ser-humano.
A magia seria também a ciência de simpatia e similaridade mútua, como a ciência da comunicação direta com as potências supernaturais, um conhecimento prático dos mistérios ocultos na natureza, intimamente relacionada as disciplinas ditas ocultas, como o hermetismo do antigo Egito, como a Alquimia, a Gnose, a Astrologia. Para Aleister Crowley, "a arte e a ciência de causar Mudanças com o Desejo".
No final do século XIX ela teve um renascimento, principalmente após a publicação do livro "A Doutrina Secreta" de Helena Petrovna Blavatsky e pela atuação da Ordem Hermética do Amanhecer Dourado ("Hermetic Order of the Golden Dawn"), na Inglaterra, que reviveu a magia ritualística e cerimonial.
A prática da magia requer o aprendizado (pelo iniciado, pelo xamã, pelo sacerdote, etc) de diversas técnicas de autocontrole mental, como a meditação e a visualização. Franz Bardon, proeminente mago do séc XX, afirmava que tais exercícios tem como objetivo equilibrar os quatro elementos presentes na psique do mago, condição indispensável para que o praticante pudesse se envolver com energias mais sutis, como a evocação e a invocação de entidades, espíritos e elementais (seres da Natureza), dentro de seu círculo mágico de proteção. Outras práticas mágicas incluem rituais como o de iniciação, o de consagração das armas mágicas, a projeção astral, rituais festivos pagãos de celebração, manipulação de símbolos e outros com objetivos particulares .
A magia contemporânea encontra raízes no trabalho de iniciados como Eliphas Levi e Papus. A Teosofia, ou a moderna Teosofia, tem como um de seus fundadores Helena Petrovna Blavatsky, que foi buscar no oriente a fonte de seu importante sistema filosófico. Este sistema não se apresenta exatamente como os sistemas utilizados pelos estudiosos de magia, mas, antes, pretende transmitir o conhecimento esotérico universal que estaria contido em toda e qualquer tradição filosófica ou religiosa. Blavatsky considera, por exemplo, que todos os homens são magos no sentido último da palavra, pois todos podem utilizar o divino poder criador, seja através do pensamento, palavra ou ação.
* Magia (não confundir com mágica ou truque), antigamente chamada de "Grande ciência satanica", é uma ciência oculta que estuda os segredos da natureza e a sua relação com o homem, criando assim um conjunto de teorias e práticas que visam ao desenvolvimento integral das faculdades internas espirituais e ocultas do Homem, até que este tenha o dominio total sobre si mesmo e sobre a natureza. A magia tem características ritualísticas e cerimoniais que visam a entrar em contato com os aspectos ocultos do Universo e da divindade. A etimologia da palavra Magia, provém da Lingua Persa, magus ou magi, significando tanto imagem quanto "um homem sábio". Também pode significar algo que exerce fascínio, como por exemplo quando se fala da "magia do cinema".
Abração!
2006-10-21 15:41:37
·
answer #1
·
answered by ☆Kakauzinha☆ 5
·
0⤊
0⤋
Quando o primeiro espertalhão encontrou o primeiro trouxa...
AHuhAuHAuHAuAHuahuah
2006-10-20 14:02:37
·
answer #2
·
answered by Jeanioz 5
·
1⤊
0⤋
Isso não existe.
2006-10-23 21:44:28
·
answer #3
·
answered by GIRA_TRICOLOUCO 7
·
0⤊
0⤋
CONCORDO 100%!! A Magia é o Universo, e o Universo é Deus! Tirou as palavras da minha boca.
Mas os cultos e rituais surgiram ainda na Pré-História, com a percepção de que todo o necessário para a sobrevivência das pessoas vinha da Natureza: alimentos, água... foi aí que esses povos personificaram a água, o fogo, os ventos, o Sol, a Lua, e muitos outros conceitos da Natureza.
Depois, perceberam também que unicamente as mulheres tinha o dom de gerar uma nova vida. Nesta época ainda não existiam os casamentos, portanto, eram comuns as relações sexuais. E como leva um tempo entre o ato, o crescimento da barriga e a concepção, demoraram para relacionar o sexo com a geração, o que excluiu totalmente os homens desse processo!!
Aí começou o culto à fertilidade, ao sagrado feminino, etc etc, o que também contribuiu para o desenvolvimento dos rituais à Natureza. Foi com esses ritos de celebração a ela que as pessoas permaneceram integradas aos ciclos naturais, o que lhes imantou a energia necessária para realizar as modificações na realidade, o que chamamos Magia. =)
Hoje, por exemplo, quando tudo gira em torno do dinheiro, a raça humana está extremamente distante dessa interação mágica com o poder da Natureza... e a maioria nem acrideta nesse poder... =(
Se quiser continuar o assunto!! nadeshiko.yue@hotmail.com
2006-10-20 19:22:42
·
answer #4
·
answered by nadeshiko_yue 3
·
0⤊
0⤋
Em meio ao nada, onde só havia a escuridão, surge uma pequena fagulha que dá origem ao primeiro Sol...
Desde Sol, explosões deram origem á outros Sóis, e estas explosões se propagaram, eforam originando galáxias,estrelas, e em meio a tudo isso, surgiram os planetas e a vida nos planetas. Quer saber onde surgiu a Magia?
Foi ela quem deu Origem a tudo isso...
A Magia é o Universo, e o Universo é Deus...
2006-10-20 17:54:13
·
answer #5
·
answered by Anderson Enrique 2
·
0⤊
0⤋
Depende de que magia você fala? magia ou ilusionismo
magia sagrada ou magia sexual? magia com velas ou rituais
de enfeitiçamentos e encantamentos? pode perguntar que nos reponde mos
2006-10-20 14:47:51
·
answer #6
·
answered by IANDHIR 6
·
0⤊
0⤋
como eu não sei mas os três reis magos como dizem os catolicos eram feiticeiros, e na biblia não diz quantos e nem que eram reis ...... Mateus capitulo 2
2006-10-20 14:38:50
·
answer #7
·
answered by Mirian 2
·
0⤊
0⤋
Não surgiu !! existe ilusionismo e não magia
2006-10-20 14:06:33
·
answer #8
·
answered by Fubeca 4
·
0⤊
0⤋
Na mesma hora que o homem inventou deus a sua imagem e semalhança. Ali começou toda a confusão no mundo, todos os conflitos, todas as discriminações, tudo de ruim que estamos vivendo até hoje...
Isso tudo só acaba quando desinventarmos deus!
2006-10-20 14:05:07
·
answer #9
·
answered by bertolivier2004 6
·
0⤊
0⤋
Magia do que
2006-10-20 14:04:32
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋