English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

16 respostas

Livros Apócrifos ou pseudo-epígrafos é uma coleção de 14 ou 15 livros ou parte de livros que foram em algum tempo colocados entre o Antigo e Novo Testamento.
Chamam-se Pseudo-epígrafos, porque se apresenta como escritos pelos santos do Antigo Testamento.
1. A palavra Apócrifo , vem do grego "apokrypha",que significa escondido, secreto ou espúrio, o sentido mais simples é "não inspirado por Deus".
A sua não aceitação como canônico deve-se as seguintes razões:
1º São livros cheio de contadições , assim, não podem fazer parte de um livro (A Bíblia Sagrada) que se destaca pela sua harmonia.
2º Os livros apócrifos ensinam doutrinas contrárias aos ensinos de Moisés, Jesus e os apóstolos. como por exemplo as orações pelos mortos, as falsas curas , haver virtude em queimar o coração de um peixe para espantar os maus espíritos, dar esmolas para libertar da morte e do pecado, e a salvação pelas obras, ensinamentos que são contrários a Bíblia.
3º Nem Jesus ou os apóstolos se valeram de citações desses livros em seus ensinamentos. Com exceção de Judas 14 que citou um trecho do livro de Enoque, o que não quer dizer que
ele o considerou como livro inspirado por Deus, nos podemos observar que Paulo mencionou algumas citações dos filósofos da sua época, sem no entanto, considerar o mesmo como inspirados por Deus.
4º Ensina a arte da feitiçaria. Segundo o livro de Tobias 6:5-8 o coração de um peixe tem o poder mágico de expulsar toda espécie de demônios. Isso é feitiçaria pura ! ensino que é severamente condenado pela Bíblia.
Nos ensinos da Bíblia, os demônios só serão expulsos em nome de Jesus, pois foi o próprio Jesus quem disse: "em meu nome expulsarão demônios" (Marcos 16.16).
5º Ensina a crença do purgatório:. No livro de Sabedoria 3.1-4 diz:"Mas, as almas dos justos estão na mão de Deus; e o tormento da morte não as tocará. Aos olhos dos ignorantes pareciam eles morrer e sua partida foi considerada desgraça. E, sua separação de nós, por uma extrema perda. Mas, eles estão em paz. E, embora aos olhos dos homens sofram tormentos, sua esperança está plenamente na imortalidade." esta é a crença do purgatório, mas os ensinos da Bíblia não diz haver um lugar de punição (purgatório) para recuperar as almas penadas, e sim, quem aceitou Jesus como suficiente salvador e se preparou enquanto estava vivo, este partirá para a eternidade com Deus, caso contrário irá para o inferno mesmo.
Ainda há outras referências nos livros apócrifos que contradizem os verdadeiros ensinos cristãos e que mostram que a sua origem não é divina. Mas, as razões que mencionei já são suficiente para provar que esses livros não devem fazer parte do cânon da nossa Bíblia.




Edy Lira

2006-10-20 03:34:38 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

porque eles pegaram aquilo que interessa e os apócrifos não interessam

2006-10-20 10:55:44 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

A " igleja" ai é a q usa a blóbia do Markoto?
So se isto for.....
Mas na verdade não usa, nem a Igreja Catolica nem nenhuma outra, pq eles são exatamente isto, apócrifos destituidos de canonicidade, esvaziados de conteúdo sagrado.

2006-10-20 10:46:41 · answer #3 · answered by Frei Bento 7 · 0 0

faz uso sim, principalmente qto a dados históricos e as vidas pessoais dos apóstolos e demais seguidores de cristo. o que não se deve levar em consideração são os absurdos contidos em alguns deles. por isso o Espírito Santo os excluiu da lista de livros santos.

2006-10-20 09:22:44 · answer #4 · answered by Salci Fufu 2 · 0 0

A Igreja Católica tem um canôn bem defenido, memo assim para compreeção de muitas coisas servem como auxilio, e devem ser lido por todos

2006-10-20 09:12:42 · answer #5 · answered by Theos 6 · 0 0

Li um deles e fiquei de cabelo em pé

2006-10-20 09:08:55 · answer #6 · answered by Haroldo J G 2 · 0 0

Simplemente porque os evangelhos apócrifos põem por terra tudo aquilo que foi manipulado pela religiões da vertente cristâ ao instituírem o evangelho oficial. Assim, as explicações dadas por elas, as religiões e principalmente a católica, ficariam mais difíceis e o controle das mentalidades comprometido!

2006-10-20 09:04:06 · answer #7 · answered by masaju 6 · 0 0

por que não foram considerados inspirados pelo Espirito Santo. apesar de ser fatos verdadeiros, outros em contradição

2006-10-20 08:58:29 · answer #8 · answered by RICARDO B 3 · 0 0

Deus em toda a sua plenitude, fez descer aos homesn seus ensinamentos através da bíblia. Tudo que está na bíblia foi escrito por homens, escolhidos por Deus, que assim o fizeram sob a inspiração do Espírito Santo. Entretanto, ao longo da história muitas pessoas tentaram estabelecer como verdades trazidas dos céus os seus escritos que falavam de Deus. Mas Deus em toda a sua grandeza levantou homens que realizaram um trabalho minuncioso a respeito da palavra de Deus, descartando os livros que traziam heresias e não demonstravam uma uniformidade com os outros livros já plenamente consagrados, demonstram extrema incoerência com a própria natureza de Deus. É por esse motivo que estes livros foram excluídos do santo livro. Pode ter certeza que esses livros que estão catalogados na bíblia são os livros que, teologicamente falando, trazem a verdade de Deus em toda a sua plenitude.

2006-10-20 08:56:57 · answer #9 · answered by Sábio 1 · 0 0

Já responderam: foram considerados falsos. Entretanto, tem muito de cinismo aí, porque muitos podem ficar furiosos comigo, mas a oração do Pai Nosso não foi escrita no tempo de Jesus, foi escrita pelos romanos na época em que organizavam quais os livros seriam aceitos e quais não seriam.

2006-10-20 08:56:28 · answer #10 · answered by Cris 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers