COMPLETAMENTE ERRADO.
A melhoria na distribuição de renda de um pais, tem que necessáriamente passar pelo controle dos preços. Não se distribui renda de forma digna e eficaz em um ambiente inflacionário.
Por exemplo: Antes do Plano Real (FHC) quando a inflação chegou a 80% ao mês. Quando um assalariado, que obviamente não tinha conta em banco, recebia se salário, tinha que gastá-lo todo imediatamente pois se ele esperasse até o final do mês, seu dinheiro valeria 80% menos. Esse mesmo assalariado, portanto não poderia programar suas compras a longo prazo pois não poderia juntar dinheiro (caso contrário desvalorizaria, pois os preços aumentavam freneticamente).
Já uma pessoa que tivesse condições de ter conta em um banco, poderia se proteger da inflação pois seus investimentos eram corrigidos monetariamente, acima da inflação e ainda ganhavam juros.
Infelizmente as pessoas não percebem esse fenômeno, mas como economista posso lhe garantir que o fim da inflação (ou ao menos seu controle), foi a melhor e maior medida de redistribuição de renda no Brasil nos últimos anos. Foi pela primeira vez em décadas, uma "transferência" de renda dos mais ricos para os mais pobres. Pois estes puderam controlar suas compras de longo prazo, tendo a certeza que os preços praticados no início do mês seriam os mesmos praticados no final, e mesmo sem ter conta em bancos, poderia juntar dinheiro e controlar melhor seus gastos.
Mas em economia nada e solução plena. Portanto junto com o controle da infação são necessárias outras medidas para intensificar e melhorar de forma contínua e sistematizada esta distribuição. Mas sejam quais forem, sem o controle da inflação essas medidas não teem efeito, economicamente falando.
Barbosa
2006-10-20 23:55:27
·
answer #2
·
answered by BARBOSA® 7
·
0⤊
0⤋