nfecção dos folículos pilosos causadas por bactérias do tipo estafilococos. A invasão bacteriana pode ocorrer espontaneamente ou favorecida pelo excesso de umidade ou suor, raspagem dos pêlos ou depilação. Atinge crianças e adultos podendo surgir em qualquer localização onde existam pêlos, sendo frequente na área da barba (homens) e na virilha (mulheres).
* Foliculite decalvante: neste caso o processo infeccioso leva à atrofia do pêlo, deixando áreas de alopécia que se expandem com a progressão periférica da doença.
TIPOS
* Foliculite da barba (sicose da barba): localizada na área da barba, atinge homens adultos, tem característica crônica e, pela proximidade das lesões, pode formar placas avermelhadas, inflamatórias, com inúmeras pústulas e crostas.
* Foliculite queloideana da nuca: comum em homens de pele negra, formando lesões agrupadas que ao cicatrizar deixam cicatrizes endurecidas e queloideanas na região da nuca.
* Periporite supurativa: atinge as crianças pequenas e geralmente segue-se à miliária, com pústulas superficiais ou nódulos inflamatórios que acabam por drenar secreção purulenta.
TRATAMENTOS
O tratamento é feito com antibióticos de uso local ou sistêmico específicos para a bactéria causadora e cuidados antissépticos. Algumas lesões podem necessitar de drenagem cirúrgica. O dermatologista é o médico mais indicado para o correto diagnóstico e tratamento das foliculites.
2006-10-19 12:34:12
·
answer #1
·
answered by Luiz L 2
·
0⤊
0⤋
Num paÃs tropical como o nosso, já é natural que as mulheres estejam sempre em dia com a depilação. Um dos incômodos resultantes da depilação é a foliculite, conhecida popularmente como pêlos encravados.
Foliculite é uma inflamação do folÃculo pilo-sebáceo (orifÃcio de onde originam o pêlo e o sebo que protege naturalmente a pele). Essa inflamação pode ocorrer devido a vários fatores, por exemplo: queratose – um excesso de queratina (proteÃna que compõe a pele) e não deixa que o pêlo e o sebo ‘subam’ naturalmente à superfÃcie da pele.
Além da depilação com cera ou lâmina, a foliculite pode ter sua origem pelo atrito das roupas com a pele ou até por uma incidência de bactérias e fungos sobre a pele.
Existe uma maior tendência nos asiáticos e negros, nos quais a formação de queratina é um pouco maior que nos caucasianos. Porém, todos os tipos de pele podem ter.
O afinamento da pele através de peelings ou esfoliações constantes, reduz o problema. Os esfoliantes cosméticos podem ser utilizados diariamente no inÃcio do tratamento. Quando a pele já não apresentar mais a foliculite, os esfoliantes devem ser aplicados semanalmente. Após a esfoliação é muito importante que se use um bom hidratante na região esfoliada.
Os tratamentos baseados em peelings superficiais, como o de ácido glicólico, ácido salicÃlico ou ácido mandélico são realizados em cabine de estética sob execução de profissional capacitado, não devem ser realizados domesticamente.
Para quem quer fazer uma esfoliação caseira, a receita de mel com açúcar ou de fubá com água são indicadas. Esta última pode ser feita adicionando-se água a uma pequena quantidade de fubá até que se obtenha uma pasta. Deve-se aplicar uma fina camada da pasta sobre a região a ser tratada, aguardar alguns minutos até que a água evapore e com movimentos de massagem circular, remover a pasta, proporcionando uma pequena esfoliação local. Inicialmente essa esfoliação caseira deve ser feita em dias alternados. Após a melhora da pele é necessária apenas uma vez por semana.
Depois da esfoliação, a pessoa não deve se expor ao sol, nem antes, pois a região da foliculite pode manchar mais facilmente, justamente pela quantidade de sangue que há no local, pois acelera o funcionamento dos melanócitos (células que produzem a melanina, que é o pigmento que dá cor à pele e também que causa as manchas). A pele tratada somente poderá sofrer exposição solar quando estiver totalmente sem inflamação.
bjus
2006-10-22 20:25:03
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Inflamação dos folículos, que são algo semelhantes a poros, inclusive parte deles na pele e no couro cabeludo também. Pode ser uma inflamação por agente externo ou por agente interno. Relativamente fácil de tratar geralmente com aplicação local de pomadas ou mesmo com banhos especiais para os agentes externos da iflamação como podem ser azul de metileno entre outros como permanganato de potássio. E Estas são as denominadas aplicações tópicas locais.
Remédios para ingestão oral em geral para doenças congênitas que tem como sintomatologia a inflamação dos folículos como efeito.
2006-10-19 20:15:26
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A foliculite é uma inflamação dos folículos pilosos causada por uma infecção por Staphylococcus. Nos folículos pilosos, ocorre o acúmulo de uma pequena quantidade de pus, o que faz com que eles se tornem irritados e hiperemiados (avermelhados). A infecção danifica os pêlos, os quais podem ser facilmente arrancados. A foliculite tende a se tornar crônica nos locais em que eles se encontram profundamente enraizados na pele (p.ex., na área da barba). Os pelos rígidos podem encurvar e penetrar na pele, produzindo irritação mesmo sem uma infecção importante.
A melhor maneira de se prevenir essas infecções ou a sua disseminação a outros é a manutenção da pele limpa, preferencialmente com sabão líquido contendo um agente antibacteriano. O calor úmido favorece o acúmulo do pus e pode fazer com que o furúnculo drene espontaneamente. Quando um furúnculo ocorre próximo do nariz, o médico comumente prescreve antibióticos orais, pois a infecção pode disseminar-se rapidamente ao cérebro. Quando surgem furúnculos ou carbúnculos, o médico geralmente coleta uma amostra do pus para o exame laboratorial e prescreve um antibiótico oral. Os indivíduos com furúnculos recorrentes podem ter que tomar antibióticos durante meses ou mesmo anos.
2006-10-19 19:52:09
·
answer #4
·
answered by nic 4
·
0⤊
0⤋
Entendo por alguma alteração nos folículos, tanto capilares ou não.
2006-10-19 19:33:40
·
answer #5
·
answered by Lucy Lee 6
·
0⤊
0⤋
Infecção dos folículos pilosos causadas por bactérias do tipo estafilococos. A invasão bacteriana pode ocorrer espontaneamente ou favorecida pelo excesso de umidade ou suor, raspagem dos pêlos ou depilação. Atinge crianças e adultos podendo surgir em qualquer localização onde existam pêlos, sendo frequente na área da barba (homens) e na virilha (mulheres).
Espero ter ajudado...
2006-10-19 19:33:13
·
answer #6
·
answered by inirts 3
·
0⤊
0⤋
Penso que é inflamação de um foliculo, que pode ser piloso de pelo ou sebáceo de uma glandula sebácea
2006-10-19 19:32:33
·
answer #7
·
answered by ienit 1
·
0⤊
0⤋